Caixa de DODGE, como adaptar?

Quer dar uma apimentada no desempenho do seu Opala? Ou melhorar o rendimento dos freios? Aqui é o nosso "BOX".

Caixa de DODGE, como adaptar?

Mensagempor Jeferson_Heerdt » Ter, 16 Nov 2004 9:25 pm

Caros companheiro, primeiramente gostaria de descrever a minha indignação quanto aos ferros velhos que vendem peças usadas. Eu achei que tinha comprado uma caixa de cambio CL 2205 do diplomata 92, mas quando abri p/ deixa-la zerada, o mecanico me disse que não era de diplomata, e sim de Chevette!!! Claro que fiz o ferro velho me devolver o dinheiro e mais algum pelas despesas extras..... Depois desta, resolvi investir numa caixa que é certeza de que aguenta mesmo, a do Dodge V8, mas tenho dúvidas, pois algumas pessoas falam que a alavanca vai muito para tráz, outros dizem que tem de refazer o eixo piloto.............então gostaria o que gostaria de saber é: - Oque exatamente é necessário fazer para colocar esta caixa de cambio na Caravan 6cil.? Tem de mandar fundir uma capa seca nova ou da p/ utilizar a do Opala mesmo? - O eixo piloto, tem de mandar fazer um novo ou pode ser utilizado de outro carro? - Como fica a posição da alavanca dentro do carro (por referência, o meu cambio é um 3 marchas com trambulador trocado para que a alavanca ficasse no assoalho? Se alguem puder me ajudar, agradeço........ Abraço....
Jeferson_Heerdt

Data de registro: Sex, 05 Nov 2004 10:25 pm

Mensagempor 71Original » Qua, 17 Nov 2004 12:32 pm

Companheiro, Aconteceu a mesma situação comigo. Postei varias vezes informações sobre a caixa Clark 2205 do 92 e a caixa de Dodge. Infelizmente não sanaram minhas dúvidas.. Espero que com você não seja da mesma forma. A caixa de Dodge poderá visualiza-la no site www.venenoparts.com.br. Inclusive adquiri-la se interessar. Ok, valeu...
71 Original Mesmo, Manual,Catálogo da Época,Certificado das Revisões,Chaves Originais e 60.000km Originais,sem Contra Oferta !!!
71Original

Data de registro: Seg, 23 Ago 2004 7:29 pm

Mensagempor Jeferson_Heerdt » Qua, 17 Nov 2004 12:40 pm

pois é caro companheiro, eu até vi nas fotos, mas como saber reconhecer qual é a certa, pois eles nunca atualizam aquele site, e mais, na minha opinião esses caras pedem demais pelas peças deles, ainda mais por serem usadas. Mesmo assim, valeu........thanks
Jeferson_Heerdt

Mensagempor Marcão6CC78 » Qui, 18 Nov 2004 8:41 am

E aí galera! Minha Caravan 1978 6 cil está usando todo o trem de transmissão de Dodge (caixa, cardã e dif). Comprei ela pronta lá na Veneno. É o seguinte, as adaptações: 1° - Capa seca da C-10, tem a furação de bloco do Opala e da caixa dos Dodge (mesma furação da caixa da C-10). 2° - Eixo piloto modificado para o tamanho certo da capa seca C-10 e frizado conforme estria grossa dos Opala 69 (diferente dos mais novos), um detalhe, não se acha disco de embreagem novo, só recauchuts. 3° - Rabeta e trambulador de C-10, fica uma manteiga e com engates curtos. 4° - Velocímetro (eu fiz assim), engrenagens internas da caixa são da C-10, pois o maior problema é tirar qualquer tipo de rotação do cabo do velocímetro de dentro da caixa, ajustar à velocidade real qualquer casa de velocímetro ajusta (casas decentes). Daí é o seguinte, como a saída é elevada, não se consegue curvar o cabo de maneira que consiga funcionar e seguir o caminho original dos cabos de velocímetro dos Opala, daí tem o xaxo, tem que furar o túnel, ao lado da saída do cabo e colocar uma redução (nas casas de velocímetro que trabalham com caminhões tem vários modelos) e assim ajusta-se mais ou menos à velocidade real. Fica um pelotaço do lado interno do carro, mas em um ponto que não incomoda tanto. 5° - A alavanca fica dez centímetros (mais ou menos) para tráz do original, mas como a alavanca original da C-10 é enorme, tem que esquentar e dobrar conforme o gosto (isso é com um ferreiro), e chega-se a um ponto agradável de mudar as marchas. 6° - O console original não vai dar certo, daí tem que fazer um novo e aproveita para esconder um pouco o pelotaço do redutor do cabo do velocímetro. 7° - Não estou lembrado de qual tipo é a saida da caixa para o cardã, mas acho que é do Dodge também. 8° - Agora o suporte da caixa é um saco, tem que soldar chapas em formato de "U" (de uns 30 cm) no sentido do túnel da caixa, assim não atrapalha o escape, principalmente o 6 x 2, e atravessar uma chapa por baixo da caixa pegando o coxim. :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Galera, espero ter ajudado um pouco, são várias as adaptações e que retiram a originalidade do carro em alguns pontos, mas eu indico para quem não quer quebrar as caixas originais. Eu peguei a caixa pronta, já preparada para o Opala, mas tive muito trabalho para colocar, mas vale a pena. Valeu galera, me retornem com suas opiniões. Abraço :wink: 8)
Caravan - você ainda vai andar em uma! Ou vai ser besta??
Marcão6CC78

Data de registro: Qui, 14 Out 2004 3:07 pm

Mensagempor Jeferson_Heerdt » Qui, 18 Nov 2004 10:55 am

Camaradagem, valeu pelas instruções, mas restaram dúvidas: - Por acaso, a capa seca da C10 não é a mesma dos Opala 3 marchas originais? pq eu tenho justamente esta caixa... - Me falaram que eixo piloto tinha que fabricar um, então não precisa, ele é apenas diminuído em torno mecânico no diâmetro e no comprimento, isso? - Pq não pode usar a rabeta e trambulador do Dodge mesmo? Obrigado pela atenção, valeu mesmo........ Abraço...
Jeferson_Heerdt

Mensagempor Marcão6CC78 » Qui, 18 Nov 2004 4:22 pm

Jeferson_Heerdt escreveu:Camaradagem, valeu pelas instruções, mas restaram dúvidas: - Por acaso, a capa seca da C10 não é a mesma dos Opala 3 marchas originais? pq eu tenho justamente esta caixa... - Me falaram que eixo piloto tinha que fabricar um, então não precisa, ele é apenas diminuído em torno mecânico no diâmetro e no comprimento, isso? - Pq não pode usar a rabeta e trambulador do Dodge mesmo? Obrigado pela atenção, valeu mesmo........ Abraço...
E aí Jeferson! Olha, não sei porque não usar a rabeta e o trambulador do Dodge, talvez por ser externo e atrapalhar no túnel, me corrijam se falei besteira. Quanto a capa seca, não é a mesma, é diferente das originais dos Opala. E quanto ao eixo piloto, pode-se usar o mesmo e retrabalhar, se não me engano, ele é diminuído e frizado igual ao Opala 69 (estria grossa). Espero ter ajudado, falou :)
Marcão6CC78

Mensagempor william » Sex, 19 Nov 2004 12:21 pm

ae marcao...,e diga uma coisa, qual rolamento de embreagem que vc usou nesse cambio sendo que a moringa que vc esta usando é do dodge ?? como vc fez o sietema de acionamento de embreagem ???pq a da caixa da c-10 é do lado oposto do opala. olha eu fiz a minha usando a caixa seca do opala, rolamento de embreagem do opala com moringa do opala tambem...e ainda nao precisei emcurtar o eixo piloto.
william

Data de registro: Dom, 14 Mar 2004 1:04 pm

Mensagempor Marcão6CC78 » Seg, 22 Nov 2004 1:12 pm

william escreveu:ae marcao...,e diga uma coisa, qual rolamento de embreagem que vc usou nesse cambio sendo que a moringa que vc esta usando é do dodge ?? como vc fez o sietema de acionamento de embreagem ???pq a da caixa da c-10 é do lado oposto do opala. olha eu fiz a minha usando a caixa seca do opala, rolamento de embreagem do opala com moringa do opala tambem...e ainda nao precisei emcurtar o eixo piloto.
E aí Willian è o seguinte, usei o sistema de embreagem do Opala, a moringa tem a mesma bitola do Opala, pelo seguinte, como o eixo piloto foi usinado, ele foi diminuído na bitola, para usar o sistema do Opala. Quanto a capa seca, a que eu uso, e que acho que é da C-10, tem saída do braço de embreagem no mesmo lado da do Opala. O sistema é o seguinte, disco recauchuts da Displa, do Opala 69 (estria grossa), platô, rolamento da Luk (zero) e braço do Opala. Valew aí, qualquer coisa pergunte, espero ter ajudado.
Marcão6CC78

Mensagempor Jeferson_Heerdt » Seg, 22 Nov 2004 4:54 pm

Ae Marcão, blz, tava falando com um mecanico conhecido este final de semana e ele falou que não prescisava trocar a rabeta da caixa, prescisa mesmo? Há realmente a necessidade de colocar essa redução no cabo do velocímetro? não fica mais fácil de aferir no próprio velocimetro? Valeu pela ajuda, um abraço.......
Jeferson_Heerdt

Mensagempor Marcão6CC78 » Ter, 23 Nov 2004 8:08 am

Jeferson_Heerdt escreveu:Ae Marcão, blz, tava falando com um mecanico conhecido este final de semana e ele falou que não prescisava trocar a rabeta da caixa, prescisa mesmo? Há realmente a necessidade de colocar essa redução no cabo do velocímetro? não fica mais fácil de aferir no próprio velocimetro? Valeu pela ajuda, um abraço.......
E aí Jeferson, tranquilo! É o seguinte, quanto à rabeta, não sei dizer, tem que tentar, talvez dê. Quanto ao velocímetro, a diferença de rotação talvez possa ser ajustada no próprio velocímetro, o maior problema é a curva que vai ter que fazer com o cabo, que com a rabeta da C-10 fica alta para curvar o cabo, daí que a redução tem 90º, ou seja, ela faz a curva que o cabo não faria, e também que eu acho que é mais fácil e barato usar a redução que encontrar uma casa de velocímetro que queira mexer com a velocidade angular (rotação) do velocímetro. Gastei na época (+ ou - 2 anos atrás) uns 80 dinheiros, e para ter idéia, troquei os ponteiros do painel (velocímetro, tacômetro, temp e comb) por 50 dindin, imagine mexer com rotação :shock: :shock: Valeu aí, um abraço
Marcão6CC78

Re: Caixa de DODGE, como adaptar?

Mensagempor 71Original » Ter, 23 Nov 2004 3:29 pm

Jeferson_Heerdt escreveu:Caros companheiro, primeiramente gostaria de descrever a minha indignação quanto aos ferros velhos que vendem peças usadas. Eu achei que tinha comprado uma caixa de cambio CL 2205 do diplomata 92, mas quando abri p/ deixa-la zerada, o mecanico me disse que não era de diplomata, e sim de Chevette!!! Claro que fiz o ferro velho me devolver o dinheiro e mais algum pelas despesas extras..... Depois desta, resolvi investir numa caixa que é certeza de que aguenta mesmo, a do Dodge V8, mas tenho dúvidas, pois algumas pessoas falam que a alavanca vai muito para tráz, outros dizem que tem de refazer o eixo piloto.............então gostaria o que gostaria de saber é: - Oque exatamente é necessário fazer para colocar esta caixa de cambio na Caravan 6cil.? Tem de mandar fundir uma capa seca nova ou da p/ utilizar a do Opala mesmo? - O eixo piloto, tem de mandar fazer um novo ou pode ser utilizado de outro carro? - Como fica a posição da alavanca dentro do carro (por referência, o meu cambio é um 3 marchas com trambulador trocado para que a alavanca ficasse no assoalho? Se alguem puder me ajudar, agradeço........ Abraço....
Companheiro, Com certeza, a caixa Clark que lhe venderam foi a do Chevette de 92 a 95, sendo 1.6 e a caixa Clark CL 2205D e se for os Chevettes Junior`s 1.0 e a caixa Clark CL 2205F. A caixa dos Opalas 92 sao 4cc. CL 2205C e dos 6cc. CL 2205B. Ok. valeu...
71 Original Mesmo, Manual,Catálogo da Época,Certificado das Revisões,Chaves Originais e 60.000km Originais,sem Contra Oferta !!!
71Original

Data de registro: Seg, 23 Ago 2004 7:29 pm

Mensagempor Jeferson_Heerdt » Ter, 23 Nov 2004 8:52 pm

Oh companheiro, esta informação deveria ter vindo antes,,,,,,,,,,hehehe.. Mas tudo bem, a caixa que tinha comprado é justamente a CL 2205F..... hahaha a pior de todas né.......... Ja devolvi a desgraçada, e estou na caça de outra, to pensando em achar uma outra, mas a de Dodge tem que fazer muita coisa e não terei ganho nenhum em economia, apenas a certeza de nunca quebrar....... Tô na busca........ Abraço
Jeferson_Heerdt

Mensagempor Jeferson_Heerdt » Qua, 24 Nov 2004 7:38 pm

Ae galera, se a gente tem de usar a capa seca e a rabeta da caixa da C-10 de quatro marchas, porque não utilizar o cambio todo? não é melhor e mais forte do que dos Opalas?
Jeferson_Heerdt

Mensagempor mondi » Dom, 28 Nov 2004 8:18 pm

Ha uma diferença de cambiamento..........o cambio da c-10 vc não consegue engates rapidos..........a rabeta e a alavanca da c10 ou f1000 cabem no cambio do dodge e melhoram os engates ai o trambulador passa a ser interno .
"Quem Gosta de motorzinho é Dentista" Caravan 4400 , 305 cv/44kgf torque.
Imagem
mondi

Data de registro: Seg, 05 Abr 2004 12:09 pm

Mensagempor Jeferson_Heerdt » Dom, 28 Nov 2004 10:53 pm

mondi escreveu:Ha uma diferença de cambiamento..........o cambio da c-10 vc não consegue engates rapidos..........a rabeta e a alavanca da c10 ou f1000 cabem no cambio do dodge e melhoram os engates ai o trambulador passa a ser interno .
Caro Mondi, qual a diferença de cambiamento que vc fala? Não vou conseguir um bom conjunto usando a caixa da C-10 (forte e duradouro), acho que ela deva quebrar bem menos do que as caixa de Opala, o que vc acha? Oque devo fazer? Ja que a caixa do Dodge eu não encontro e tem um monte de adaptação pra faze e caixa de cinco marchas é muito cara e também é dificil de encontrar.... Quero uma caixa que aguente a empolgação do motor, embora va usar o carro mais na boa mesmo do que dando pau.... Abraço....
Jeferson_Heerdt

Próximo

Retornar para Preparação