Rebaixando...

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Rebaixando...

Mensagempor fat jack » Ter, 07 Dez 2004 9:44 am

Oi galera..., a minha dúvida é o seguinte, qual a melhor forma pra se rebaixar o Opala? Não me agrada a idéia de cortar pura e simplesmente as molas, o encolhimento delas (aquele feito em forno) e posterior "têmpera" dá resultados interessantes ou o melhor seria mesmo comprar um conjuntão completo já pronto? Suspensão regulável (tipo rosca) não tem pro Opala ou tem e não presta? Não seria assim "aquele" rebaixamento..., só o básico +/- 2 dedos entre pneus e paralamas.. Também na questão custo/benefício, claro... Desculpem se o assunto já foi tratado por aqui, procurei mas não encontrei..., valeu! 8)
Opala, preferencia racional e emocional!
fat jack
 
Mensagens: 50
Data de registro: Qua, 01 Dez 2004 4:24 pm
Localização: Santa Catarina

Mensagempor alexis » Ter, 07 Dez 2004 11:42 am

Na minha opnião é cortando as molas! deixei um dedo e meio na frente e atrás o pneu na altura do para lama, o carro não perdeu o conforto. Sempre tive carro com as molas cortadas e nunca tive problemas, é só passar na boa nos buracos.
Avatar de usuário
alexis
 
Mensagens: 310
Data de registro: Qui, 27 Mai 2004 8:28 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagempor coupe » Ter, 07 Dez 2004 11:44 am

Quando rebaixa a frente do Opala, tem q fazer cambagem?
"Vc vai pensar que eu nao gosto nem mesmo de mim
É que na minha idade, só a velocidade, anda junto a mim"
Diplo 2p
www.nostalgiahobby.com
coupe
 
Mensagens: 369
Data de registro: Qua, 07 Jul 2004 1:16 pm
Localização: Natal/RN

Mensagempor alexis » Ter, 07 Dez 2004 11:54 am

coupe escreveu:Quando rebaixa a frente do Opala, tem q fazer cambagem?
Sim, após rebaixar, rode com o carro uma semana e e depois leve para conferir alinhamento, cambagem e caster.
Avatar de usuário
alexis
 
Mensagens: 310
Data de registro: Qui, 27 Mai 2004 8:28 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagempor Alan » Ter, 07 Dez 2004 12:06 pm

Cortando as molas você não perde o conforto, a menos que corte muito a ponto de ficar pegando no batente. Molas obedecem: F = K*x Cortar a mola não altera sua constante K... O x é o deslocamento.
Avatar de usuário
Alan
 
Mensagens: 302
Data de registro: Dom, 07 Nov 2004 1:46 am

Mensagempor opalão vermelho » Ter, 07 Dez 2004 12:32 pm

e votei em kit novo... porem o meu eh cortado a seculos!!! e nunca tive problema.. nem mesmo com conforto que eh perfeito no meu carro... a questão é o quanto se pretende rebaixar.. se for pra colocar o carro na altura do pneu na frente e com as rodas meio pra dentro do paramas na traseira (meu caso) nao tem problema o corte... agora se for socar o bixao eh melhor kit de amortecedor esportivo e molas esportivas.. nao sei se de rosca presta.. ams tem molas esportivas proprias para se cortar! e tem tbm amortecedores proprios pra se utilizar com estas molas.... com certeza a melhor forma de se rebaixar.. entretanto eh a mais cara e por isso optei por baixar pouco e gastar pouco.. mas se eu fosse baixar mais,.. com certeza pegaria molas esportivas.
Imagem
Opala caravan diplomata 6 cilindros 91/92
Motorcraft bijet
6x2.
Diferencial 2,73 + cambio 5M.
opalão vermelho
 
Mensagens: 1060
Data de registro: Qui, 02 Set 2004 6:03 pm

Mensagempor Marcão6CC78 » Sex, 10 Dez 2004 1:08 pm

E aí galera, belê? Seguinte, na minha Caravan 6 cil 78, coloquei as dianteiras do Opala 6 cortadas, tipo um dedo do paralama, na trazeira coloquei as dianteiras do Maveco V8, também cortadas no mesmo estilo, essas molas são mais grossas e couberam no suporte original, fiz assim para ficar mais firme, e ficou :twisted: , sem ficar dura, os batentes trazeiros (enormes) eu cortei pela metade, e na frente não fiz nada com os batentes, não fica pegando, não ficou dura, não roça o pneu no paralama dianteiro quando vira. Em suma, ficou T. falou :P
Caravan - você ainda vai andar em uma! Ou vai ser besta??
Marcão6CC78
 
Mensagens: 41
Data de registro: Qui, 14 Out 2004 3:07 pm

Mensagempor willianmacedo » Sex, 17 Dez 2004 10:16 am

cortando as molas. já tive uma experiencia, possuo um opala comodoro 250s, cortei as molas uns 3 elo de cada, ficou macio demais, para que gosta de carro no chão, é a melhor coisa, detalhe tem que fazer canbagem sim. mais isso tem um problema quando passar na lombada dependendo de quanto voce abaixa raspa longarina, escape, peca no cambio, diferencial, carter, quadro de suspenssão. "pense nisso" conclusão: não recomendo. "preserve o melhor carro já construido no brasil"
willianmacedo
 
Mensagens: 66
Data de registro: Seg, 08 Nov 2004 12:16 pm

Mensagempor alexis » Sex, 17 Dez 2004 10:22 am

Mais um lembrete: nunca passe de lado em lombada isso força toda a estrutura do carro!!
Avatar de usuário
alexis
 
Mensagens: 310
Data de registro: Qui, 27 Mai 2004 8:28 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagempor Paulo Hanashiro » Sex, 17 Dez 2004 12:04 pm

Acho que para Opala não tem suspensão de rosca devido a concepsão da suspensão. Normalmente, a suspensão de rosca que vejo por ai, são aquelas onde as molas são fixadas no amortecedor. Sem imagem fica dificil de explicar. []'s Paulo Hanashiro
Paulo Hanashiro
 
Mensagens: 51
Data de registro: Qui, 16 Set 2004 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte

Valeu!

Mensagempor fat jack » Sex, 17 Dez 2004 12:49 pm

Mesmo sem a imagem entendi Paulo, exatamente por isso eu perguntei..., é +/- o que eu desconfiava... Valeu! 8)
Opala, preferencia racional e emocional!
fat jack
 
Mensagens: 50
Data de registro: Qua, 01 Dez 2004 4:24 pm
Localização: Santa Catarina

Mensagempor paulo corso » Sex, 17 Dez 2004 7:25 pm

Eu tinha as molas cortadas 3,5 na dianteira e 3 na traseira, tava socadão, tinha que passar de boa nas lombadas, mas estava confortável, o problema é que em menos de um ano detonei todo embuchamento (original GM). Refiz tudo em setembro deste ano, troquei as molas e agora esta 1,25 elos cortado da dianteira e original na traseira por causa da caixa de som. Esta bem melhor, mais confortável e mais seguro, agora sei que o embuchamento vai durar mais e meus pneus também
Imagem
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
Avatar de usuário
paulo corso
 
Mensagens: 831
Data de registro: Qua, 17 Mar 2004 4:36 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagempor fat jack » Seg, 11 Jun 2007 12:41 pm

Galera, resolvi ressucitar esta enquete e saber de quem tem Opala rebaixado sem corte de molas o que acha, pois rodei num rebaixado com corte de molas de um conhecido e achei a perda em conforto considerável, o que acham??? Valeu! 8)
Opala, preferencia racional e emocional!
fat jack
 
Mensagens: 50
Data de registro: Qua, 01 Dez 2004 4:24 pm
Localização: Santa Catarina

Mensagempor sevel » Seg, 11 Jun 2007 1:04 pm

Paulo Hanashiro escreveu:Acho que para Opala não tem suspensão de rosca devido a concepsão da suspensão. Normalmente, a suspensão de rosca que vejo por ai, são aquelas onde as molas são fixadas no amortecedor. Sem imagem fica dificil de explicar. []'s Paulo Hanashiro



fixada não seria o melhor termo ...
a suspenção a rosca é identica a original ...
a diferença está no comprimento da mola ... e no fato dela estar apoiada em uma espécie de prato giratório ...

conforme vc gira o prato eme sobe ou desce ...

subindo comprime cada vez mais a mola ... deixando o carro mais baixo ...

descendo descomprime ... fazendo o processo inverso ...



PS: aconselho a não rebaixar o carro dando tratamento de calor nas molas para que elas diminuam ... pois assim ela perde o tratamento original ... comprimindo ela a base de calor ... os elos ficam muito próximos uns aos outros ... fazendo com que encostem ao passar em algum buraco ou ondulação ...


a sensação e o barulho são horríveis ...


pode não acontecer ... mas eu não arriscaria ...


abraço !!! :wink:
"amigo de verdade não é aquele que separa sua briga e sim aquele que chega dando voadora"
Avatar de usuário
sevel
 
Mensagens: 208
Data de registro: Qui, 15 Mar 2007 12:22 pm
Localização: Manaus-AM

Mensagempor csjuniorsp » Seg, 11 Jun 2007 2:26 pm

sevel escreveu:
Paulo Hanashiro escreveu:Acho que para Opala não tem suspensão de rosca devido a concepsão da suspensão. Normalmente, a suspensão de rosca que vejo por ai, são aquelas onde as molas são fixadas no amortecedor. Sem imagem fica dificil de explicar. []'s Paulo Hanashiro



fixada não seria o melhor termo ...
a suspenção a rosca é identica a original ...
a diferença está no comprimento da mola ... e no fato dela estar apoiada em uma espécie de prato giratório ...

conforme vc gira o prato eme sobe ou desce ...

subindo comprime cada vez mais a mola ... deixando o carro mais baixo ...

descendo descomprime ... fazendo o processo inverso ...



PS: aconselho a não rebaixar o carro dando tratamento de calor nas molas para que elas diminuam ... pois assim ela perde o tratamento original ... comprimindo ela a base de calor ... os elos ficam muito próximos uns aos outros ... fazendo com que encostem ao passar em algum buraco ou ondulação ...


a sensação e o barulho são horríveis ...


pode não acontecer ... mas eu não arriscaria ...


abraço !!! :wink:


NÃO EXISTE SUSPENSÃO DE ROSCA PARA OPALA, POIS ELE NÃO TEM TELESCÓPIO.
Na dianteira, ou corta as molas, ou faz o esqueminha das bandeijas inferiores do moderno e superiores do antigo, com molas do antigo.
Na traseira não tem jeito, é serra na mola! :twisted:
Opala Cupê 78 6c 250S
http://www.fotolog.net/opala6cc Imagem
Imagem
Avatar de usuário
csjuniorsp
 
Mensagens: 4382
Data de registro: Sex, 28 Mai 2004 2:13 pm
Localização: São Paulo - SP

Próximo

Retornar para Mecânica geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 13 visitantes