RADIADOR JORRANDO ÁGUA PRA FORA

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

RADIADOR JORRANDO ÁGUA PRA FORA

Mensagempor gilbertus » Dom, 24 Set 2006 6:48 pm

:roll: Então pessoal; o problema é que está jogando água pra fora do radiador(pelo caninho/manguerinha). Percorrendo uns 10 km com trânsito urbano, vaza +- 1 litro. Já lavei o sistema com produto, já testei e retirei a termostática(apesar de estar boa), já troquei o fluido de arrefecimento (sempre usei), já verifiquei a circulação pelo radiador/mangueiras, e tudo parece OK. Dica: a algum tempo( pra mais de ano), apresentava esse problema, então eu trocava a tampa do radiador e resolvia, agora nem colocando uma de maior pressão ( vw gol= 14/18 libras), está resolvendo. A quem ache que é o cabeçote, mas nunca deixei ferver ou com pouca água (já tenho esse carro a uns 3 anos) e não vaza água pela junta do cabeçote, nem há outras evidências tipo tampa do óleo manchada (com água); então suspeito da bomba de água, porém quando retiro a tampa do radiador, dá pra ver que circula o líquido... Outra dica: Só ocorre quando o motor está aquecido (entre 1/4 e 1/2 de temperatura), e em rotações a partir de uns 2 mil giros. Será que ajuda se instalar aquele tanque de expansão, usado nos opala 6 cil?. Não sei bem como funciona... Detalhe: motor 88 alcool 4 cil. com coletor aquecido (H-34).
gilbertus

Data de registro: Dom, 20 Fev 2005 6:50 pm

Mensagempor dalek » Qua, 27 Set 2006 2:12 am

Eu não sei qual é o caninho/manguerinha que voce esta falando, mas voce já levou o radiador p/ ser testado contra vazamentos? Se esta mangueirinha é onde a tampa fica, o que ela faz e deixar fluido que esta acima da pressão maxima escapar (a la panela de pressão). Logo, outra coisa que voce deve considerar é que voce pode ter gases escapando do motor para o fluido do radiador. Quando voce deixa o motor esquentar sem a tampa do radiador e olha no buraco onde a tampa ficaria, voce ver bolhas? Elas são constantes? Para ter uma ideia, eis umas fotos que tirei do Acura Integra 87 de uma garota que conheço. Voce conseque ver a espuma na superficie? É tudo gas do escapamento escapando pelo fluido do radiador, indicando que o cabeçote (? Head) ou a junta esta com problemas e deixa os gases escaparem p/ o fluido depois do motor esta quente. ImagemImagem Como as proximas fotos mostram, há testes p/ ver se gases de combustão estão realmente escapando pela tampa, mas para mim tudo isso indica que pressão está aumentando no sistema. Ou fluido está fazando algum lugar ou gases to escapamento estão entrando no sistema. ImagemImagem
dalek

Data de registro: Ter, 08 Mar 2005 12:41 pm

Mensagempor gilbertus » Qui, 12 Out 2006 12:22 pm

Muito interessante, mas não borbulha, nem mistura com o óleo ( tampa do motor). Alguma outra possibilidade???
gilbertus

Mensagempor dalek » Qui, 12 Out 2006 10:20 pm

É dificil tirar a bomba d'agua para dar uma olhada? Voce esta vazando agua na cabine? Quando a água do radiador atinge uma certa pressão, a tampa do radiador deixa agua/vapor escapar, para evitar que a pressão danifique algo no sisterma (radiador)? O tanque de expansão coleta esta água; quando a pressão dentro do sistema diminui a água no tanque volta p/ o sistema.
Mauricio: não tem um Opala

i am inspired. i will replace my windshield... with an intercooler. swedishK
dalek

Mensagempor gilbertus » Dom, 15 Out 2006 6:41 pm

Instalei um tanque de expansão, porém não consegui o do opala, mas do corcel, que é muito semelhante no tamanho e dá certo no suporte do opala... porém ele possui uma tampa com uma válvula para liberar pressão... Agora joga menos água fora (p/ dentro do vaso de expansão), porém ela não volta p/ o radiador depois, já troquei a tampa do radiador p/ aquela selada (original), e não volta...
gilbertus

Mensagempor csjuniorsp » Seg, 16 Out 2006 1:22 am

Gilbertus, verificou se não está vazando pressão dos pistões para o sistema de arrefecimento? Tire a tampa, e deixe o carro ligado na marcha lenta. Se a agua ficar borbulhando, com certeza é esse seu problema, porque o correto é a água circular, mesmo sem a tampa.
Opala Cupê 78 6c 250S
http://www.fotolog.net/opala6cc Imagem
Imagem
csjuniorsp

Data de registro: Sex, 28 Mai 2004 2:13 pm

Mensagempor dalek » Qua, 18 Out 2006 7:27 am

Ele falou que nao esta borbulhando. Agora, ate onde eu saiba, se esta jorrando agua, a pressao interna tem que esta alta, o que pode ser 1) Nao esta mantendo a temperatura 2) Esta vazando agua em outro lugar. Menos agua == temperatura sobe. 3) Esta vazando gases durante a combustao (head gasket, a cabeca do motor tem uma rachadura que so abre quando a temperatura sobe, a cabeca esta distorcida talvez devido a uma vez que o motor aqueceu muito), que aumenta a pressao no sistema de refrigeracao do motor. Mas isso deveria fazer a agua borbulhar. Isso e o que aconteceu no Integra (que agora e meu). Mas ele primeiro comecava a borbulhar uma bolha a cada segundo. Depois o nivel a agua subia ate comecar a derramar: Imagem Depois tinha mais bolhas ate espumar. No meu caso, a cabeca do motor estava distorcida.

dalek

Mensagempor csjuniorsp » Qua, 18 Out 2006 4:02 pm

Exatamente, pra borbulhar, o cabeçote pode ter empenado, ou trincado. Até junta queimada faz dessas...
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor dalek » Sex, 20 Out 2006 10:49 am

Junta aqui e a head gasket, certo? Imagem

dalek

Mensagempor csjuniorsp » Sex, 20 Out 2006 8:06 pm

Exatamente! heheheh
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor gilbertus » Qui, 02 Nov 2006 9:43 pm

:roll: Resolvido problema. Instalei um reservatório de expansão do Passat (simples, só com uma entrada/saída e sem tampa de pressão). Detalhe Importante: Tem que instalar o mais alto possível, para dar retorno (nível/água). Instalei junto à parede(lado direito/superior). Continuo usando a tampa "selada", e funciona legal: quando passa de 1/4 de temperatura o líquido vai para o reservatório (meio litro mais ou menos), ao abaixar a temperatura ela retorna.
gilbertus

Mensagempor Cmte. Carvalho » Seg, 06 Ago 2007 4:19 am

Eu tinha um problema similar e o que fiz foi o seguinte: instalei um vaso de expansão original do Opala e troquei a tampa do radiador por uma sem mola.

Pergunta: este procedimento foi correto? Ou a tampa com mola é obrigatória?

Após instalar o vaso de expansão percebi que a água quando esquentava ia parar nele, mas não conseguia retornar - aparentemente a mola se estendia (vedava) antes de permitir o retorno da água. Daí foi que decidi trocar a tampa por uma que apenas veda o sistema.

Até.
André F. A. Carvalho
Jeep CJ5 78 4.1/S - THUNDERBOLT
"There's no replacement for displacement."
Cmte. Carvalho

Data de registro: Ter, 17 Jul 2007 1:09 am

Mensagempor Cmte. Carvalho » Sex, 10 Ago 2007 1:49 pm

E aí? Alguém pode me ajudar (dois posts acima)? :?:

Até.
André F. A. Carvalho
Jeep CJ5 78 4.1/S - THUNDERBOLT
"There's no replacement for displacement."
Cmte. Carvalho

Data de registro: Ter, 17 Jul 2007 1:09 am

Mensagempor Evandro Luis » Seg, 13 Ago 2007 7:21 pm

ISSO ACONTECEU COMIGO TB.
TROQUE A TAMPA DO RADIADOR.
EM VEZ DE VC COMPRAR A DO OPALA COMPRE DE OUTRO CARRO.
POR EXMPLO ACREDITE SE QUISER,EU COMPREI A TAMPA DO RADIADOR DO
CAMINHÁO WV E DEU CERTINHO.
AQUELE QUE TEM DUAS ORELINHA DE LADO.
OLHA NO MEU OAPAL DEU CERTO.
PAROU O VAZAMENTO.
UM ABRA;O.
Evandro Luis

Data de registro: Ter, 05 Set 2006 1:23 pm

Mensagempor crazy dog » Dom, 02 Dez 2007 4:53 pm

O meu tambem vaza agua pela mangueirinha, vaza + ou - um litro. Sera que se eu instalar este reservatorio de plastico, a agua vai para ele quando esquenta e volta quando esfria? Como funciona? É um reservatorio de plastico?
crazy dog

Data de registro: Dom, 28 Jan 2007 1:10 pm

Próximo

Retornar para Mecânica geral