Refrigeração

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Refrigeração

Mensagempor Fabio » Qua, 13 Abr 2005 9:46 am

A ventoinha só é acionada quando a temperatura excede determinado valor. Antes disso a água fica sempre circulando ou abaixo de determinada temperatura existe alguma válvula que impeça a circulação da água?
Fabio
 
Mensagens: 215
Data de registro: Ter, 23 Mar 2004 5:14 pm

Mensagempor M@rco4.1 » Qua, 13 Abr 2005 10:06 am

Vamos por partes, no motor existe a válvula termostática e o bulbo de acionamento da ventoinha. A válvula termostática fica entre a saída de agua do bloco do motor para o radiador e o bulbo (também conhecido como Cebolão) no corpo do radiador. Quando o carro está frio a válvula fica fechada e a agua circula somente no bloco do motor até que ele chegue a temperatura de trabalho (que é controlada pela vávula). Quando a agua chega na temperatura necessária (que aí varia entre os carros a álcool e gasolina), a pressão interna do bloco aumenta devido ao aquecimento da agua e força a mola da válvula termostática que abre e começa a dar passagem para o radiador, o que mantém o carro na temperatura correta durante seu funcionamento. Quando não há ventilação suficiente no radiador para fazer troca de calor entre as placas de refrigeração e a agua (carro parado ou andando em trânsito lento) a agua esquenta acima do limite especificado para o cebolão (que nada mais é que um interruptor térmico) ele atua fechando os contatos internos e ligando a ventoinha para forçar o ar a pasar pelo radiador e refrigerar a agua mantendo a temperatura dentro dos limites necessários. Espero ter ajudado. Abraços
M@rco4.1
 
Mensagens: 12
Data de registro: Qui, 31 Mar 2005 4:17 pm

Mensagempor Fabio » Qua, 13 Abr 2005 10:11 am

Então a válvula termostática é uma peça mecânica?
Fabio
 
Mensagens: 215
Data de registro: Ter, 23 Mar 2004 5:14 pm

Mensagempor M@rco4.1 » Qua, 13 Abr 2005 10:20 am

Fabio escreveu:Então a válvula termostática é uma peça mecânica?
Exatamente! olhe a mangueira que sai da parte superior do radiador e vai para o bloco do motor. No lado do motor, onde se encaixa a mangueira, você vai notar um ressalto redondo preso se não me engano por 2 parafusos na parte de cima. A válvula fica alí dentro.
M@rco4.1
 
Mensagens: 12
Data de registro: Qui, 31 Mar 2005 4:17 pm

Mensagempor Alexandro Gregorio » Qua, 13 Abr 2005 10:48 am

Qual a posiçao certa da valvula?? A parte pra onde ela abre para o bloco ou para a mangueira??
Diplomata 92
Alexandro Gregorio
 
Mensagens: 107
Data de registro: Qui, 27 Jan 2005 9:40 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor M@rco4.1 » Qua, 13 Abr 2005 10:58 am

Para a mangueira, no sentido do radiador. Observe que a bomba de agua fica entre a mangueira inferior do radiador e o bloco do motor, e é ela quem empurra a agua do radiador para o bloco, logo, o retorno é feito atravéz da válvula termostática. A posicão da válvula é com a mola para cima.
M@rco4.1
 
Mensagens: 12
Data de registro: Qui, 31 Mar 2005 4:17 pm

Mensagempor Rafael Bochnia » Qui, 14 Abr 2005 5:56 am

Caro Fábio, existem dois tipos de válvulas termostáticas, o primeiro é constituído por uma cápsula em forma de sanfona cilíndrica, de chapa de metal extremamente delgada, contendo um fluído volátil. O termostato de elemento de cera (mais comumente utilizada) compõe-se de um diafragma de borracha rodeado por cera e com uma haste em forma de lápis. A cera está contida numa cápsula estanque de latão em contato com a água. Enquanto a cera está fria, a válvula permanece fechada e a água não pode circular entre o radiador e o motor. Quando a cera aquece, derrete-se e expande-se, empurrando a cápsula para baixo, abrindo assim a válvula. Então, o que controla a válvula termostática é somente a temperatura (termo) e não a pressão da água. Com intuito de melhorar o arrefecimento do motor e não mais fervê-lo, muitas pessoas retiram (erroneamente) esta válvula. Devemos então mantê-la sempre em bom funcionamento, testando-a com auxílio de um termômetro. Imagem Você pode obter mais informações através deste link: http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/ Um abraço!
Rafael Bochnia
Opala Comodoro SL/E 89/90 6 cilindros

Imagem
Rafael Bochnia
 
Mensagens: 29
Data de registro: Dom, 27 Fev 2005 10:08 pm
Localização: Ponta Grossa - Paraná


Retornar para Mecânica geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes