Preparação 292 4800 - Dúvidas/Sugestões

Quer dar uma apimentada no desempenho do seu Opala? Ou melhorar o rendimento dos freios? Aqui é o nosso "BOX".

Preparação 292 4800 - Dúvidas/Sugestões

Mensagempor mestrev8 » Seg, 26 Jul 2010 8:48 pm

Senhores, boa noite.

Estou com o projeto do meu 292 em andamento. E com certeza será injetado(talvez não inicialmente por causa do custo ](*,) )

Minha dúvida é se já parto prá injetado logo de cara ou faço provisóriamente com um dfv (dependendo do custo, prefiro ir logo na injeção, assim não preciso gastar na reforma de 2 cabeçotes , opala e omega respectivamente). Queria já partir pro cabeçote do omega, que acho q não tem problema de andar carburado. aí quando injetasse, só trocava a admissão. Tem algum problema usar o cabeçote de omega com carburador? Já tenho a admissão do omega com os bicos e flautas. Terei que mudar os bicos? Qual o melhor controle? MEga x Pandoo x Fueltech?
Alguém tem o manual da mega/pandoo/fueltech prá imprimir?

Vou utilizar tudo do omega, inclusive a roda fonica, polia e seus agregados. No omega não tem distribuidor, a ignição é controlada eletronicamente. Acho q vale a pena manter essa configuração aposentando o distribuidor. Mas como faço prá bomba de óleo rodar sem o distribuidor? no omega tem apenas uma chapinha no lugar..

Minha intenção é de usar o carro na rua,mas um tikin mais forte :colors: . Prá começar, vou usar comando do omega. Já tenho estas peças na mão, o que barateia bastante minha aventura. Dependendo de como ficar, eu deixo assim. Mas acho que vai rolar um segundo estágio contempla um comando mais nervoso, 278°, por aí. Qual a especificação de um comando ideal prá mim, lobe, essas coisas?

Outra dúvida é o seguinte, o que preciso pro cabeçote? Eu vi várias receitas no forum, incluindo o trabalho das válvulas, polimento dos dutos e utilização de válvulas de admissão do v6 gm + admissão do opala 4cc no escape. Achei bem interessante, pois o custo não fica alto. Além disso, pretendo rebaixar o cabeçote em 2mm. Vale a pena prá esses comandos fazer isso? alguma sugestão? dá prá fazer no do omega?

Pretendo colocar tucho mecanico. Tem como colocar usando comando do omega? ou não tem nada a ver? Precisa mexer nas molas do cabeçote?(acho q nao)

O escape será soffiato.

Mandei balancear hj o conjunto todo: vira, polia, plato e volante(opala 4cc). :cheers:

Precisa de parafusos ARP ? A medida dos prisioneiros do 292 são iguais do 250? (não conferi ainda, preguiça haha)

Eu quero fazer de uma forma de que não precise ter mais retrabalho de ficar mexendo na mesma coisa mais de uma vez. Isso reduz gastos e stress. Melhor fazer bem feito de cara do que ficar refazendo depois.

O cambio, por enquanto vai ser o de dodge 3 marchas. Não acredito que o clec-clec aguente umas fritadinhas esporádicas. E como esse motor é bem torcudo, acho q vai ser legal ter uma 1ª q dá 90. Mas no futuro quero 5 marchas, até mesmo do omega (guenta?) ou c20/ s10 v6. Diferencial de maverick 3,07 (ou mais longo. gosto de cambio longo)

Ah, vai beber álcool

Sei que perguntar quanto de potência é muito relativo pq depende de N" fatores, mas acho q como o original, todo estrangulado com um misero carburadorzinho ele dá 148cv e 36kgmf de torque, quando q ele vai dar nessa salada aí, com comando omega e um 278?

Eu estimo que com omega beire os 220cv e uns 40kgmf de torque. Alguém arrisca/ fez algo parecido?

Aguardo opiniões e sugestões.

Quero fazer com que nesse ano ainda o bicho ronque. de preferencia, claro, injetado .

Grande abraço a todos.
Santa Matilde 4.8 n°198 1979 - Fase II em andamento
4 292 , 1 4.4 e 2 4.1i no estoque.
somando tudo = 48 cilindros e 36600cc ;)
mestrev8

Data de registro: Ter, 15 Mar 2005 8:36 pm

Re: Preparação 292 4800 - Dúvidas/Sugestões

Mensagempor skindedo » Qui, 29 Jul 2010 10:37 am

iae mestre tranquilo?

seguinte.. eu não sei qual o melhor, mas nunca vi ninguém falar mal da fueltech , então eu iria dela... sem contar que temos suporte dela aqui mesmo no opala.com hehehe..
se for pra rua o comando, pegue um 272/272, com 109 de lobe .. vai da uma média de 2000 a 6000 rpm.. não vai embaralhar...
acho que as valvulas nem precisa mecher velho... esse motor ja é um motor bem alimentado.. só leve o cabeçote em um bom lugar e mande trabalhar nele, fazendo dutos, polindo, deixando eles perfeitos.. pq a alimentação desse motor ja é boa...
parafusos ARP são bem vindos se vc tiver um contato facil (é bom para futuras preparações ... )
eu iria com o dif do maverick.. blocado ...
se vc vai trocar comando troque de qualquer maneira o seu bura..
bura original com comando bom ... vai deixar o carro esguelado, vc vai arrombar o carburador e mesmo assim não vai conseguir chegar perto de um carro com um bura bom.. preferência minha.. vá de w40 sem choro heheh..
w40 é investimento.. então vc não irá se arrepender.. até o barulho do carro muda d tanto ar q esse trem puxa akepkaepkae (fica mais alto... falo isso pq ja fiz o teste)
eu acho que passar de 148 para 220 seria muita coisa... com apenas um comando e trabalho no cabeçote...
mas se vc colocar um bura decente.. acho que chega nisso dai ...

espero ter resolvido algumas de suas dúvidas .. ehuehuehe
abrassss
Opala De Luxo 76, 4100 alcool, w40+6x2
Imagem
skindedo

Data de registro: Qua, 31 Dez 2008 10:08 am

Mensagempor mestrev8 » Qui, 29 Jul 2010 12:21 pm

skindedo escreveu:iae mestre tranquilo?

seguinte.. eu não sei qual o melhor, mas nunca vi ninguém falar mal da fueltech , então eu iria dela... sem contar que temos suporte dela aqui mesmo no opala.com hehehe..
se for pra rua o comando, pegue um 272/272, com 109 de lobe .. vai da uma média de 2000 a 6000 rpm.. não vai embaralhar...
acho que as valvulas nem precisa mecher velho... esse motor ja é um motor bem alimentado.. só leve o cabeçote em um bom lugar e mande trabalhar nele, fazendo dutos, polindo, deixando eles perfeitos.. pq a alimentação desse motor ja é boa...
parafusos ARP são bem vindos se vc tiver um contato facil (é bom para futuras preparações ... )
eu iria com o dif do maverick.. blocado ...
se vc vai trocar comando troque de qualquer maneira o seu bura..
bura original com comando bom ... vai deixar o carro esguelado, vc vai arrombar o carburador e mesmo assim não vai conseguir chegar perto de um carro com um bura bom.. preferência minha.. vá de w40 sem choro heheh..
w40 é investimento.. então vc não irá se arrepender.. até o barulho do carro muda d tanto ar q esse trem puxa akepkaepkae (fica mais alto... falo isso pq ja fiz o teste)
eu acho que passar de 148 para 220 seria muita coisa... com apenas um comando e trabalho no cabeçote...
mas se vc colocar um bura decente.. acho que chega nisso dai ...

espero ter resolvido algumas de suas dúvidas .. ehuehuehe
abrassss

Fala aí skindedo!
Eu tbm nunca ouvi falar mal não.. prá alimentar o bicho vou usar o cabeçote do omega, q já tem 6 bicos.. além de já ter tudo, não quero depender de carburador... questão pessoal mesmo hehe. e também, iria ter q comprar uma W40, que não está no orçamento agora.
Onde que acha esse comando aí? Falam q o do omega é 266°.. mas não tenho mta informação. aí acho q 6° nem vale a pena mudar.

Cabeçote pretendo fazer mês q vem essa geral. Mas acho que para o q vou fazer agora, só essa acertadinha já dá blz.

ARP, não tenho contato não. inclusive não sei se a medida dos prisioneiros são iguais ( 292x250). Caso saiba aonde tem, dependendo de quanto for, compro logo. não quero ficar abrindo motor depois.

Precisa blocar? ehhehe Onde que tem? Minha relação tá com uma folga boa, vou ter que mexer mesmo. aí já colocaria essa blocada. mas num fica ruim de curva não?

Bura, a intenção é SE eu for mendigar e não botar injeção de cara, é andar de dfv provisório. como falei, prefiro injeção e arrumar um bura bom, seria gasto não orçado.. e o orçamento tah tenso.. gastei 6000 e o carro nem se mexeu ainda hahahahah

mas obrigado pelo o apoio.
abraço
mestrev8

Mensagempor skindedo » Qui, 29 Jul 2010 12:59 pm

blocar é uma boa neh cara..
mais dificil de quebrar ...
colocar cavalo no bicho e ficar com um dif fraco é tenso..
da uma arrancada com o carro .. só vai ou vi o estalo .. e dpois os clec clec clec clec askdpaksdpkas...
sobre os gastos isso dai é normal neh ...
mas te garanto q vai ser totalmente diferente com outro bura.. pode confiar...
dfv 446 pra weber 40 tem MUITA diferença.. principalmente para um carro q nem o seu ..
cara.. ja q não quer aumentar só 6 graus ..
pega o 525-b da Isky ..
276/276 109 de lobe e .525 de lift..
é bom pra caramba esse dai .. vai até 6500 rpm .. o barulho do carro e a potência vai ser outra hehehe
mas .. com dfv eu continuaria com esse original q vc ta ai ...
mas... eu ainda faria oq t falei.. 276, w40 .. ;P
se for fazer faz direito neh hehehe
como todo mundo diz .. é o conjunto..
eu ando de w40 .. e digo q arrependo de não ter comprado comando/trabalhado cabeçote...
tenta junta um pouco mais d grana..
=D
pode confiar !!!
abrasssssssssssss
Opala De Luxo 76, 4100 alcool, w40+6x2
Imagem
skindedo

Data de registro: Qua, 31 Dez 2008 10:08 am

Mensagempor j ricardo » Qui, 29 Jul 2010 2:49 pm

Olá mestrev8 !
uma dica: esse motor aceita comando bravo mais facil que o 4100/4400... um 278 que em alguns opalas dá uma leve embaralhada, no seu motor a lenta fica intocada...
qualquer comando que fique bravo no 250, não vai ficar tão bravo no 292...

lembre também que nunca vai girar igual o 250!

quanto á bomba de oleo, se eu não me engano debaixo da chapinha tem um eixo que toca a bomba e é movimentada pelo comando... parece um eixo de distribuidor de opala sem o distribuidor...

se o carro vai ser para rua legal seria o diferencial da f1000 com blocante de fabrica, ele é com molas e fica perfeito para rua... relação tem que ser 3,07...

injeção todas tem vantagens e desvantagens...
a fueltech é mais cara, mas como muita gente usa e ninguén fala mal deve ser jóia
a mega tem mais recursos que todas, e é barato, porém é dificil ficar mexendo...
a pandoo também nunca ninguém comdenou...
j ricardo

Data de registro: Seg, 05 Jul 2010 11:02 pm

Mensagempor mestrev8 » Dom, 01 Ago 2010 9:25 pm

opa, beleza! obrigado pelas dicas.
eu vi no meu motor de omega e já tirei o eixo da bomba de óleo...
vou injetar de vez mesmo.
assim que fechar o motor todo, vai ser injetado com comando e bobina de omega. no futuro eu dou uma trabalhada e ponho um comando mais forte(278,282) e troco os prisioneiros por ARP.
assim q tiver novidades, mantenho o povo informado :king:
mestrev8

Mensagempor PINNO » Qui, 05 Ago 2010 7:02 pm

Salve rapaziada !

Então, tou planejando um 292 também, mais quero chegar aos 5.2 litros.

Porém estou com uma dúvida, preparo o 292 (Não sei a configuração necessária pra deixá-lo com 5.2 litros) ou faço a artimanha de colocar o virabrequim do 292 no 250 ?

Aliás, tÔ acompanhando o tópico.

Abraços.
Imagem
Caravan '80 Standard 151-S/Gasolina
PINNO

Data de registro: Qua, 22 Jul 2009 2:34 pm

Mensagempor mestrev8 » Qui, 05 Ago 2010 8:36 pm

hehehh fazer o 311 :twisted:
pelo q eu li, se colocar bielas maiores (7.1" ou 7.25") dá prá usar pistaõ de opala 4". aí dá os 5.1
mas só li, não sei de quem fez nesse jeito mais barato.

eu to ansioso com o meu. o comando do omega já tá em ponto de bala prá ser montado, mandei vir o retentor do eixo traseiro... só vai sobrar o cabeçote. ele, só mês q vem, pq to quebrado hahahha
mas vou direto prá injeção e bobina de omega. tchau pro carb e pro distribuidor.
mestrev8

Mensagempor Rogerio292 » Qui, 05 Ago 2010 11:56 pm

Fala Mestre!
Resolvida a questão de começar com ele injetado então.
No comando fica a dúvida de qual graduação usar por conta do baixo giro que o motor tem originalmente. O receio é que dando mais folego com uma admissão melhor que o H40 original ele suba mais de giro e vibre mais mesmo com o conjunto balanceado. Digo isto por conta do alto curso e a R\L pior que a do 250.
Eu pensei em testar um comando da Silverado que é feito pra torque em baixa pra ver como fica. Ou se for girar um pouco mais o do 250S mesmo.
Qual é a tua intensão em relação ao corte de giro máximo no teu projeto?

Na tranmissão acho que cambio 260F do Dodge ou um Clark 2215 pra aproveitar melhor a quinta marcha.
Diferencial do Maveco pra aguentar o torque.

Pinno, se fosse montar um hoje eu tentaria usar o vira do 292 no bloco do 250 com pistões de 4". Mesmo sabendo que a R/L vai ficar pior ainda. Mas o custo seria mais baixo que montar no bloco do 292.
Tinha um texto do Rafael Castilhos sobre isto a um tempo no Yahoo/Geocites mas a página não existe mais.

Abrçs
Rogerio292

Data de registro: Qua, 02 Jun 2010 11:48 pm

Mensagempor mestrev8 » Sex, 06 Ago 2010 12:27 am

Rogerio292 escreveu:Fala Mestre!
Resolvida a questão de começar com ele injetado então.
No comando fica a dúvida de qual graduação usar por conta do baixo giro que o motor tem originalmente. O receio é que dando mais folego com uma admissão melhor que o H40 original ele suba mais de giro e vibre mais mesmo com o conjunto balanceado. Digo isto por conta do alto curso e a R\L pior que a do 250.
Eu pensei em testar um comando da Silverado que é feito pra torque em baixa pra ver como fica. Ou se for girar um pouco mais o do 250S mesmo.
Qual é a tua intensão em relação ao corte de giro máximo no teu projeto?

Na tranmissão acho que cambio 260F do Dodge ou um Clark 2215 pra aproveitar melhor a quinta marcha.
Diferencial do Maveco pra aguentar o torque.

Pinno, se fosse montar um hoje eu tentaria usar o vira do 292 no bloco do 250 com pistões de 4". Mesmo sabendo que a R/L vai ficar pior ainda. Mas o custo seria mais baixo que montar no bloco do 292.
Tinha um texto do Rafael Castilhos sobre isto a um tempo no Yahoo/Geocites mas a página não existe mais.

Abrçs

Isso ae! agora é injetado. Eu vou com o comando do omega msm pq além de já ter ele em mãos, não gira taaaaaaanto assim. o omega tem a potência máxima a 4500rpm(ele é mais forte do q o 250-s). Pretendo ter como corte de giro uns 5200rpm. não adianta ir mais do que isso.
A R/L dele nem é tããão horrível assim. É 0,304, bem próximo do ideal. Inclusive ele tem uma R/L melhor do que a do 4.1 (0,309). O que pega são as bielas q são realmente grandes. 260F é o 3 marchas?? vou usar ele mesmo pq tenho em mãos. mas quero um 5 marchas.. gosto de carro com cambio longo, ainda mais q ele é torcudo e não tem problema. eu quero ver se ponho uma relação 2,87 do mav automático + 5 marchas..
dif do maveco já está sendo adaptado pro SM, incluindo pinças de freio traseiro de tempra.

Fzer a salada de vira de 292 em 250 não é prá mim agora.. uma coisa de cada vez.
um abraço
mestrev8

Mensagempor Rogerio292 » Sex, 06 Ago 2010 12:53 am

Fala Mestre,
O 260F é o de 4 marchas.
O 260T é o tres que vc tem.
Boa sorte na montagem!
Abrçs
Rogerio292

Data de registro: Qua, 02 Jun 2010 11:48 pm

Mensagempor Bremm » Sex, 06 Ago 2010 4:45 am

Vou dar meu pitaco de leigo: se tiveres grana para injetar e o carro é para ser "de rua", vá de MegaSquirt. O custo do módulo é inferior ao das injeções "de competição" (aproximadamente metade do preço de uma Fueltech, se comprares direto dos EUA). Já conheço gente que adaptou, e funciona bem. Pretendo comprar a minha no ano que vem, e me livrar da DFV 446. A MegaSquirt tem um mapa 2D de compensação de rendimento volumétrico e curvas de compensação em função da leitura de sensores, incluindo de TPS, entre outras coisas.

Alguns exemplos:

Monza SL/E com Mini-MS (versão 2.2)
http://www.youtube.com/watch?v=4rAA-1a0RBw
http://monzamegasquirtbr.blogspot.com/ (roteiro de instalação)

Volvo 244 turbo Megasquirt
http://www.youtube.com/watch?v=C9WF61JAlIY

BMW M50 Turbo on MegaSquirt
http://www.youtube.com/watch?v=lJpIboka-Zo

SAAB 99 turbo16v with megasquirt (344hp na roda e 400Nm)
http://www.youtube.com/watch?v=KgCF6hahqP4

De forma alguma estou desmerecendo o trabalho do pessoal da Fueltech ou fazendo "merchan" para a MS, até porque, não ganho nada prejudicando um ou favorecendo outro.
De VW1300 chega-se ao destino, mas de GM4100 é muito mais divertido.
Bremm

Data de registro: Qui, 22 Jul 2010 10:05 pm

Mensagempor mestrev8 » Sáb, 07 Ago 2010 11:03 am

fiz uma simulação no desktop dyno e achei exagerado..
tomara q seja isso mesmo kkkkkkkkkk
botei o comando de omega 266º, e bateu blz com 4500rpm.
admissão 500cfm (4/8bbl ou injeção, meu caso)
válvulas coloquei admissão 1,94" e escape 1,6"(não sei qt é o original)
como a taxa original é de 10,8, considerei 12,5 rebaixando 2mm no cabeçote.. o certo é fazer as contas hehee
e coloquei escape dimensionado, mas com abafadores.

segue os resultados:
273cv a 4500 rpm
378Nm a 3000rpm

se é mentira, não sei..
outro dia estava fazendo umas contas simples. se o omega q é 4.1 tem 168cv, ou seja 40,97cv/l. Então, um 292 com admissão e escape do omega teria 196cv.
mas usando escape mais forte, além do q a taxa do omega é 8.5 e a do 292 original é 10,8.. acho q dá prá chegar próximo aos 220, 230cv..

mudei prá taxa do omega e escape original e deu
205cv a 4000rpm
304Nm a 3000rpm

to ansioso prá acabar e botar no dinamometro heheheh
mestrev8

Mensagempor Cocones » Dom, 08 Ago 2010 9:36 pm

mestrev8 escreveu:fiz uma simulação no desktop dyno e achei exagerado..
tomara q seja isso mesmo kkkkkkkkkk
botei o comando de omega 266º, e bateu blz com 4500rpm.
admissão 500cfm (4/8bbl ou injeção, meu caso)
válvulas coloquei admissão 1,94" e escape 1,6"(não sei qt é o original)
como a taxa original é de 10,8, considerei 12,5 rebaixando 2mm no cabeçote.. o certo é fazer as contas hehee
e coloquei escape dimensionado, mas com abafadores.

segue os resultados:
273cv a 4500 rpm
378Nm a 3000rpm

se é mentira, não sei..
outro dia estava fazendo umas contas simples. se o omega q é 4.1 tem 168cv, ou seja 40,97cv/l. Então, um 292 com admissão e escape do omega teria 196cv.
mas usando escape mais forte, além do q a taxa do omega é 8.5 e a do 292 original é 10,8.. acho q dá prá chegar próximo aos 220, 230cv..

mudei prá taxa do omega e escape original e deu
205cv a 4000rpm
304Nm a 3000rpm

to ansioso prá acabar e botar no dinamometro heheheh

Cara, pode colocar um Comando maior sem medo.
Por ter grande capacidade volumetrica, pode-se usar comando de maior duração sem problema algum. Não vai dar cabeçada e muito menos ficar tropeçando.
Já rodei num 292 com 298X298/108 de Lob e parecia estar num 250-S... lenta perfeita, subida de giro veloz!
:)

Abraços
Opala Coupe 77 250-S
Imagem
email: cocones@clubeopalabh.com.br ;)
Cocones

Data de registro: Seg, 24 Nov 2008 10:24 pm

Mensagempor mestrev8 » Dom, 08 Ago 2010 11:46 pm

bom saber.
mas agora vou de omega mesmo prá economizar.. kkkkkkkkkkk
mestrev8

Próximo

Retornar para Preparação