Veneno OPALA 4cc "sera que fica bom mesmo"

Quer dar uma apimentada no desempenho do seu Opala? Ou melhorar o rendimento dos freios? Aqui é o nosso "BOX".

Veneno OPALA 4cc "sera que fica bom mesmo"

Mensagempor cerri » Qua, 22 Ago 2007 2:04 am

veneno - Opala 4 cilindros aspirados

Duas semanas atrás escrevi sobre Opalas turbinados de 4 cilindros. Neste, vamos ver como é que ficam com preparação aspirada. Muitos preferem carros aspirados por terem respostas constantes ao acelerador, sem as estilingadas ocasionadas pela “entrada” do turbo. Assim sendo, espero que este artigo os satisfaça. Teremos preparação razoavelmente leve e, futuramente, as faremos mais fortes com mudanças mais complicadas e caras. Vamos lá: os Opalas a partir de 83 passaram a ter ignição eletrônica. Os anteriores a esse ano não terão o rendimento esperado deste artigo. Bom, mas como já são bem velhinhos, deixemo-los gozar de sua aposentadoria e vamos chacoalhar somente os mais novos.

Vamos começar com um aumento de uns 30% da potência. Manteremos combustível e taxa de compressão da gasolina se assim for no original e, com isso, teremos 120 cavalos em vez dos 90 originais. A coisa é simples: trocaremos a carburação por uma Weber 446 — esse carburador chegou a ser de linha em Opalas —, portanto são achados novos em lojas de autopeças ou em desmanches (o Eber disse que se pode achá-los em perfeito estado nos desmanches a R$ 200,00, mais ou menos). Passaremos a usar um comando de válvulas 290 para termos um aumento de giro mais rápido e uma rotação final mais elevada com o conseqüente aumento da potência. Pronto! Como disse era uma mexida simples e barata, seu custo não ultrapassa os R$ 600,00 ou R$ 700,00 com M.D.O. e tudo.

O carro fica bem gostoso, não traz conseqüências na durabilidade. Praticamente quase não haverá aumento de consumo, desde que você acelere com parcimônia e só cutuque-o de vez em quando. Assim sendo, espera-se um consumo de 8 quilômetros por litro na cidade e uns 11 ou 12 na estrada. O quão gostoso fica? Bem, Santana 2000 leva pau deste carro. Já é alguma coisa pra quem tinha que tirar racha com Del Rey 1.600 CHT, ou não? Tá bom?

Agora, pra quem estiver disposto a gastar mais um cascalhinho, há a opção de passá-lo para o álcool e, para isso, terá que aumentar a taxa de compressão para 13\1. Só que neste motor o modo de fazermos isso é tirarmos uma fatia do bloco e fazer cavas nos pistões originais. Essas cavas serão necessárias para que as válvulas não batam nos pistões, já que estes estarão aflorando acima da linha do bloco que foi rebaixado. Deu pra visualizar?

Alcoolizado e, por conseguinte, encorajado, seu Opalinha irá enfrentar os irmãos maiores de seis cilindros, pois terá os mesmos 140 cavalos para empurrá-lo. Irá andar estufadinho e se achando gente grande. Vai invocar com todo mundo até tomar um ralo, porque a gente sempre acaba cruzando com alguém mais forte, né?

Seu consumo de álcool será algo em torno de 5,5 na cidade e 7,5 na estrada. Em termos de custo por quilometro rodado será equivalente ao gasolinado e o resto da preparação segue igual a este, afora essa dica no rebaixamento do bloco. Boas oficinas como a Samacar, Ancona e Folego fazem direito esse serviço, afora meu amigo Eber que foi quem nos deu essas dicas.Obrigado pela atenção e veremos o que vem por aí...Um abração do amigo Arnaldo
cerri
 
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Mensagempor Alan-6 » Qua, 22 Ago 2007 9:48 am

Se for um serviço bem feito, fica legal mesmo. O segredo está na mão de obra.
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Mensagempor 676_opala » Qua, 22 Ago 2007 11:32 am

bom dia ..essa é aminha duvida tenho um 74 4c com retentor cabeçote ta rebaixado 1.8mm com ignição eletronica ainda com um h40....dai sempr e vem akela duvida de por um 6 ou manter o 4 com uma leve mexidinha....
se alguem já mexeu no 4c por favor uma luz.....




valeu
676_opala
 
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Mensagempor RPostali » Ter, 25 Set 2007 8:02 am

Bom dia amigos!! Tenho uma receita e gostaria de algumas opiniões, por gentileza!!!

Motor 1973, 4cil, 153, gasolina.
Carburador DFV 446
Ignição Eletrônica com módulo Mallory ou MSD
Coletor de admissão polido interno
Coletor de escape dimencionado 4x1
Câmbio de 3 marchas na coluna.

Estas especificações visam manter o carro com o máximo aspecto original e com ganho de potência para ele pegar estrada sem sacrifício. Também deverá ter suas rodas originais aumentadas para 15x7 e pneus Cooper Cobra (Diant 215x60 e Tras 235x60).
Grato pela atenção de todos!
RPostali
 
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Mensagempor Franco Francisco » Seg, 01 Out 2007 10:28 pm

Tem um pequeno grande detalhe aí nesse caso com comando 290: durabilidade e ajuste de válvulas (se usar tuchos mecânicos). Cavas nos pistões e rebaixamento de cabeçote não uso nem sob tortura. prefiro pistões de Opala a álcool com junta de cabeçote levemente mais espessas que as de gasolina, mantendo gasolina como combustível.
Em breve fotos da reforma de Interceptor...
Opala Especial 1976 4cc High torque interceptor
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