motor fora do ponto!!!

Discussões sobre a parte elétrica do Opalão

motor fora do ponto!!!

Mensagempor Junior...? » Seg, 26 Mai 2008 2:36 am

olá pessoal preciso de ajuda;nao consigo mais ligar meu carro o motor esta fora do ponto bem fora e nao sei como arrumar oq posso fazer para tentar fazer pegar<so com a força da bateria nao acontece nada mais se tento fazer pegar no tranco da uns estouros bem fortes!!!!como posso regular se o carro nao liga!!!"motor 4 c distribuiçao por platinado""se alguem puder me ajudar agradeço des de já obrigado!!!!!!!!
Junior...?

Data de registro: Seg, 26 Mai 2008 2:22 am

Mensagempor solageral » Seg, 26 Mai 2008 9:14 pm

Se o motor está completamente fora do ponto, você pode tentar aproximar o ponto da seguinte maneira (antes, verifique se a posição dos cabos de vela estão certos. A sequência de ignição é 1-3-4-2):

1- Tire a vela do 1o. cilindro (da frente) e enfie ali um objeto comprido, como uma chave de fenda (prefira material plástico para não riscar o pistão). Com o carro desengatado, gire a hélice com a mão no sentido horário até você identificar o PMS (ponto máximo/morto superior). Vc vai identificá-lo quando o objeto que vc introduziu subir no ponto mais alto.

2- Estando o 1o. pistão no PMS, olhe pelo lado esquerdo do seu carro a polia do virabrequim (a que fica embaixo da hélice). Passe dedo pela borda dela, vc vai notar um picote, um pequeno entalhe na borda. Atrás da polia está a tampa de engrenagens, e na lateral dessa tampa há uma chapinha com uma graduação. Se o picote da polia não estiver próximo dessa chapinha, gire novamente a hélice até o pistão atingir novamente o PMS o picote ficar próximo da chapinha.

3- Aquela graduação da chapinha indica os graus de avanço do ponto do motor. A marca "O" é o PMS do 1o. cilindro, e cada traço equivale a 2 graus (se não me engano). Faça com que o picote da polia fique na risca de 10 graus, que seria a marca "A" da chapinha. Não mexa mais no motor.

4- Tire a tampa do distribuidor e observe a posição do rotor. Nessa posição, ele deveria estar apontando para o borne correspondente ao cabo do 1o. cilindro.

5- Coloque a tampa de volta com todos os cabos conectados, deixando a ponta do cabo de vela do 1o. cilindro fora da vela.

6- Afouxe o parafuso do grampo que trava a base do distribuidor.

7- Ligue a ignição sem dar a partida.

8- Segure o cabo de vela com a ponta próxima a um ponto de massa (pode ser o bloco do motor, por exemplo na rosca da vela que vc retirou) e gire o distribuidor nos dois sentidos. Você vai perceber que em um cenrto ponto vai saltar faísca no cabo de vela. Continue girando nos dois sentidos até vc acertar o ponto exato em que ocorre o faiscamento.

10- Acertado o ponto, desligue a ignição, reaperte o parafuso do grampo e recoloque a vela e o cabo do 1o. cilindro, verificando se a sequência dos cabos está compatível com a ordem de ignição (1-3-4-2).

11- Reze uma ave-maria e um pai-nosso e dê a partida!
solageral

Data de registro: Seg, 03 Mai 2004 4:45 pm

Mensagempor Junior...? » Qua, 28 Mai 2008 4:14 am

valeu segui todos os passos so na ora de da regulagem da faisca nao deu certo nao a faisca sera q e a bateria ou o cabo ou oq pode ser mas vou tentar navamente !!!!
ha o rotor parou no cabo da vela numero doi oq faço continuo girando a helice??? :?:
valeu pela dica
Junior...?

Data de registro: Seg, 26 Mai 2008 2:22 am

Mensagempor solageral » Qua, 28 Mai 2008 1:05 pm

E aí Júnior!

Olha, se vc regulou a posição na polia, e observando a posição do rotor em relação à tampa ele está apontando para o cabo que vai para o 2o. cilindro, vc tem 2 opções:

- Trocar a posição de todos os cabos (sempre mantendo a sequência de ignição 1-3-4-2) ;
- Soltar o grampo que prende o distribuidor e girá-lo até que o rotor aponte para o cabo do 1o. cilindro.

O que vai determinar por qual das duas soluções optar vai depender da posição do seu distribuidor em relação ao bloco do motor. O que se recomenda é que o avanço a vácuo do distribuidor fique apontando cerca de 45 graus em relação ao eixo longitudinal do motor. Mas eu te aconselho a procurar no fórum a foto de um motor para conferir a posição atual do seu distribuidor.

Você não verificou faísca no cabo do 1o. cilindro exatamente pq o rotor estava apontando para o cabo do 2o. cilindro. Se você arrumar a posição inicial do distribuidor, a ordem dos cabos, repetir os passos e não observar faísca no 1o. cilindro, repita os passos só, ao invés de aproximar o cabo do 1o. cilindro, aproxima a ponta do cabo que sai a bobina e entra no centro do distribuidor.

Obs.:
- é para aproximar e não encostar na lata ou em outro ponto de massa. Coisa de 1 cm ou menos.
- no passo 8, é pra soltar o grampo e girar o distribuidor nos dois sentidos sem dó. A regulagem da posição incial do distribuidor é só para ter uma referência inicial, mas a princípio, o distribuidor pode ficar em qualquer posição, pois isso não interfere no funcionamento.
- o rotor gira no sentido horário. Então, reforçando o que eu disse, depois de localizar a posição do cabo do 1o. cilindro, coloque na sequência os cabos do 3o. 4o. e 2o. cilindro.

Abraço, boa sorte.
solageral

Data de registro: Seg, 03 Mai 2004 4:45 pm

Re: motor fora do ponto!!!

Mensagempor thiago.santiago » Dom, 03 Mai 2009 10:04 pm

Como faço para p 6cc? o meu tá dando esturos no carburador
thiago.santiago

Data de registro: Qua, 28 Fev 2007 9:31 am

Retornar para Elétrica