Skip to content
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

Opala.com - Qualidade não tem idade

Um dia com o Opala PDF Imprimir E-mail
Sábado, Oito horas da manhã. Meus olhos abrem lentamente e brilham com o céu límpido, azul. Minha mente é agil ao imaginar o que virá no resto do dia. Levanto, coloco uma roupa leve, confortável, para que me sinta melhor ainda dentro do bólido, do meu bólido. Não esqueço do detalhe: o boné com a bow-tie gravada, comprado há alguns anos naquele Chevy Show nos Estados Unidos, enquanto eu admirava tantos Camaros e Corvettes.

Passo rapidamente pela sala. Surge a pergunta: Aonde vais ? Respondo com o chacoalhar do chaveiro, a altura dos meus olhos. Mais uma vez, gravado nas chaves, o mesmo bow-tie do boné que paira como um prêmio sobre minha cabeça. Chego na garagem e olho para ele. Impávido, sereno, iluminado por alguns raios de sol que entram pelas pequenas janelas da garagem, parece com uma fera adormecida. Penso: que tal acordá-la e domá-la?

Caminho em sua direção, o coração bate mais forte, são passos apreensivos. Abro a porta e posiciono-me confortavelmente. Ora...estou sempre confortável dentro dele. Meus olhos focam rapidamente os retrovisores. Ajusto a altura da direção, a distância do banco. Pensando bem...para quê ? Estão todos viciados na mesma posição do dia em que ele chegou. Minha mão caminha lentamente na direção do contato. Pouso o pé lentamente sobre o acelerador. Examino o câmbio. Como um maestro, giro a chave triunfalmente e a orquestra responde! Lembro-me, então, daqueles anúncios do Opala com o maestro Diogo Pacheco. Rapidamente, calco no acelerador e a resposta é imediata. O som, inconfundível. Um ronco forte, decidido, quebra o silêncio da garagem. Engato a primeira, saio lentamente. O torque aparece: saio da garagem sem problemas.

Após alguns minutos de trânsito, o óbvio: todos reparam nele. Seria seu desenho clássico ? Não...afinal, clássico seria um Jaguar. Seria, então, sua potência, evidenciada naquelas arrancadas afobadas nos sinais ? Naquelas balançadas que o carro dá quando aceleramos no sinal...e que perdoem os proprietários de brinquedos de 1000 cilindradas. Seria então, seu porte, seu tamanho e status? Ora...não é nenhuma Mercedes! Então por quê todos aqueles motoristas anônimos, dirigindo seus motorezinhos euro-brasileiros de um litro estariam a reparar no Opalão?

Rumo, então para aquela estrada litorânea, que sempre considerei o circuito ideal. Sempre imaginei o Emerson e talvez o Piquet naquela estrada, pilotando o Opalão. Pensando bem, o Piquet não: ele nunca foi com a cara dos Opalões.

Piso gradativamente no acelerador: a Orquestra Sinfônica de Berlim...Ooooppps...os seis 'canecos' do Opalão respondem vigorosamente. Surge a primeira curva e penso: agora, só eu e você. As curvas aparecem rápido...a carroceria oscila e me vem a mente a ocasião em que apresentei o primeiro Opala para a turma. O dono do Golzinho GTI gritou: ' Opala é carro de pai!'. Sempre respeitei a característica 'pai' do meu Diplomata e para compensar tal 'vício', fazia as curvas com os braços alertas e uma pressãozinha extra no acelerador. As curvas cessam. Surge a reta imponente, absoluta. As marchas sobem rapidamente. O conta-giros trabalha como um louco, mas, em vão. Ouço com carinho a 'orquestra' trabalhar. Quando precisa mudar, mudo com vigor. Aquele zumbido característico é cada vez maior: o vento passa rapidamente pelos retrovisores e olho para o velocímetro: 180. O ar flui pela grade e acaricia o bow-tie prateado que observa o caminho. Não satisfeito, passo do 'vermelho'. Os seis cilindros gritam impacientes e parece que estou num túnel: Só vejo o painel, o horizonte pouco nítido e as faixas brancas no chão, que o Opala devora com facilidade. Cheguei ao céu! As oscilações do asfalto passam e fica aquela sensação agradável, a suspensão macia (e pergunto aos engenheiros da GM: não poderia ser mais 'durinha') trabalha e só ouço o zumbido característico, a 'orquestra' sob o comando de Karajan e o atritar dos grandes pneus sobre o asfalto quente.

Subitamente, algumas gotas de chuva atingem o pára-brisas. Diminuo porque o Opalão nunca se deu muito bem com chuva. Mas, mesmo assim, a sensação de pisar fundo no meio das curvas e sentir a traseira começar a te acompanhar é incrível! Volto a terra: Surge um caminhão e tudo desmorona: Pressiono rapidamente o freio, e procuro trata-lo com carinho. Sinto que os pneus já reclamam e modulo, lentamente. Zero. O Opala olha com fúria para o motorista do caminhão, já ciente da grande besteira que fez. Já o motorista aqui reclama com duas fortes aceleradas. Foi como impedir que o alazão percorresse o campo livre, numa incessante busca pela liberdade.

Retorno cantarolando aquela musiquinha do comercial do Opala 82...'É no silêncio de um Chevrolet que seu coração bate mais forte...', pensando: Ora, é tudo. O estilo, o motor clássico, pesado. Seu comportamento ora comportado, ora rebelde. A 'cintura' alta que remonta os velhos Camaros. A excelente fama de carro forte, robusto. A logotipo reluzente ostentando o sobrenome dos irmãos que começaram tudo: Chevrolet. Ou talvez aquela, do outro lado, que sempre despertou tanta admiração: 4.1/S. Ou os comentários de sempre: 'viu o Opalão? Era um 'seis canecos!'.

É por tudo isso, e, com certeza, por mais alguns motivos que gosto tanto do inesquecível Opala. Obrigado, General Motors: Sem vocês, esse prazer seria impossível.

Julio Cohen

Comentarios (54)add comment

diogo:

opala é loco
meu opala é muito lindo cada vez que vc olha vc acha mais lindo
 
22/03/2009
Votos: +28

udiston:

...
o melhor carro de todos
 
23/03/2009
Votos: +21

Raphael:

Comodoro 85 completo
Gosoto demais dele!!!
é o melhor carro nacional!!!
 
30/03/2009
Votos: +14

Pedro Leonardo:

Pedro
smilies/smiley.gifO melhor Carro
tenhu 16 anos e senpre curti opala
como diria o Rivelino "o chevrolet opala é Sensacional"!!!
opala o mlhor
 
30/03/2009
Votos: +19

Marcos:

OPala
É no silencio de um chevrolet, que o meu coração bate mais alto.
me chamo marcos tenho 12 anos e sou lokooooo pelo opala
e bate msm minha avó tem uma zafira e digo:
-Vó vc sempre teve Chebrolet ?
e ela diz:
-Sim filho
pergunto o porque, mais ela nao responde
mais agora sei
ela ja teve um opala gran luxo
um ss
5 diplomatas(80,82,84,86,8smilies/cool.gif
era e sempre vai ser o carro de luxo Chevrolet
 
01/04/2009
Votos: +19

Dalber Telhon Santos Freitas:

...
Opala para mim e o melhor carro de todos melhor ainda e ronco do motor de 6 cilíndro.
 
09/04/2009
Votos: +6

Rodrigo Vasconcelos:

Simplesmente Diplomata...
Possuo um Diplomata Cupe 4 cil álcool que foi tirado zero km na concessionaria por meu pai, quanto mais o tempo passa mais eu curto esse carro.
Ele já faz parte da familia a tempo!!
 
05/05/2009
Votos: +5

Bruno:

...
"Sinta-se privilegiado por possuir um opala"
Passear nos finais de semana com esse carro não tem preço....
Opala não anda, desfila!!!!!!
smilies/cool.gif parabéns pelo site
 
19/06/2009
Votos: +9

alexandre:

opala 1973
smilies/cool.gifcara, o opala é o melhor carro do mundo, tinha um opala 1973 q era mto lindo, mais vendi. foi a maior burrada q ja fiz na vida. o carro e maquina.
 
12/07/2009
Votos: +1

Renato Sidinei de Souza:

Um dia com o OPALA
Meus parabéns pelo exelente texto Sr Julio.
Lendo-o me fez pensar o porque de ter me desfeito do opala.
Mas irie reparar este erro...
Um grande abraço e parabéns pelo site.
 
25/08/2009 | url
Votos: +1

guuto:

Opalaa
só tenho meus 18 anos , mais eles parecem até 3 aninhos , quando vejoo ou escuto um opala na rua . Meus olhos até brilham diz minha mãe
Opala é minha paixãoo !
 
06/09/2009
Votos: +3

Luiz Ina Vinagre:

Opaleiro
Opala sem dúvida foi e sempre será o melhor carro que a Chevrolet já produziu até hoje, era privilegio de poucos na época, e hoje continua sendo. Pois afinal o Opala, todos falam, muitos criticam , mas todos respeitam! Pois todos nos sabemos que chevrolet é o OPALA.
 
12/09/2009
Votos: +1

ROMULO RAMOS:

OPALA É OPALA!!!
O OPALA É O CARRO DOS MEUS SONHOS POIS SONHO TODAS AS NOITES COM ELE,ELE É LINDO MARAVILHOSO IMPONENTE POTENTE ESTILOSO,QUANDO VEJO OS OUTROS CARROS LOGO PENSO NÃO É UM OPALA É SÓ UM CARRINHO QUALQUER,EM BREVE TEREI O MEU, ESTOU TRABALHANDO PRA ISSO,VOU TER UM OPALA POIS CARRO É OPALA. O RESTO ,BOM,O RESTO É RESTO!!!!!
 
27/09/2009
Votos: +6

nicolas almeida:

opala
o opala é o melhor carro nas corridas!!!smilies/grin.gif
 
06/10/2009
Votos: -1

alexandre:

o melhor carro da história automobilistica
Na minha opinião o opala é o melhor carro da história dos automoveis sem comparação... Obs: eu ainda tenho um.
 
13/10/2009
Votos: +2

Italo Mendonça:

Arrepio ...
Confesso, sou um jovem de 16 anos, mais por que não ter um Opala quando puder ???
Lendo a matéria, ja pude me imaginar dentro do ´´tal´´ 4.1/S ...
resultado arrepiei ^^
#¬#
 
09/11/2009
Votos: +2

eduardo:

opala sempre
chevrolet opala o melhor carro q jah vi até hoj...amo d+ e tenho maior paixão por ele...

valew chevrolet por fabricar éssa maquina perfeitahsmilies/grin.gif
 
21/11/2009
Votos: +3

elizael:

...
dai é isso mesmo opala o melhor
 
27/11/2009
Votos: +1

patrick:

opala rules!!!!!
so faltava tocar velho opalao no radio
 
20/12/2009
Votos: +1

Jackson Amaral:

Opala
Viche, que dia hein ? sair por ai, num dia bonito de Opalão na estrada vazia e curtir o 6 caneco não tem preço. Só que tem um sabe como é.
 
24/12/2009
Votos: +3

Roger:

Opala
ctza q o opala é o melhor tenhu um comodoro 250 1980 verde com teto de vinil so apaixonado por ele é o merlhor sempresmilies/grin.gif
 
28/12/2009
Votos: +1

Chevybala:

O irmão mais novo
Sem duvidas o opala é o carro tenho um chevette DL q sou louco por ele e considero o irmão mais novo do Opalão hum dia terei o opala e vou volocar um motor de opala no meu cheva ai ta feito é só sair de lado smilies/grin.gif
 
26/01/2010
Votos: +1

Flávio Aparecido M. P. Leite:

...
Opala, isso sim que é carro !
 
14/04/2010
Votos: +1

Ewerton Santana:

...
Olá Amigos Opaleiros!!

Não há sensação melhor do que um passeio como o da matéria acima... em um Coupé 79/80 ao som de um Ótimo e velho Rock'n'Roll!!!

Opalão Rulles!!
 
22/04/2010
Votos: +2

André Maxwell Mendes:

Cadê o meu Opala?
Lindo texto!
Me fez setir enorme remorso por me desfazer do meu opala anos atrás....
Onde fui deixar aquele que é mais que um carro?
Agora sinto bem como é... lendo o texto senti como se eu mesmo estivesse virando as chaves e fazenco roncar os 6 cil no silêncio daquele sítio (que tbm já é mera lembrança) e rasgando o chão de terra rumo à cidade... o resto é só lembrança!!!!
Essa leitura me fez tomar uma decisão: Vou procurar exatamente aquele carro e, não importa as condições em que ele se encontre, vou recuperá-lo como se estivesse recuperando meus anos de juventude!
Valeu mesmo!
 
01/05/2010
Votos: +3

natan:

opala
meu nome e natanael eu tenho 13 anos meu pai tei um opala que deu 220km e dai pra ca eu mim apaxionei por opala
 
11/05/2010
Votos: +0

Eduardo:

OPala
Deus nao da asas a cobra.E o Opala ?smilies/grin.gif
 
13/05/2010
Votos: +2

debora:

opala
eu tinha um opala diplomata 92 esse carro e muito bom,mas tive que vender,mais eu quero ter um outro comodoro
 
26/07/2010
Votos: +1

Gustavo de Deus:

Lendário!!!
O Opala é a presença afortunada dos amantes do bom clássico. Opala se impõe, determina respeito, segurança e abre caminhos, despertando olhares por onde passa... O verdadeiro carro dos tempos. Meu original comodoro 80 é minha grande paixão!!!
 
16/08/2010 | url
Votos: +4

raphael :

cor de opala
Quero saber o codigo da cor desse 4P 72 na reportagem acima que vermelho é esse?????

por favor quem souber me dá um toque

phael
 
23/08/2010
Votos: +0

samuel:

...
Quando eu era criança eu pensa que "OPALA" era o melhor carro.............
Hoje depois de crescido......eu tenho certeza disso!!!!!!!
Tenho 01 opala 1979 marrom e estou em busca do 2º e assim por diante!!!
 
12/09/2010
Votos: +1

glademir:

Caravan 81
Tenho uma caravan marrom bronze 81, inicio do mes estou restaurando a pintura dela vai ficar lindona ai vou fazer um passeio legal com toda a familia, depois de seis anos restaurando toda mecanica,agora a pintura e ai, farei o carpe ai vai ficar muito bela, e vender nem pesar adoro a caravan espaço e conforto ...
 
27/09/2010
Votos: +2

philipe erler:

opala 78
Ola, me chamo Philipe, meu pai tem um opala 78 comodoro bege 4 canecos(4 cilindros) um carro muito confortavel , ja viajamos com esse carro para o Piaui esse carro é coisa de loko ele faz 10 por 1 ele ate conseguiu placa preta pela originalidade do carro!!!!!
 
30/09/2010
Votos: +2

Renato Toledo:

meus opalas
tenho 46 anos e ja acompanho de perto o maravilhoso opala ja tive cinco deles 72,74,75,76 e o 80 o mais bonito deles o 74 verde metalico motor azul 4cc rebaixado roda gaucha e vidros fumê onde eu passava todos olhavam admirados mas vasava em media 150 ml de oleo pelo maldito mancal traseiro ,já havia travado um dos tuchos idraulicos de valvula e quebrou a emgrenagem senvergonha de comando feita de fibra e me deixou a pé no ultimo piso do estacionamento do mapim itaim detalhe isso aconteceu em 1980 os outros tbm me deram dor de cabeça outra hora conto mesmo assim amo o opala 4cc 6cc alcool ou gasolina ltd ss luxo comodoro ou diplomata acho os mais antigos mais estilosos
 
04/10/2010 | url
Votos: +3

Tales Moreira:

Bela historia....
I ae amigo bela historia me sinto dessa forma com meu opala, chego na minha garagem e olho quão lindo ele é ,como era feito com amor os carros. Possuo um Opala comodoro 6cc 4.1 , e meu maior prazer é desfilar com ele e sentir tão maravilho ele é.
Galera cuidem muito bem de seus opalas pois são carros de sentimento e paixão
 
21/10/2010 | url
Votos: +2

Pedro Alexandre:

Família Opala
Também sou fã de opala, tenho 4 opalas.. um ano 70 cupê que presenteei á minha filha mais velha, outro 78 quatro portas, outro 89 quatro portas e um ss cupê ano 79. Pra mim não existe nenhum carro que substitua o opala. smilies/wink.gif A presença que ele tem é incomparável, sem limites sua elegância. smilies/cheesy.gif
 
29/10/2010
Votos: +3

walter:

Opala!!! carro do meu Sonho.
O Opala nao é simplesmente um carro é uma maquina no asfalto, só quem tem um sabe como é pegar a estrada num Opala 82. amo Opala.
 
01/11/2010
Votos: +2

Felipe:

Meu carro
Meu opala e o ss branco turbinei ele e coloquei uma roda de liga leve nele na minha opinião o opala é o melhor carro em potencia beleza e resitencia !!!
 
02/11/2010
Votos: +2

CAUÊ CONDE:

SENSACIONAL POEMA!
Caro Julio Opaleiro Cohen, meus parabéns pelo texto apaixonado e apaixonante, lindo, lindo...
Um grande abraço e parabéns pelo site!smilies/cheesy.gif
 
11/11/2010
Votos: +1

Deyvid:

Ainda terei um desses
Esse texto me incentivou a tentar achar na minha cidade um opala comodoro 79. Tenho apenas 12 anos mas sonho alto com um chevy. Estou louco para completar 18 anos e sentir os sentimentos que você Julio, senti. Meu pai e minha mãe dizem o seguinte: "pra que tu que esse carro velho ? Para a sua idade você tem que pensar em comprar um honda civic". Mas meio nervoso respondo: "Pra que honda civic se eu eu não tiver um opala terei pelo menos um Chevrolet, qualquer um mas, minha paixão mesmo é pelo opala.
 
24/02/2011
Votos: +3

fernando feitosa:

O icone do brasil
Me sinto previlegiado em ter um opalão em minha garagem, sou fascinado nesse carro tenho
um 74 especial branco que é chamado de ouro branco quando acordo de manha e vejo ele na garagem penso nossa tenho um 74 especial que alegria imensa não tem explicação só um opaleiro entende isso. abraço a todos opaleiros do brasil
 
21/03/2011
Votos: +3

Pedro Henrique:

Olá.
Olá,sou novo no site,li esse texto e me imaginei dentro de um 250S.
Já sonhei várias vezes com um Opala Vermelho que vi uma vez.
Tenho apenas 15 anos,e já torro o saco da minha mãe perguntando se ela vai me ajudar a comprar um Opalão 2.5 quando eu completar 18.
Quando eu completar os tão sonhados 18 anos irei comprar um Coupe 2.5.
E quero dar os parabéns aos amantes e guardiões desse mito da indústria automobilística brasileira.
E quero também parabenizar o autor do texto acima 'Julio Cohen'.
 
26/04/2011
Votos: +2

Frederico Carvalho:

Opaleiro
Sou apaixonado por Opala, tenho três,um 74 Sedan Luxo, um Comodoro 78 e um Diplomata 92, todos 4 portas 6cc. O 78 terminei a restauração a pouco tempo, veja no site www.checkcar.com.br. Estou fazendo o Diplomata, em breve estará pronto.
 
05/05/2011 | url
Votos: +1

Vinícius:

Um dia com o OPALA - Julio Cohen
Olha lendo o texto me senti como se estivese dentro de um e na parte onde diz que chegou a estrada litoranea meu braço arrepiou e me vi nitidamente dirigindo "ele", sempre quis ter um Opala, pena que ainda não tenho como sustenta-lo, mas espero que no maximo em uns 3 anos esteja com um 6cc. Otimo texto Julio Cohen. Abraços a todos que assim como eu são apaixonados pelo opala.
 
24/05/2011
Votos: +2

Roger :

Meu opala
O meu é um 78 cupe.lindo,cinza.so sai da garagem fim d semana.e ond passa,é so pessoas torcendo o pescoço pra ver.bom d +.
 
21/06/2011
Votos: +2

luiz felipe:

...
qualidade não tem idade de 1969 a 1992 são todos iguais são perfeitos ja tive cupe 76 e station wagon 77 ambos 4cc e branco everest e quero buscar um 6cc de 88 a 92 chevrolet marca de excelecia.
 
10/07/2011
Votos: +2

gelson:

...
sem duvida o opala é o melhor carro da chevrolet deveria ser relançado com certeza seria muito vendido
 
20/07/2011 | url
Votos: +0

hugo:

te amo opala
opala e carro luxo demais tenho dois um 6cc 89 diplomata e um 78 4cc comodoro nao troco por nd adoro demais bati o meu 6cc fazendo zerim e foda opala pra vida toda..
 
20/08/2011 | url
Votos: +0

luiz claudio:

opala
estou muito feliz estou comprando ó meu opala 1991 show em lindo unico dono rs rs rs rs rs rs casarei com ele .`.
 
03/10/2011
Votos: -2

Stefan:

Paixão
Tenho 15 anos e lendo o texto e os comentários, vejo que não é só eu e meu pai que temos tamanha paixão pelo tal "OPALÃO".
A frase do texto: "...'viu o Opalão? Era um 'seis canecos!'..." é sensacional ja tive o prazer de ver alguem falar, pois meu pai e meu irmao possuem exemplares 'seis canecos', um é um 80 6cc 250-s e outro é um 77.
Meus parabéns ao autor do texto e um abraço a todos os opaleiros do Brasil
 
06/01/2012
Votos: +1

fabio caravan:

...
Lindo sempre choro quando vejo a carta de despedida do opala,limdo esse texto ai. tenho uma caravan 76 sou o segundo dono dela so tem 90 mil rodado,emfim e minha paixao,nao imagino minha vida sem ela, valeu
 
28/05/2012
Votos: +1

Marcos Gracy:

saudade do meu opala
smilies/grin.gif ja faz um tempo que estou so andando de carrinhos tradicionais nao vejo a hora de pegar outra fera seis boca valeu galera
 
28/07/2012
Votos: +3

henriquee:

shonos
tenho 12 anos e amo opala quero te 3 tipos de opala um ss um comodoro e outro maverick
 
10/11/2012
Votos: +0

Eduardo:

Supermáquina brasileira
Que carro!!!
 
23/11/2013
Votos: +0

Escreva seu Comentario

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
< Anterior   Próximo >

Publicidade

Usuários online

Publicidade

Supimpa
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI

Ajude-nos!

Faça uma doação para manter a história do Opala viva!

Facebook


Warning: include() [function.include]: Unable to access /home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397

Warning: include(/home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397

Warning: include() [function.include]: Unable to access /home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397

Warning: include(/home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/opala/public_html/site/modules/mod_nurte_fb_likebox.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/b/33/d7/opala/public_html/site/includes/frontend.html.php on line 397