Câmbio estranho, difícil engatar ré

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Câmbio estranho, difícil engatar ré

Mensagempor LD_Opala » Sex, 11 Fev 2005 3:22 pm

Colegas, Tem um problema com o câmbio do meu carro desde que eu comprei até hoje, ninguém consegue resolver. Sempre que eu viajo com o carro, ou ando um bom percurso (carro bastante aquecido), fica muito difícil engatar a marcha ré..., eu pressiono a alavanca para baixo e ela não vai (câmbio 4 marchas diplomata 1991 6 cilindros). Bem, é lógico que forçando a barra a alavanca desce, e consigo engatar a ré, mas depois disso o câmbio fica completamente "bobo", quer dizer, eu perco os pontos de engate da primeira e segunda marchas, o câmbio passa a excursionar livremente na região do ponto morto passando a ser possível engatar a ré sem ter que pressionar o a alavanca de câmbio pra baixo novamente... O chato é que depois que o carro esfria tudo volta ao normal... tudo belezinha... o mecânico diz que o câmbio está ótimo... Fiquei meio procupado pois da ultima vez que eu cheguei de viagem, fui estacionar o carro na garagem e dessa vez a ré não queria engatar de jeito nenhum, sempre que eu tentava, fazia uma barulheira de engrenagens... muito feio mesmo, bem, com muita calma consegui engatar a marcha e estacionei o carro, o câmbio ficou bobo novamente, conforme descrito acima. No outro dia de manhã adivinhem só... o câmbio estava normal, perfeito... engatei e desengatei a ré várias vezes, manobrei o carro... tudo normal... Já estou ficando puto da vida com esse câmbio... e cansei de tentar mostrar um defeito que não aparece na hora pro mecânico, acho que a próxima viagem que eu fizer terei que levar o mecânico junto.... Alguém já teve esse problema??? o que pode ser??? Abraço.
LD_Opala

Data de registro: Sex, 29 Out 2004 3:20 pm

Mensagempor Lazaro Lodi » Sex, 11 Fev 2005 8:47 pm

Cara, o meu opala é do mesmo ano e modelo do seu e acontece a mesma coisa, quando aquece fica dificil de engatar a ré, e fica bobo e depois fica dificil de engatar todas as outras marchas, depois de um tempo tudo volta ao normal, ainda não deixei em um mecânico pra ver, mas isso me deixa puto da vida!
Lazaro Lodi

Data de registro: Seg, 07 Fev 2005 4:53 pm

Marcha Ré

Mensagempor marciopadua » Dom, 13 Fev 2005 4:13 pm

É certo. O meu tinha esse problema há mais de cinco meses, mas quando eu chegava na oficina tava normal, os caras desmontavam tudo e não achavam o problema, até que conversando com um antigo opaleiro descobri o problema semana passada, peguei a estrada com o carro na carnaval e naum deu mais problema. Aquela guia de plastico tem que deslizar livre, tire, lubrifique e passe uma lixa nas bordas dela pra afinar que vai resolver. O meu ficou 100%
marciopadua

Data de registro: Ter, 26 Out 2004 11:26 am

Mensagempor LD_Opala » Ter, 08 Mar 2005 6:32 pm

Problema resolvido!!! Colegas, eu imprimi e levei essa nossa discussão direto no mecânico ele leu, entendeu e resolveu!!! Já viajei com o carro e o câmbio continuou normal após o carro estar quente, engata a ré normal e não fica mais bobo!!! Valeu Marcio Pádua, Opalão SP e Macarrão! :D
LD_Opala

Data de registro: Sex, 29 Out 2004 3:20 pm

Retornar para Mecânica geral