TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Quer dar uma apimentada no desempenho do seu Opala? Ou melhorar o rendimento dos freios? Aqui é o nosso "BOX".

TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Mensagempor gabriel_diplomata90 » Dom, 15 Fev 2009 5:11 pm

Para leigos...
o que sao os tais tuchos mecanicos?...pra que servem?..no que melhoram o desempenho?
Quais as difderenças dos mecanicos para os hidraulicos?
Opala diplomata 90 Preto, 6 bocas, 6x2 (com 2 JK) , Carburador 3E


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gabriel_diplomata90
 
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Re: TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Mensagempor Azeitona80 » Seg, 16 Fev 2009 10:30 am

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Ou seja, são aqueles birinaites bem ali, sob aquela tampinha, do lado oposto às velas.

Mas vamos à lição

Para começar a entender o que é um tucho, primeiramente vejamos sua definição no dicionário. “Tucho” nada mais seria que um “pino”, e, mecanicamente falando, uma “haste metálica que articula ou firma duas ou mais peças”.

Pois bem.

Nos motores de quatro tempos, para viabilizar a entrada da mistura ar-combustível no motor e, após sua explosão, a consequente saída dos gases queimados, existem as válvulas de admissão e de escape - as quais são administradas pelo eixo-comando de válvulas (ou simplesmente comando).

Para auxiliar seu trabalho (e não deixá-lo ali, solto, de bobeira) esse comando possui pequenos ressaltos que ficam em contato permanente com os tuchos - pois cada um destes tuchos possui um pequeno pistão dentro de um cilindro que é acionado pelo próprio óleo do motor. Daí o nome de “tucho hidráulico” - que dá origem, tecnicamente falando, a um sistema de “abertura de válvulas assistida hidraulicamente” (bonito, não?)…

Eis a cara do bichinho:
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Ao vivo e a cores ele quase parece um cartucho de espingarda… Ói só:
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A vantagem de sua utilização é que, por estar em contato permanente com o comando, resulta não só numa ausência de folga como num funcionamento bem mais silencioso do motor (redução do nível de vibração) - além de dispensar a verificação periódica da folga das válvulas.

Curiosamente o tucho convencional - chamado equivocadamente de tucho mecânico, pois é apenas sólido (sem o pistãozinho interno, ou êmbolo) - é mais adequado para altas rotações quando o comando fica no bloco. Daí ser essa a principal razão de seu emprego no famoso motor 250-S do Opala, surgido em 1974. Já o tucho hidráulico passou a ser utilizado na versão mais “mansa” desse motor, o 250.

Já aqui e aqui foi possível entender melhor que o tucho hidráulico funciona de uma forma parecida com um amortecedor, pois possui também uma mola, a qual é responsável por manter o êmbolo para fora. Contudo,ao contrário do amortecedor, não é totalmente fechado, eis que nele existem dois orifícios: um para admitir e o outro para descarregar o óleo que circula sob pressão no motor. Uma imagem vale por mil palavras:
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Esses orifícios são controlados por uma válvula, que por sua vez, é controlada pelo deslocamento do êmbolo.

Quando o comando (tal qual um virabrequim) não está forçando o balancim da válvula, os orifícios estão abertos. Devido ao deslocamento do óleo provocado pela bomba, ocorrerá uma troca do lubrificante que está no interior do tucho. Isso é importante por dois motivos: em primeiro lugar para eliminar qualquer bolha de ar que esteja presente; em segundo, para permitir a troca de calor mantendo arrefecido (resfriado) o tucho.

Já quando o comando força a abertura da válvula, os orifícios são fechados e o lubrificante fica preso no interior do tucho. Mais um exemplo visual, com sua atuação junto à válvula:
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Uma vez esclarecido seu funcionamento, podemos entender quando é que se dão os perrengues. Eles começam se um desses orifícios estiver fechado - daí o óleo não vai entrar e os tuchos não serão carregados (não se movimentarão).

Ou seja, estarão travados, ou “engripados”.

E o que pode levar a isso? Diversos motivos. Óleo de má qualidade, óleo contaminado com impurezas (em função de combustível batizado, por exemplo), óleo de baixa viscosidade, baixa pressão do óleo (bomba desgastada ou entupida), fora o próprio desgaste natural do motor.

Ou seja, estar com a troca do óleo e do filtro de óleo em dia ajudam - e muito! Isso sem falar em usar combustível de qualidade. Sei que sai mais caro, mas economia à base de porcaria não adianta nada…


Espero que ajude Colega!!!!!
Abraços
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Re: TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Mensagempor Azeitona80 » Seg, 16 Fev 2009 10:38 am

DESEMPENHO E DIFERENÇAS, TEXTO RETIRADO_ CLUBE DO OPALA PARANÁ

(POST SOBRE LITERATURA TECNICA SOBRE TUCHO)

difernça entre o comando de tucho mecanico e hidraulico?

Comandos para tucho mecânico

1)Trabalham com folga entre tucho e comando ou conjunto de balancins para ajustes de diagrama;
2)O inicio da rampa de levantamento é precedido por rampa de velocidade constante;
3)Processo de fabricação inferior e mais simples que o de tucho hidráulico;
4)Possuem ótima precisão a 0,05 e perdendo com folgas de funcionamento;
5)Maior flutuamento de válvulas no início e no fim da abertura e menor flutuamento no ápice;
6)Trabalham com temperaturas menores que os de tucho hidráulico;
7)Possuem funcionamento ruidoso(principalmente quando a velocidade de abertura é elevada);
8)Trabalham com diagrama variável devido às folgas de ajuste(dilatação térmica);
9)Trabalham sem perda de lift na rampa de aceleração;
10)Produz maior torque em baixas rotações;
11)Possuem menor limite de flutuamento de válvulas;
12)Possibilitam ajustes diferenciados no caso de comando com ressaltos iguais;
13)Necessitam de manutenção das folgas de correção;
14)Possuem diagramas mais flexíveis devido ao maior torque disponível em baixas rotações;
15)O mecanismo de acionamento das válvulas é mais robusto, mais barato e mais confiável;
16)Sofrem menor desgaste que os de tucho hidráulico(se o material for o mesmo);
17)Permitem pequenos erros nos cálculos de projeto devido a possibilidade de corrigi-los por intermédio das folgas de ajuste;
18)Ocasionam maior desgaste das sedes de válvulas e demais componentes do mecanismo;
19)Não depende de boa pressão de óleo para um bom funcionamento;
20)Não ocasiona variações de pressão no circuito de lubrificação do motor;


Comandos para tucho hidráulico

1)Trabalham sem folga entre tucho e comando ou conjunto de balancins para ajustes de diagrama;
2)O inicio da rampa de levantamento não é precedido por rampa de velocidade constante(a rampa de aceleração é ligada diretamente ao círculo base...apenas no caso de círculo base centrado);
3)Processo de fabricação superior e mais complexo que o de tucho mecânico;
4)Possuem ótima precisão a 0,05 e também com "folgas"(zero) de funcionamento;
5)Menor flutuamento de válvulas no início e no fim da abertura e maior flutuamento no ápice;
6)Trabalham com temperaturas maiores que os de tucho mecânico;
7)Possuem funcionamento silencioso;
8)Trabalham com diagrama fixo devido à inexistência de folgas de correção e à correção dos próprios tuchos;
9)Trabalham com perda de lift na rampa de aceleração;
10)Produz menor torque em baixas rotações;
11)Possuem maior limite de flutuamento de válvulas;
12)Não possibilitam ajustes diferenciados no caso de comando com ressaltos iguais;
13)Necessitam de manutenção dos tucho que eventualmente entopem;
14)Possuem diagramas menos flexíveis devido ao menor torque disponível em baixas rotações;
15)O mecanismo de acionamento das válvulas é menos robusto, mais caro e menos confiável;
16)Sofrem maior desgaste que os de tucho hidráulico(se o material for o mesmo);
17)Não permitem erros nos cálculos de projeto devido a impossibilidade de corrigi-los por intermédio das folgas de ajuste que não existem;
18)Ocasionam menor desgaste das sedes de válvulas e demais componentes do mecanismo;
19)Depende de boa pressão de óleo para um bom funcionamento;
20)Causa variações de pressão no circuito de lubrificação do motor;




OBS.1: Comnado HIDARULICO trabalha com tucho HIDRAULICO e ou MECANICO.
Comnado MECANICO trabalha APENAS com tucho MECANICO.

OBS. 2: Se a troca for feita da forma correta não há problema algum...apenas deve-se atentar para as vantagens e desvantagens de cada tipo de sistema.
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Re: TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Mensagempor muhamed » Seg, 16 Fev 2009 10:45 am

baita aula.... :shock:
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Re: TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Mensagempor Azeitona80 » Ter, 17 Fev 2009 2:18 pm

HEHEHE....
Estamos ai para ajudar noque podemos.......
Sou novato, mas ando lendo muito e me aprofundando...Principalmente em preparações....
Tenho um 4cc que estou preparadando.....
E sei que terei minhas duvidas, e iram me ajudar.
então minha parte em ajudar to fazendo....
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Re: TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Mensagempor dalek » Seg, 02 Mar 2009 2:53 am

Pergunta: na figura
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a arvore (camshaft) nao deveria estar diretamente embaixo do tucho?
Mauricio: não tem um Opala

i am inspired. i will replace my windshield... with an intercooler. swedishK
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Re: TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Mensagempor thallisguimaraes » Seg, 02 Mar 2009 2:33 pm

dalek escreveu:Pergunta: na figura
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a arvore (camshaft) nao deveria estar diretamente embaixo do tucho?


Esse deve ser outro tipo de sistema, nos nossos motores vem acima da arvore de comando!
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Re: TUCHOS?!....O QUE SAO E PRA QUE SERVEM..

Mensagempor Azeitona80 » Sex, 06 Mar 2009 1:28 pm

Foi apenas uma explicação sobre como funciona o tucho......
E suas variáveis......
Ganhos e perdas.
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