Skip to content
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

Opala.com - Qualidade não tem idade

Bienvenido a Chile! PDF Imprimir E-mail

Particularmente, é um sonho meu de muitos anos que vi sendo realizado pelo nosso grande amigo Opaleiro Jairo Tschoke Santana. Fiquei muito emocionado com o relato do Jairo, pois a anos venho tentando fazer a mesma viagem com o Opala, mas por mil problemas, ainda não consegui.

Quando vi as fotos, mandei um email para ele dizendo o quanto eu estava emocionado e empolgado, pois vi que realmente era possível fazer essa viagem com o Opala.

Bom, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa. Veja a incrível história escrita pelo próprio Jairo:


Caravan Comodoro 1992 no Chile

Com muita alegria gostaria de compartilhar com todos os Opaleiros a experiência que minha família e eu vivenciamos no último mês de janeiro. A bordo de nossa Caravan Comodoro 1992 fizemos uma viagem ao verdadeiro fim do mundo, a cidade de Ushuaia na Patagônia Argentina.

Começamos a preparação para a viagem, primeiramente na manutenção do carro. Foi feita revisão completa da suspensão, regulagem de motor, troca de óleo, inclusive da transmissão, e substituição dos pneus, etc. Essa revisão ocorreu ao longo do ano de 2008. Sabíamos que o trecho seria longo e não podíamos correr o risco de falhas, mesmo conhecendo bem o carro que está conosco desde 1992.

Três meses antes da partida, começamos a fazer o roteiro da viagem e pesquisar, principalmente através da internet, os locais que visitaríamos seus atrativos turísticos e as distâncias. A viagem para nós começou aí, pois o planejamento já era emocionante e não víamos a hora da partida.

Enfim, depois de tudo preparado, carregamos a Caravan e em 27 de Dezembro as 04h horas da manhã deixamos Curitiba rumo a Uruguaiana no Rio Grande do Sul, onde chegamos por volta das 19h00 , após 1.230 km rodados e temperatura de até 40,5 graus na estrada.

No dia seguinte, logo cedo, cruzamos a aduana, entramos na Argentina e seguimos até Buenos Aires. Foram mais 711 km. Passamos dois dias na capital federal e partimos para Bahia Blanca percorrendo mais 677 km.

À medida que nos dirigíamos para o sul, a paisagem se modificava. Tudo era perfeitamente plano, somente com pequenos arbustos até onde a vista alcançava. A estrada se transformara em uma imensa reta, com asfalto de excelente qualidade e longas distâncias sem sequer encontrar uma casa ou posto de gasolina.

Durante todo percurso acompanhei o consumo de combustível com precisão e tinha grande expectativa de bater o recorde em economia com a gasolina sem álcool. Na Argentina existem várias redes de distribuição de combustível, inclusive a Petrobrás, e 3 tipos diferentes de gasolina: o tipo comum com 87 octanas, o tipo super XXI com 95 octanas e a gasolina fangio com 98 octanas.

Utilizei sempre a gasolina super XXI, porém a média caiu para 8,5 km/l, contra os 9,5 km/l que vinha conseguindo no Brasil. Acredito que isso foi devido à regulagem do carburador e ao forte vento patagônico que insistia sempre em estar no sentido contrário.

Partimos no dia 01 de janeiro para Puerto Madryn, percorremos mais 633 km. Optamos por sempre viajar durante o dia. Fomos ajudados pela natureza, pois nessa época o dia já está claro as 05h00 e anoitece somente às 21h00.

Nessa área se situa a chamada Península Valdez, onde se podem avistar pingüins e lobos marinhos, dentre outros animais. É um lugar muito bonito, mas se deve reservar o dia todo para percorrer os mais de 200 km de estrada de rípio, uma espécie de saibro com pedras soltas e que levanta uma poeira bem fina. O carro ficou completamente sujo e era possível escrever com os dedos na parte interna do teto.

De volta ao hotel, minha esposa e eu, equipados com panos e baldes, fizemos uma geral no interior do carro e no dia seguinte fomos a um lava rápido self-service, onde você paga e você mesmo lava o carro, boa idéia não é?

Percorremos mais 1.200 km e chegamos a Rio Gallegos, a última cidade do continente. Estávamos com grande expectativa sobre o dia seguinte, pois sabíamos que seria um dia cheio de novidades no último trecho antes do nosso destino final.

Embora o Ushuaia ficasse a apenas 570 km, teríamos que cruzar quatro aduanas (Argentina / Chile - Chile/Argentina), cruzar o estreito de Magalhães via balsa, onde se tem de um lado o oceano Atlântico e do outro o Pacífico, e percorrer mais de 120 km de rípio.

Nossa Caravan percorreu esse trecho bem devagar, e mesmo com muito cuidado, ainda assim um caminhão espirrou uma pedra e acertou o farol direito. Por sorte, não quebrou. Apenas trincou e fez um pequeno furo no vidro.

Enfim, de volta ao asfalto e faltando apenas 50 km para a chegada, uma pequena garoa e temperatura de 4 graus nos causavam grande expectativa. É impossível descrever o sentimento de dirigir nosso próprio carro em um lugar tão distante e com uma estrada que serpenteia as montanhas cobertas de neve, lagos e vegetação maravilhosamente verde. Estávamos nos sentindo prestes a cruzar a reta final, como numa corrida de automóvel.

Após 6000 km, no dia 5 de janeiro chegamos a nosso destino. Olhava para o carro e ele parecia responder: “É, chegamos companheiro!”.

No dia seguinte fui a um auto center para trocar o óleo do motor e dar uma espiada por baixo do carro, afinal havia rodado mais de 300 km em estrada de rípio.

Foi trocado somente o óleo e filtro e completei o tanque de expansão com três copos de água, o restante estava tudo Ok. O mecânico que executou o serviço, que, aliás, foi feito com muita qualidade e atenção, chamou seus companheiros e mostrava o carro por baixo e não se cansava de dizer “veja, isto sim é que eu chamo de impecável”. E eu, ah, eu não podia esconder minha satisfação em ouvir isso. É incrível como a Caravan chamava a atenção, principalmente nas cidades pequenas onde passávamos.

Após 3 dias, iniciamos o caminho de volta. Optamos por um roteiro que não nos desse a sensação de simplesmente voltar, mas que estivéssemos continuando a viagem.  Fomos a Puerto Nathales, uma pequena cidade no Chile onde pernoitamos. Aí a Caravan também foi atenção total pelas ruas. Muitas pessoas olhavam e apontavam para nós. Minhas filhas diziam a todo instante “o pai tá se achando”. E não era para menos, não é?

Vimos vários Opala rodando no Chile, inclusive um modelo SL, 1992 verde e 2 Caravan. Quatro pessoas pediram para tirar fotos do nosso carro e ficavam admiradas com o estado de conservação.

Tomamos a Ruta 40 onde passamos por Bariloche, até Mendoza.  Subimos em direção à Cordilheira dos Andes, passando pelo parque Aconcagua.

Na cordilheira existe um lugar chamado Las Cuevas, onde se sobe cerca de 1.000 m em apenas 8 km, por uma estrada de terra, com alguns trechos muito estreitos, por onde passa somente um veículo de cada vez. A altitude é de cerca de 4.000m, e, novamente o carrão se comportou exemplarmente.

Para o retorno ao Brasil optamos novamente por Uruguaiana.
Chegamos a Curitiba em 22 de janeiro, após 14.217km de muita emoção.

Nada aconteceu de errado conosco e com o carro que agora se encontrava com 178.105 km. Nem sequer uma lâmpada queimou, mesmo depois de mais de 500 km de rípio. O Opala é mesmo muito robusto e enfrenta essas situações muito bem, por isso nos levou com segurança e muito conforto nessa aventura.

Agora já começamos a pensar na próxima viagem, e é claro a bordo de nossa Caravan Comodoro 1992.

Jairo Tschoke Santana

 

Galeria de fotos:

Agradecemos muito ao Jairo e a sua família por compartilhar conosco essa incrível história e aguardamos pela próxima!

Isso aí meus amigos, contamos com a sua colaboração para que nosso Opala.com fique cada dia mais completo. Se você tem uma boa história como essa do Jairo, não deixe de entrar em contato conosco.

Grande abraço,

Thiago Miranda

Comentarios (71)add comment

Charles Moreira:

Meus Parabéns
Caro Jairo,

Voce está de parabéns por sua incrível viagem, e por sua ótima Caravan 1992. Eu imagino como essa viagem foi sensacional.

Abraços.
 
15/03/2009
Votos: +36

Douglas Buratte:

Congratulações pela expedição!
Meus parabéns companheiro, pela coragem e espírito empreendedor para realizar esta viagem. Estou certo que todos nós opaleiros gostaríamos de possuir tempo e audácia para encarar uma viagem parecida.
Nós, como ninguém mais, sabemos que o Opala e Caravan são os melhores automóveis para uma expedição como esta: promovem extremo conforto com seu espaço e ergonomia; têm espaço suficiente para bagagem e seus motores promovem torque para uma tocada tranquila e segura.
Registro aqui minhas congratulações por esta viagem, que mais parece ter sido um sonho tornado realidade!
 
15/03/2009 | url
Votos: +12

thiago:

Parabéns
Parabéns Sr. Jairo me emocionei com sua viagem, pode-se dizer que viajei tambem lendo sua historia aguardamos a proxima, claro todos nós fãs da maquina a bordo.
Um abraço!
 
30/03/2009
Votos: +7

carlos:

uma aventura e tanto!!!!
nossa , vendo as fotos pensei seriamente em visitar mais partes da america do sul... realmente vcs passaram por lugares espetaculares...
algumas fotos como aquela que tem uma estrada reta enorme me dao ate arrepios... sao lugares que realmente nos passam algo.
nao sei se eu teria a coragem que vc teve de ir com sua caravam , n por medo de eu ficar na mao , mas sim por medo de ter que deixar o carro na mao em caso de alguma falha.
n suportaria largar meu carro em uma estrada , muito menos de um outro pais.
mas , se o carro fosse meu desde zero , com certeza faria a viagem tranquilamente.
parabens pela viagem e parabens pela caravela.
 
10/04/2009
Votos: +6

Alberto O. Martins:

Parabéns, AMIGO..
Gostaria também de parabenizar,por essa incrível jornada, que gosataria de comprtilhar , pois também tive o prazer de realizar. Só que a minha foi um pouco mais curta ,mais também foi algo muito marcante na minha vida e de minha família, saímos de Pindamonhangaba estado de São Paulo, sentido Ivaiporã visitar terra natal de minha esposa aproveitando fomos a Curitiba, Fóz do Iguaçú, Londrina e Paraguai, fomos com minha Ex Caravan 4cc ano 89 Alcool,q tbm nem um pneu se quer furou ,q hoje pertence a meu pai , q tbm está em boas mãos, pois hoje tbm tenho uma Caravan Comodoro 92, q me traz muitas alegrias , e breve farei uma aventira com ela tbm . um abraço e felicidades ao Sr e sua família ..
 
12/04/2009
Votos: +4

Renato Tessaro:

Jairo figura
Conheci o Jairo, essa figura gente boa, em Itapoá - Sc, quando estava em visita a casa de meu avô. O Jairo apareceu na oficina de meu avô para verificar um barulhinho que estava fazendo na Caravan, era as cruzetas começando a querer tirar uma folguinha! rs... Conversamos um bom tempo, ele me contou sobre essa aventura do Chile e eu ví essa Caravan, uma maravilha, um belo carro que por sorte está nas mãos certas.

Ps: Jairo levou um bocado de sorte, meu avô encontrou cinco cruzetas, zero km e spicer, guardadas em seu cofre... resolveu o problema mais rápido do que imaginava! rs...

Abraço ao Jairo e ao pessoal do Opala.com
 
15/04/2009 | url
Votos: +3

Jairo:

Obrigado !
Charles / Douglas / Thiago / Carlos / Alberto / Renato - A todos vcs muito obrigado pelos comentários. A viagem é "pesada" no sentido de distância e seu carro deve estar 100%. Mesmo assim sente-se certa adrenalina principalmente quando se pega um trecho muito longo, sem nada pelo caminho e aí se pensa, "meu carro tem que resistir".
Mas como disse o Miranda, isso prova que pode ser feito. O Opala é robusto e com uma boa manutenção ele vai e volta.
Digo ao Douglas que a viagem é realmente é um sonho e que nos provoca a querer mais e mais estradas.
Carlos, a viagem pela America do Sul é bastante tranquila e o atendimento que encontrei pelo caminho de nossos "ermanos" é muito bom.
Alberto, quando viajar não esqueça de contar para nós como foi. Qual a cor de sua Caravan ?

Renato , o trabalho que seu avô fez , ficou excelente. Dê meus parabéns a ele.

Saudações a todos
Jairo
 
16/04/2009
Votos: +6

Victor (sapo_joe-tm):

Maravilha!
Rapaz, li sua história, e antes mesmo estava pensando em fazer algo parecido. Numa revista 4 rodas recente teve um cara q fez o percurso do Dakar na América do Sul em um Rolls Royce, to pensando em fazer algo parecido com meu Comodoro 1991!
Bacana mesmo seria uma pequena caravana, de modo que pudéssemos prestar assistência caso fosse necessário!
Parabéns, tenho certeza que foi um sonho realizado!
 
20/04/2009
Votos: +3

Royger:

Meu Sonho!
Cra muito legal sua viagem,tenho um comodoro 89 herdado do meu avô e meu sonho é fazer uma longa viagem assim com ele.
Meus parabéns unir carro e família é uma combinação perfeita.
 
21/04/2009
Votos: +3

Junior:

Muito Obrigado...
Amigo JAiro, Muitissimo obrigado por compartilhar essa emocionante HIstoria com agente, é a 1ª vez que entro no OPALA.COM e logo de cara vi sua caravan e uma propraganda da historia , e fui conferir , e realmente sensacional essa historia , meus parabens, e obrigado por compartilhar ela conosco, agradeço por ser mais um que nos revela que o Opala como a Caravan são carros exelentes e bem tratados eles vão a qualquer lugar, uma Abraço de seu novo amigo ,Junior xD
 
25/04/2009
Votos: +3

Ailton Guimarães:

Adoro Caravan
Cara, enquanto eu li essa história fiquei arrepiado... como deve ter sido bacana... eu também sou apaixonado por caravan... tive uma 77 mas infelizmente roubaram e até hoje não encontrei... mas estou decidido a comprar outra ou até mesmo um opala que também tive um e adorei, até o fim do quero conseguir realizar esse sonho para poder pegar a estrada.
Abraços.
 
25/04/2009
Votos: +2

Jairo:

Obrigado pelos comentários
Victor / Royger / Junior / Ailton - A Vocês também muito obrigado pelo "apoio" e seu comentário. È legal ver que vcs gostaram dessa reportagem e perceber que realmente cada um se sente um pouquinho dentro dessa aventura. Esse é o intuido principal, mostrar que é possível e que o Opalão suporta muito bem.
Um abraço a todos !
Jairo
 
29/04/2009
Votos: +2

paulo josué michel:

parabens sua caravan é uma meravilha !
Oi jairo .. estava lendo sua sobre sua viagem meus parabens sua caravan é muito perfeita . deve ter sido otimo viajar a tao longe de caravan um super conforto abraços pj
 
01/05/2009
Votos: +2

Féltras-SP OmegaClube:

Parabens !!!!!!
Olá Caro amigo jairo,

sou membro do OC e tenho um omega CD96 e eu ja estava planejando uma viagem dessas a pelo menos 3 meses, e agradeço demais vc compartilhar a sua experiencia pois isso ja me tirou diversas duvidas sobre condicoes das estradas.
Abs
PS: descobri esse link com a ajuda do Denis melo do OC e tb do opala
 
04/05/2009 | url
Votos: +1

Jairo:

Féltras-SP
Olá Feltras , que bom que vc está planejando essa viagem. Como descrevi no texto , minha viagem já começou no planejamento. Eu iniciei a revisão do carro no início do ano , sem pressa troquei todos os componentes que julguei necessário e assim foi até perto de novembro. Inclusive abri o motor de arranque e alternador para troca de escovas e outros pequenos componentes, somente por precaução. O planejamento da viagem se deu também em 3 meses e lhe digo que é suficiente. tenho muitas outras informações e se necessitar algo , informe seu e-mail que lhe respondo com muito prazer.
Se não nos comunicarmos, uma boa viagem a vc e sua família.
Um abraço,
Jairo
 
05/05/2009
Votos: +1

roberson:

deslumbrado
cara não tenho palavras fico imaginando que delicia uma viagem dessa e ao mesmo tempo orgulhoso da nossa querida linha opala/caravan.
 
18/05/2009
Votos: +0

andré de ribeirao preto ,sp:

...
parabens amigo, eu tmb estou me peparando para fazer uma viagem de ribeirao preto sp para o mato grosso bem na divisa do para espero q corra tudo bem conosco e com nosso opalão, assim q voutarmos conto tudo abraço.
 
22/05/2009
Votos: +0

Doglas Dias Paes:

Muito legal!
Fiquei lendo e ao mesmo tempo na torcida pela Caravan..tomara que ela não deixe eles na mão!!!

Parabens pela joia que vcs possuem, aproveitem ela sempre ao maximo!

Parabens pelo site tambem!

Abraços!
 
22/05/2009 | url
Votos: +1

Alex:

Parabéns
Fiquei muito satisfeito em ler o relato de sua viagem, Toda linha Opala é maravilhosa e a oportunidade de viajar com toda a família também é algo fantástico. Parabéns as fotos ficaram ótimas e eu fiquei cheio de idéias rsrsr
Abraços
 
29/05/2009
Votos: +1

leandro soletti:

emocionante!
Emocionante sua viagem e relatos a bordo de um carro que nós amamos muito, com certeza é uma história para lembrar todos dias de sua vida. Parabéns e aguardamos outras caminhadas com essa máquina!

Opalabraço!
 
31/05/2009
Votos: +0

Cleberson Miguel:

Parabéns
Olá Jairo, meu parabéns pela caravan, pela viagem, e pela história, um dia pretendo fazer tb uma viagem com meu filho, um opala comodoro ano 80, mas isso quando eu conseguir restaurar ele como ele merece!! rsrs
Abraço
 
31/05/2009
Votos: +0

MAGNO FERRUGEM78:

VALEU, E MUITO
JAIRÃO, ADOREI SUA HISTÓRIA, TENHO O MESMO DESEJO DE VIAJAR, E CLARO LEVANDO MINHA LINDA FAMÍLIA, COM SUA HISTÓRIA FIQUEI ME IMAGINANDO COM MINHA TURMINHA EM MEU OPALA 78(FERRUGEM POR CAUSA DA COR AMARELO OURO7smilies/cool.gif, MEU OLHO ENCHEU DÁGUA, QUE DEUS TE ABENÇOE PARA MUITAS OUTRAS VIAGENS.
 
04/06/2009
Votos: +3

renato c coimbra:

meu sonho
jairo shou de bola gostei muito da sua estoria parabens a vc e a sua familia eu ainda vou fazer uma viagem desta um abraço.

 
04/06/2009
Votos: +0

Roger- Porto Alegre Rs:

Maravilha!!!
de ferias em meu amigo!! parabens a vc sua familia pelo companherismo e pela belo e bravo automovel
 
27/06/2009
Votos: +0

Marcelo Ferretti:

VIAGEM RADICAL
Esta viagem foi incrivel!

Eu tb fiz uma viagem louca este ano. Saí de Vitoria-ES e fui até Buenos Aires via Chuí com meu FUSCA 95. Só eu e minha mulher. Fui via Uruguai e cruzei o Rio da Plata de ferry. Voltei por Uruguaiana e pela serra catarinense. Andamos 7.000km no total. Em 2012 iremos ao Chile e retornaremos pelo Peru no mesmo FUSCA. Um abraço!
 
29/06/2009
Votos: +1

Fernando Manenti:

Você é o cara
Jairo, você tem mais é que se sentir mesmo. Você é o cara. Não é para qualquer um fazer o que você fez. Felicidades e muitas viagens dessa.

Abraço
 
04/07/2009
Votos: +2

jairo:

Muito Obrigado mesmo !
Olá Pessoal,
Muito obrigado mesmo por seus comentários positivos e incentivadores.A viagem foi mesmo muito emocionante e não sai de nossas cabeças. Cada vez que vejo o site, me vem as lembranças... e repasso as fotos. A Caravan está "descansando" na garagem, toda limpa e encerada, pois no dia a dia utilizo outro carro, porém , está sempre a postos para uma nova saída.
Obrigado , Jairo
 
08/07/2009
Votos: +0

Messias Scheffel:

show de bola!!!!!!
parabéns pela viagem pelo carro, so quem tem uma Caravan ou Opala, sabe o que segnifica para nos esta ¨aventura¨ com um carrão desses. tenho uma caravan comodoro SL/E 89. esta a 6 anos na familia e a um 1 ano ela e minha. fiquei imaginando fazer uma viagem dessas, deve ser gratificante.
 
13/07/2009
Votos: +0

ARLINDO:

...
PARABENS JAIRO.
ESPETACULAR VIAGEM, VC E SUA FAMILIA COMPARTILHANDO MESMO SONHO. COISA RARA NOS DIAS DE HOJE.CONTINUEM TENDO SUCESSO E FELICIDADES. UM ABRAÇO
 
27/07/2009 | url
Votos: +0

gilberto de freitas:

Parabens
Caro Jairo,
Parabens pela façanha, é isso ai, valorizando nossos antigos nacionais.Voçe é um campeão, esse carro vai te dar muitas alegrias, e como diz tua filha lá no relato, continua mesmo te achando cara, esse carro é para deixar muita gente de agua na boca. Já estou pensando em fazer uma longa viagem desta com a minha, Comodoro SLE 1990, que não me incomoda e só me da prazer. Veja a minha no site veterancarfloripa.com.br. Um grande abraço antigomobilista e Chevrolista. Gilberto
 
24/08/2009
Votos: +0

Rafael Sposito:

...
Caro amigo, meus parabens pelo carro e pela viajem!!!!

eu ja estou plenejando a minha, tambem, com uma "caravela".

Um grande abraço e otima sorte na proxima viajem!
 
22/09/2009
Votos: +0

Clodo:

Parabéns
Parabéns ao Jairo

Faço parte do clube do marea, um amigo nosso fez um roteiro parecido. Ficaram belas as fotos.

Parabéns!!!!
 
07/10/2009
Votos: +0

Valdir:

Que bela viagem (aventura).
Fala Jairo.

Parabéns, uma bela aventura que com certeza fica marcada para toda a vida.

Abraços.
 
16/10/2009
Votos: +1

Milton Palmeira:

show
Cara fiquei muito emocionado com sua história, um dos maiores sonhos da minha vida é conseguir adquirir uma caravan, mas na minha região não acho este tipo de carro. estou ansioso para saber da sua nova aventura.
 
24/11/2009
Votos: +1

Jairo:

Novamente muito obrigado !
Pessoal , obrigado mais uma vez por seus comentários.
Milton , não desista , com certeza vc encontrará uma Caravan muito boa. Tem que ter paciência e somente comprar aquilo que realmente se gosta.
Boa sorte.
Jairo
 
04/12/2009
Votos: +0

Lúcio Airton Franzen e Greici Baretta Franzen:

Viagem a Machu Pichu
Olá Jairo e família.

Vcs devem lembrar da gente, somos o casal de Florianópolis e nos conhecewmos no trem de retorno de Aguas Calientes(Machu pichu). Vou ler com calma os detalhes da viagem à Patagônia, pois queremos fazê-la no ano que vem. Desde já damos os parabéns a sua família pelo espírito aventureiro e pela coragem.
Espero mantermos contato e se precisar de alguma coisa em Floripa, estamos à disposição.
abraços,
Lúcio e Greici.
 
23/01/2010
Votos: +2

Alberto Brito:

Sr.Jairo que prazer esta viagem.
Sr.Jairo é um imenssuravel prazer o que estou sentindo neste momento ao ler esta matéria.
Estou no inicio de restauro de uma CARAVAN 87 6cc a álccol, e tenho um sonho a realizar com ela visitar um grande amigo na cidade de Lauro de Freitas em Salvador BA.Farei esta viagem este final de ano com minha esposa e minha filinha de 3 aninhos,já em minhas férias ano que vem quero muito visitar um tio muito querido ai no parana mas com um deseejo muito grande que graças ao Senhor esta crescendo em meu coração opaleiro vou partir da casa de meu Tio para esta aventura também muito 10 adorei Sr.Jairo meus parabens muito bom mesmo.
Forte abraço muita paz e alegria para todos em sua casa.
Sucesso.
Alberto Brito
 
29/01/2010
Votos: +2

jairo:

Informações da viagem
Olá Lucio e Greici
Esta viagem foi certamente inesquecível. Muitas pessoas nos perguntam como foi e querem detalhes.
Da mesma forma , estamos a disposição para compartilhar as informações e dados da viagem. Quem tiver a oportunidade , não deixe passar. A paisagem é bonita e as pessoas que encontramos pelo caminho são muito receptivas.
Deixo meu e-mail , se precisarem podem me contactar. ( Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ) .
ALBERTO : Obrigado por suas palavras. O mesmo descrito acima está aberto também para vc e os demais leitores interessados.
Desejo tudo de bom para vc. Que sua restauração seja um sucesso. Importante para mim é fazer as coisas que gostamos. Com dedicação e simplicidade alcançamos todos os nossos objetivos. Uma observação! Para viagem ao exterior, seu carro precisa ser a gasolina.
Qualqer coisa, escreva.
Atenciosamente,
Jairo


 
03/02/2010
Votos: +1

Luciano Oliveira:

Parabéns pela sua história da viagem
Sr. Jairo,
Primeiro parabéns pela sua Caravan, que é realmente linda, segundo quero lhe dizer que me emocionei bastante com a sua história da viagem e porque não, sua história de AMOR com a sua caravan, estou nesse momento no escritório, e nessa quarta-feira de cinzas sem muita coisa a fazer, entrei no site e fui ler a sua historia.
Parabéns, e muita saude para vc e a sua família e també para a querida caravan.Eu soa de Salvador _BA, e vou comprar o meu diplomata também,"SE DEUS QUIZER"
Um grande Abraço!
Luciano Oliveira
 
17/02/2010
Votos: +1

Celso T.:

Parabéns Jairo!
Olá Jairo!

Mais uma vez parabéns pela sua Caravan e pela coragem em empreender tamanha viagem. Depois de vc me contar a história, procurei no google e achei ela escrita e com as fotos para ilustrar. Fiquei ainda mais empolgado de fazer uma viagem assim. Vou continuar meus planejamento e pegar umas dicas contigo!
Um grande abraço e mais uma vez parabéns!

Abraço,

Celso T.
 
05/03/2010
Votos: +1

LEANDRO:

OPA TUDO BOM Sr Jairo!
NOSSA PARABENS PELO CARRO E PELA VIAGEM SOU APAIXONADO PELOS CHEVROLET C-10 E OPALAS PARA MIM ESSES CARROS SAO ICONES DOS ANOS 60,70 ,80 E 90. moro em Tocantins meu pai sempre teve c-10 e meu primo opala acho que isso faz de mim um apaixonado por esses carros e por momentos como esses que voce nos mostrou, continue fazendo viajens pois a vida so e boa com momentos como esse , e fica melhor ainda de vc tiver em um opala .obrigado smilies/tongue.gif
 
31/03/2010 | url
Votos: +2

MARCELO GAMA:

uma viagem de coragem !!!!!!!!!!
rapaz , eu sei como o opala e a sua linha caravam são carros extremamente forte e resistente !!!
mas voce mostrou que o carro fica mais completo , com um cara ousado e corajoso como voce ! parabens mano !!
 
12/04/2010
Votos: +4

Alex Lourenço:

Caravan
Show de bola, um dia eu ponho a minha numa dessas aventuras tbm, parabéns!smilies/grin.gifsmilies/cool.gif
 
05/05/2010
Votos: +1

Francis:

Isso que é viagem
Deve ter sido uma excelente aventura.Parabéns!
 
08/05/2010
Votos: +2

emerson anderso:

esse carro e de mais
jairo tenho uma caravan igual a sua o ano1991 ela e 4cilindro e minha paixaosmilies/smiley.gif
 
20/06/2010
Votos: +1

Jairo ts:

Resposta: Esse carro é de mais do Emerson
Emerson, legal saber que vc tem uma caravan igual. A minha também é ano 91 / modelo 92. É muito difícil ver uma Caravan prata desse ano, não é? De onde vc é ? ( Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ) - Obrigado pelo comentário.
 
21/06/2010
Votos: +1

João Paulo:

Show de Bola
Esse carro é muito maneiro, muita gente gosta dele por causa do espaço e o conforto que ele tem, um dias desses até achei umas pecinhas no bastaumclique.com, pra deixar ele mais turbinado.

Abraços e parabéns pelo site.
 
26/06/2010 | url
Votos: +2

João Carlos Germani:

História Contagiante
Jairo,

Muito emocionante seu relato e com certeza servirá de incentivo para novas aventuras tanto para você como para todos que leram.
Realmente seu carro é muito belo e está impecável.
Abraços
 
30/06/2010
Votos: +1

Joel:

Cara, Show de Bola
Cara,

Sem palavras.. Muito bom!
chevette88.blogspot.com
 
12/07/2010 | url
Votos: -1

Carlos roberto:

valeu
Meu caro jairo com certeza lendo a sua historia , pode viajar junto com vcs . eu tenho uma carvam 6 cil 88/89 zerada e tenho planos agora em outubro, começar a minha caminhada pelo o Brasil. ai depois quem sabe conhecr os paizes visinhos. Jairo meus parabéns e aguarmos novas aventuras com com a super criança. abraço
 
24/07/2010
Votos: +1

Carlos Aberto:

...
Tenho certeza que é umas das aventura que ficara macada em sua vida; parabems,vc é u cara de muita sorte principalmente a bordo de uma caravam.
 
18/08/2010
Votos: +1

Karoline:

A viagem de Jairo
Que linda história! Meu noivo é fascinado por opalas e caravans..esta viagem seria um sonho para nós! Parabéns pela conquista!smilies/cheesy.gif
 
06/09/2010
Votos: +2

marco fink:

EU TB FIZ ISSO!!!!
Mas bah homem corajoso......tb fizemos esta aventura...partimos aqui do interior do rs e fomos a bariloche e posteriormente a ushuaia.....eh realm. uma loucura......a diferenca eh q eu nao tive a coragem d ir como minha caravan comodoro 1990 6c a alcool...primeiro pelo combustivel, segundo pelo consumo.....entao partimos , com outro carro....logico que um GM.......afinal o Astra tambem eh pau pra toda obra!!!!! meus parabens ....soh me diga uma coisa....conseguiu aprender a falar espanhol????? rsrsr
 
13/09/2010
Votos: +1

Filipe:

Parabéns
Inexplicavel a sensação que eu tive apenas de ler e depois ver sa fotos eu me imaginei ali e alguma parte do meu cérebro falou nós ainda vamos ter que fazer algo parecido e de opala é claro.

Parabéns tenho certeza que muitas pessoas começaram a sonhar com uma viagem igual a sua depois de ler sua aventura, Viraria documentario ou filme facil essa historia.


Parabéns.
 
19/09/2010
Votos: +1

jose renato :

Parabéns ....
Estou arrepiado com as fotos e com esta bela viajem .
Parabéns de coração ....
Abraços .smilies/cool.gif
 
06/10/2010
Votos: +1

murilo:

PARABÉNS
cara, meus parabéns ...
posso dizer que você agora é meu herói ... rsrs
eu aindaa não tenho um opala( logo vou ter se Deus quiser), mais qnd eu tiver eu kero q ele esteja bom pra fazer mais ou menos que nem você ... rsrs
e fico feliz também de saber que por você ser de curitiba talvez eu ja tenha visto sua caravan ... que por sinaal tah muito bem smilies/cheesy.gif
abraço, e quando viajar de novo mande sua história pra cá hehe
 
18/10/2010
Votos: +1

CAUÊ CONDE:

MARAVILHOSA VIAGEM!
Cara, meus parabéns pela maravilhosa viagem, lindas paisagens, lindo carro, linda família, que é o mais importante! Deus continue os abençoando! Cauê Conde - Curitiba-PR Bairro Uberaba
 
11/11/2010
Votos: +1

Luiz Geleia:

...
Inveja é pecado? Nesse caso acho que não.
Brincadeiras à parte, parabenizo você pela viajem fantástica,sua Caravan é realmente bela.
Deus te abençoe.

Luiz Geleia.

Goiãnia - Goiás
 
29/11/2010
Votos: +0

bruno:

PARABÉNS
Parabéns pela viagem amigo!!!!!!isso eh msmo um sonho!!!!!
 
01/12/2010
Votos: +0

Liqui Pneus:

Opala viajante
É encantador ver todas as belezas naturais que esse continente possui, ver essas fotos nos desperta uma vontade de viajar nesse exato momento. Viajar pela Patagônia a bordo de um incrível e conservado Caravan Comodoro 1992 deve ter sido maravilhoso. Nossa equipe incentiva todos os amantes de carros a aproveitarem as férias ou os fins de semana para se desligarem da cidade grande e se entregar a uma aventura como essa. Parabéns.
 
13/04/2011 | url
Votos: +1

César E. M. R.:

Opala desde Santiago de Chile
¿Alguien entiende español?, bueno, soy de Santiago de Chile, y les puedo contar desde acá, que tengo un hermoso Opala año 1978 dos puertas, color gris, motor 2500 con caja de 4ª, único dueño (es de mi padre), funcionando como relojito suizo. Saludos!!!
 
17/04/2011
Votos: +1

edmar:

Muito bacana
Jairo meus parabens pela historia
isto prova do que o opala e capaz
uma pena ter sido interrompida sua produçao
tbm gosto muito de opala nao possuo uma ainda
mas com certeza terei,meu pai ja possuiu duas 74 e 80 e agora comprou uma diplomata 81 4p 2.5 verde metalica da show em muitos carros por ai,valeu pela historia,edmar mg.
 
25/06/2011
Votos: +1

Donni Silvério:

Parabens
olá amigo, queria parabenizalo pela sua paixão por esse maginifico veiculo que é o opala, não tem ano, nem modelo, e sim força, atitude, resistencia, etc. se for falar tudo, aja espaço. bom tenho um comodoro coupe 81, amo de paixão, infelismente bateram em mim e não assumiram, ja falaram, venda e compra outro carro, mas num vendo, prefirro ficar 5 anos juntando dinheiro para reformalo, mas enfim, amigo, cuide, pois esse sim é um verdadeiro amigo.
 
14/07/2011
Votos: +1

Arthur Meireles:

Belissima Viagem
Jairo, ainda não tenho meu Opala.

Tenho 21 anos e ainda vou reformar um para mim.
E pretendo fazer o mesmo.

Parabéns pela viagem e aventura!
 
22/09/2011
Votos: +0

andre savio:

parabens
QUE AVENTURA!
ESSE MES SAI DE NITEROI E FUI A LAPA NO PARANA NO EVENTO OPALA TAMBEM NUMA CARAVAN E NAO TIVE NENHUM PROBLEMA. VI UMA CARAVAN IGUAL A SUA . SERAH Q ERA A PROPRIA? SE O SR TIVER MSN OU PUDER FAZER CONTATO PELO MEU E-M GOSTARIA DE SABER AIS DETALHES POIS EU E MEUS AMIGOS ESTAMOS INTERESSADOS EM REPETIR SEU FEITO . ABCS. ANDRE. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
 
19/11/2011
Votos: +2

André Frederico:

Vamos de novo?
Jairo, estamos programando uma viagem para o Ushuaia em 2013, vamos?
Dá uma olhada no blog: http://deopalaaofimdomundo.blogspot.com/
Parabéns pela aventura!!!
 
09/12/2011 | url
Votos: +1

davi r a:

parabens
esse carro é 10,levou vc onde vc sonhou,cuide bem dela.tenho uma 87 e sou o 2° dono e cuido como se fosse meu filho.parabens.
 
17/12/2011
Votos: +2

victor:

parabens
Voce está de parabéns por sua incrível viagem, e por sua ótima Caravan 1992. Eu imagino como essa viagem foi sensacional.

 
21/12/2011
Votos: +1

Josemário Angelim:

Sensacional, parabéns!!
Amigo, estou com agua na boca para fazer esse desafio. Chegaremos lá se DEUS quiser.
Parabéns pela sua Caravan e pela sua maravilhosa aventura.

Um grande abraço,
Josemário Angelim
 
01/01/2012
Votos: +2

Marcelo Scarpato:

O fantástico Opala!
Realmente o Opala e a Caravan são um dos carros mais incríveis feitos no Brasil. Tive três Caravans, inclusive uma Comodoro 4.1/S 1992... E foi demais... Sinto muita falta de todas elas... Quem sabe um dia... Parabéns ao Jairo e família pela viagem!!! O Chile é um "catado" gigantesco de carros, podemos ver de tudo lá, Opalas, 147, Passats, Maveriks, Broncos, Paratis, Chevettes e etc...
 
13/01/2012
Votos: +1

Diego Darth:

Viagem dos sonhos
Olá Jairo, cara que coisa linda essas fotos, que viagem sensacional, a minha viagem dos sonhos é essa que voce fez, ir de Sao Paulo até o Chile com minha Caravan Comodoro 81!! Eu e minha esposa estamos planejando ir pra lá daqui uns 5 anos, pq hj tenho uma filha de 5 anos e uma de 9 meses... meu sogro é chileno e tbm vai conosco!

Parabéns e obrigado por postar sua história e as fotos!!

Grande Abraço!
 
01/06/2013
Votos: +2

Escreva seu Comentario

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 

Publicidade

Usuários online

Publicidade

Supimpa
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI

Ajude-nos!

Faça uma doação para manter a história do Opala viva!

Facebook


Warning: include() [function.include]: Unable to access /home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397

Warning: include(/home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397

Warning: include() [function.include]: Unable to access /home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397

Warning: include(/home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397