AVANÇAR O PONTO DO MOTOR

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

AVANÇAR O PONTO DO MOTOR

Mensagempor SANDRO MAZIERO » Sáb, 19 Jan 2008 5:46 pm

Pessoal precisso de uma explicação. Avançando o retrocedendo o ponto, qual é a melhor posição, aquela em que ele funciona lisinho, ou aquela em que o motor em marcha lenta diminui a rotação? obrigado
APAIXONADO POR OPALA. QUEM GOSTA DE MOTORZINHO É DENTISTA.
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Re: AVANÇAR O PONTO DO MOTOR

Mensagempor sergiopb » Ter, 05 Fev 2008 2:54 pm

SANDRO MAZIERO escreveu:Pessoal precisso de uma explicação. Avançando o retrocedendo o ponto, qual é a melhor posição, aquela em que ele funciona lisinho, ou aquela em que o motor em marcha lenta diminui a rotação? obrigado


À partir do ponto certo do motor, aquele que o fabricante recomenda, com algum avanço ou no ponto morto superior, qualquer alteração na posição do distribuidor, vai acarretar alterações no funcionamento do motor.
Girando o distribuidor no sentido anti-horário, o ponto vai avançar. No sentido horário acarretará atraso no ponto.
Avançando o ponto, consegue-se uma melhora no funcionamento em baixas rotações e respostas. Mas se exagerar o motor vai "grilar", podendo até furar a cabeça do pistão.
Atrasando o ponto o motor fica meio fraco, sem força.
A melhor posição, certamente é o maior adiantamento do ponto sem riscos de "grilar".
Abraços!!

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Mensagempor Xann » Ter, 05 Fev 2008 3:58 pm

Sergio já que entende tudo de ponto, me responda uma coisa, adiantando ou atrasando o motor fica pesado na hora de dar na partida? Eu sabia mas acabei esquecendo, sei que tem um em que o carro fica até dando retrocesso (querendo funcionar rodando pra tras)
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Mensagempor DELZIOALMEIDA » Ter, 05 Fev 2008 5:13 pm

Este fenomeno se chama FIBRILAÇÃO e acontece tb com os corações humanos...

Um fusquinha meu ..há alguns anos fazia isto direto..

E era realmante o ponto...

É fundamental para o funcionamento exacto do motor...

01 abraço !!
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Mensagempor renato.rdg » Qua, 06 Fev 2008 2:05 pm

E a luz estroboscópica, como é que é isso ai?
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Mensagempor sraposo » Qua, 06 Fev 2008 10:08 pm

Quanto maior o avanço inicial, mais 'pesado' fica para o arranque. Motor-de-arranque e bateria sofrem nesta hora :)

'Luz estrobiscópica' é como chamam um aparelho com lâmpada de xenônio ligada a um circuito eletrônico que a acende quando (apenas um flash) ocorre centelha no cabo de vela sendo monitorado. Normalmente, usa-se o cabo de vela do cilindro 1 (mas poderia ser também de seu cilindro gêmeo) para medir o avanço da ignição. Quando ocorre centelha na vela do cilindro 1, a lâmpada pisca e um pequeno entalhe na polia do virabrequim aparece em uma certa posição ao lado da escala presa ao bloco do motor. Como centelhas ocorrem sucessivamente, a lâmpada pisca continuamente (em 900 RPM, motor de 4 cilindros, isso representa 30 piscadas por segundo)
No motor do Opala 4 cilindros, o avanço inicial em marcha-lenta é de 10 graus APMS. Na escala, existe uma marca "A" que representa estes 10 graus APMS. Cada tracinho entre o 'A" e o "O" quivale a 2 graus.

Um abraço!
Sérgio Raposo

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Mensagempor Xann » Qui, 07 Fev 2008 9:20 am

sraposo escreveu:Quanto maior o avanço inicial, mais 'pesado' fica para o arranque. Motor-de-arranque e bateria sofrem nesta hora :)


Valeu SRaposo, matou minha dúvida. É que o meu tá meio pesado e eu não tive tempo $$$ pra manda olhar ainda, mas meu medo era que os caras tivessem atrasado o ponto pra esconder algum rajado aí o motor pesou, mas como é o ponto adiantado que faz pesar fico mais tranquilo pq meu motor na primeira partida se eu quiser eu já poço funcionar e acelerar que não bate nada e como quando a esmola é demais o Santo desconfia eu tava grilado rss.
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Mensagempor sergiopb » Seg, 11 Fev 2008 10:09 pm

Olá amigo!
Desculpe por não ter dado a resposta às suas dúvidas em tempo. Ando muito atarefado ultimamente.
O pessoal do forum te respondeu muito bem.
Agora, uma dica muito importante:
- O ponto adiantado deixa o motor "pesado" na hora de ligar;
- Quanto mais adiantado o motor, dentro das limitações, melhor fica em baixa e médias rotações e ruim em altas;
- Atrasado, deixa lerdo em baixa e médias e bom em altas.
Portanto, melhor deixar como indica o fabricante, ou seja, no meio-termo.
Assim o motor aproveita o melhor dos dois mundos.

Abraços!!!

Sergiopb
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Mensagempor Xann » Ter, 12 Fev 2008 9:12 am

Valeu mesmo assim!
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Mensagempor Franco Francisco » Dom, 17 Fev 2008 12:55 pm

Galera, há dois tipos de ponto nos motores de automóveis: PONTO DE IGNIÇÃO E PONTO DE COMANDO ou PONTO DE MOTOR. O ponto de ignição é pelo distribuidor e o ponto de motor é no comando. Pra isso, o pistão do cilindro 1 no seu PMS e a marcação do comando pode ser adiantada ou atrasada em até 4º conforme o uso do carro: mais potência ou mais torque. Às vezes vejo alguns carros com mais torque ou potência do que os originais apenas com enquadramento do comando de válvulas
Em breve fotos da reforma de Interceptor...
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Mensagempor Mak4100 » Seg, 18 Fev 2008 12:37 am

Enquadramento de comando? Como é que se faz isso?
Jesus!!! Esse nome tem poder, experimente!!!
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Mensagempor thiago.santiago » Seg, 25 Ago 2008 5:29 pm

como configuro o meu 250s 6cc motor gasolina a sequencia de velas e tudo mais
o motor [e novo tudo novo. pois acho ele pesado p ligar e queria deixar ele redondinho
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