Suspensão Trazeira do Omega (tutorial de adaptação).

Quer dar uma apimentada no desempenho do seu Opala? Ou melhorar o rendimento dos freios? Aqui é o nosso "BOX".

Suspensão Trazeira do Omega (tutorial de adaptação).

Mensagempor Rodrigo Márcio » Sáb, 04 Jul 2009 7:09 pm

Amigos, como prometí, aquí está o tutorial para adaptação da suspensão independente do Omega no Opala (no meu caso, a Caravosa II) Ainda não terminei, mas até onde já fui dá pra se ter noção de como se faz. É uma adaptação difícil e de muito trabalho, mas com paciência e perseverança é possível fazê-la.
Para começar, o paciente, digo, o carro deve ser virado de cabeça para baixo (no meu caso, como estou restaurando tudo, ela foi totalmente desmontada). Fiz isso utilizando dois tambores de 200 litros, apoiando a dianteira na pequena travessa que une as longarinas, póximo ao radiador, e a trazeira na base onde fica a tranca do porta malas (no Opala tem que usar a criatividade para colocar o tambor, imagino que ele possa ficar no vão da tampa do porta malas, apoiado em alguma parte da estrutura). Com o carro virado, devem ser retirados todos suportes nos quais a suspensão original é fixada. Fiz isso com uma lixadeira, uma talhadeira fina e uma marreta. Remova todos pontos de solda que fixam esses suportes. Existem dois pequenos reforços que unem as caixas de ar e as longarinas. Eles devem ser removidos, também, por estarem onde os leques irão passar. Os reforços são os da foto:
Imagem
Depois de tudo removido, começa a fase da adaptação. No meu caso, optei por remover a lataria que fica logo abaixo do banco trazeiro, por facilitar a soldagem. Como a travessa da suspensão do Omega tem dimensões para ser parafusada, ela estrapola algumas partes estruturais do Opala. Veja na foto que as partes onde são parafusadas no Omega ficam bem em cima desta travessa:
Imagem
Ao alinhar a suspensão do Omega, percebí que seria malhor soldá-la, pois isso reforça a estrutura do carro. Foram feitos recortes na travessa estrutural, e nos recortes, soldadas chapas para fechá-lo (infelizmente não tirei fotos antes de soldar a travessa no lugar) Feito isso, a travessa foi soldada com MIG no lugar:
ImagemImagem
Fiz um reforço estrutural em "X" com a travessa do Omega, soldando duas barras de metalon (chapa 14) unindo as longarinas ao centro da travessa:
ImagemImagem
Fiz dois reforços, um de cada lado, unindo a travessa às longarinas:
ImagemImagem
ImagemImagem
Com o diferencial fixado em seu local, solde uma barra de metalon unindo as duas barras em forma de X, de forma que o suporte que prende a ponta do diferencial possa ser adaptado nessa barra. Solde também uma barra unindo o X, bem abaixo da travessa, para que possa soldar essa barra na travessa:
ImagemImagem
Imagem
É importante que, ao cortar as barras, para cada local de encaixe a ser soldado, os ângulos dos cortes estejam perfeitamente alinhados com os locais a serem soldados.
Depois que adaptei toda a travessa com os reforços, percebí que os leques do Omega, apesar de coincidirem com as bases das molas do Opala, a altura não permitia que fossem usadas molas maiores (ficariam pequenas e o carro muito alto). Tive então que fazer o que mais me deixou triste com a adaptação: cortar as longarinas para que as molas pudessem ficar dentro delas. Utilizei um tubo de cinco milímetros de espessura e quinze de diâmetro para ser colocado na seção feita nas longarinas (o tubo foi cortado com doze centimetros de altura):
ImagemImagem
ImagemImagem
Com vocês podem ver foi feito um corte que se estende na quina da longarina. Esse corte é devido ao local que o leque se movimenta, tendo que ser removida esta parte. No lugar será soldada uma chapa com o contorno do leque. Aqui já com os tubos no lugar:
ImagemImagem
Notem que os tubos sobram uma parte, que será cortada para alinhar com a longarina e evitar que as homocinéticas encostem neles com o movimento da suspensão. Uma visão de como fica a adaptação vista de cima:
Imagem
Agora com o diferencial e os leques no lugar:
Imagem
Foi soldada uma chapa para servir de base onde as molas apoiarão (aprox. 3mm de espessura). Também foi feito um rebaixamento nos tubos, de maneira que ficassem ajustados ao desenho do corte da longarina e houvesse um rebaixamento na parte onde ficam as homocinéticas. Foram soldadas chapas nos recortes onde os leques atuam:
ImagemImagem
ImagemImagem
ImagemImagem
Assim que for desenvolvendo a adaptação, vou completando o tutorial com fotos, ok!
Editado pela última vez por Rodrigo Márcio em Sex, 10 Jul 2009 9:30 pm, no total de 2 vez
Rodrigo Márcio

Data de registro: Qui, 21 Set 2006 3:18 pm

Re: Suspensão Trazeira do Omega (tutorial de adaptação).

Mensagempor Marcelo SS » Sáb, 04 Jul 2009 7:30 pm

muito interessante,
quanto você acha que vai custar todo o serviço?

material + mão de obra
>Opala SS-4/78 prata inca, ar+dh, manual, N.F. (na família desde 1979)
>Kadett 94/5 GSi conversível, branco, top de linha + capota elétrica, 100% original com apenas 52.000km
Imagem
Marcelo SS

Data de registro: Dom, 01 Mar 2009 4:06 pm

Mensagempor Rodrigo Márcio » Sáb, 04 Jul 2009 8:49 pm

O que gastei até agora foi o seguinte:
Suspensão (travessa + leques + sistema de freio trazeiro) R$400,00
Diferencial R$450,00
Barras de tração + homocinéticas R$400,00
Solda MIG R$280,00
Material (chapas, tubos, etc) R$200,00
Total R$1730,00
A trabalheira não tem preço...
Editado pela última vez por Rodrigo Márcio em Sex, 10 Jul 2009 9:32 pm, num total de 1 vezes
Rodrigo Márcio

Mensagempor Marcelo SS » Sáb, 04 Jul 2009 9:34 pm

Rodrigo Márcio escreveu:O que gastei até agora foi o seguinte:
Suspensão (travessa + leques + sistema de freio trazeiro) R$400,00
Diferencial R$450,00
Barras de tração + homocinéticas R$400,00
Solda MIG R$120,00
Material (chapas, tubos, etc) R$200,00
Total R$1570,00
A trabalheira não tem preço...

barato não é, mas o resultado certamente compensa todo o investimento.

quando ficar pronto decreva como ficou o "comportamento" do carro

desejo sucesso
>Opala SS-4/78 prata inca, ar+dh, manual, N.F. (na família desde 1979)
>Kadett 94/5 GSi conversível, branco, top de linha + capota elétrica, 100% original com apenas 52.000km
Imagem
Marcelo SS

Data de registro: Dom, 01 Mar 2009 4:06 pm

Mensagempor Rodrigo Márcio » Sex, 10 Jul 2009 9:39 pm

Tópico atualizado.
Rodrigo Márcio

Mensagempor sapo_joe-tm » Dom, 12 Jul 2009 12:58 pm

Cara, parabéns pela iniciativa e pelo pioneirismo!!

Sucesso na empreitada!
Imagem
Comodoro SL/E 91

Agora são seis!!!
sapo_joe-tm

Data de registro: Dom, 21 Mar 2004 2:21 am

Mensagempor jsanches » Qui, 30 Jul 2009 10:29 pm

Ótimo tópico, tenho o mesmo interesse, mas montar em opala.
Vou ficar de olho no tópico...
Juliano Sanches

Diplomata 1992 4.1i [Megasquirted]
Comodoro 1978 4.1i [Under Construction...]
jsanches

Data de registro: Ter, 25 Jul 2006 2:54 pm

Mensagempor acochaves » Qui, 20 Ago 2009 3:56 pm

e ai amigo como esta ficando a adaptacao, tem mais noticias pra nos mortais e curiosos.
Opala Comodoro 84 verde aquarius
injecao eletronica MegaSquirt1 V3 Controlando injecao e Ignicao
4 cil gasolina
Monza sl/e 85/86 vermelho
carburador 3e por enquando logo MPFI
acochaves

Data de registro: Qua, 13 Fev 2008 4:48 pm

Mensagempor CARLOS HENRIQUE DA SILVA » Seg, 24 Ago 2009 8:49 pm

vou fazer a mesma coisa com a minha caravan
CARLOS HENRIQUE DA SILVA

Data de registro: Sáb, 03 Jul 2004 9:47 pm

Mensagempor mestrev8 » Ter, 25 Ago 2009 9:26 pm

O bom q a suspensão pode ser do omega 4cc.

Rodrigo, vc fez essa adaptação em casa mesmo ou numa oficina? Acho que se o cara tive ruma estrutura boa, fica mais fácil.
Mas ficou bem legal. Quando achar uma susp dessa, vou comprar e deixar queta aqui pro santa matilde!
Santa Matilde 4.8 n°198 1979 - Fase II em andamento
4 292 , 1 4.4 e 2 4.1i no estoque.
somando tudo = 48 cilindros e 36600cc ;)
mestrev8

Data de registro: Ter, 15 Mar 2005 8:36 pm

Mensagempor Rodrigo Márcio » Ter, 25 Ago 2009 10:53 pm

acochaves escreveu:e ai amigo como esta ficando a adaptacao, tem mais noticias pra nos mortais e curiosos.

Esses dias estou dando um tempo. Devo recomeçar mês que vem (é um serviço muito cansativo fisicamente e monetariamente). Manterei o tópico atualizado, blz!
mestrev8 escreveu:O bom q a suspensão pode ser do omega 4cc.

Rodrigo, vc fez essa adaptação em casa mesmo ou numa oficina? Acho que se o cara tive ruma estrutura boa, fica mais fácil.
Mas ficou bem legal. Quando achar uma susp dessa, vou comprar e deixar queta aqui pro santa matilde!

Estou fazendo no sítio de um colega. Existem amparatos para virar o carro (ciborgs) em oficinas de restauração. O porém é o preço...
Tenho uma suspensão dessa (travessa, leques, discos e uma pinça de freio). Tb tenho um diferencial para Omega 4 cil com as homocinéticas. Se tiver interesse podemos negociar, ok!
Rodrigo Márcio

Mensagempor mestrev8 » Sáb, 29 Ago 2009 12:14 am

Rodrigo Márcio escreveu:
acochaves escreveu:e ai amigo como esta ficando a adaptacao, tem mais noticias pra nos mortais e curiosos.

Esses dias estou dando um tempo. Devo recomeçar mês que vem (é um serviço muito cansativo fisicamente e monetariamente). Manterei o tópico atualizado, blz!
mestrev8 escreveu:O bom q a suspensão pode ser do omega 4cc.

Estou fazendo no sítio de um colega. Existem amparatos para virar o carro (ciborgs) em oficinas de restauração. O porém é o preço...
Tenho uma suspensão dessa (travessa, leques, discos e uma pinça de freio). Tb tenho um diferencial para Omega 4 cil com as homocinéticas. Se tiver interesse podemos negociar, ok!

Deixa eu dar um gás no carro.. ele tá bem desmotando, motor aberto.. Amanhã vai arrumar a fibra :cheers: Não adianta nada investir agora em susp de omega mas com certeza tenho interesse sim. se ficar no msn, pode me add. só olhar no perfil.
valeu
valeu
Santa Matilde 4.8 n°198 1979 - Fase II em andamento
4 292 , 1 4.4 e 2 4.1i no estoque.
somando tudo = 48 cilindros e 36600cc ;)
mestrev8

Data de registro: Ter, 15 Mar 2005 8:36 pm

Mensagempor Ivan Bertoni » Seg, 26 Out 2009 10:37 pm

Como anda esse projeto ?
GM Caravan 1981 4 cilindros.
Não é apenas 4 cil. São 4 cilindrões !
Caravan = Coração de mãe...
Sempre cabe mais um !
Paixão sem limites.
Ivan Bertoni

Data de registro: Dom, 11 Out 2009 1:15 am

Mensagempor Rodrigo Márcio » Ter, 27 Out 2009 9:32 am

Ivan Bertoni escreveu:Como anda esse projeto ?

Devagar, por falta de tempo...
Rodrigo Márcio

Mensagempor acochaves » Sáb, 09 Jan 2010 3:36 pm

E ai amigo conseguiu terminar a adaptacao? como ficou?
Opala Comodoro 84 verde aquarius
injecao eletronica MegaSquirt1 V3 Controlando injecao e Ignicao
4 cil gasolina
Monza sl/e 85/86 vermelho
carburador 3e por enquando logo MPFI
acochaves

Data de registro: Qua, 13 Fev 2008 4:48 pm

Próximo

Retornar para Preparação