Escapamento Esportivo

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Escapamento Esportivo

Mensagempor edemsilva » Sex, 11 Fev 2005 11:53 am

Bom dia a todos ! Tenho uma Caravela 4Cil Alcool, o escapamento esta original, porem o abafador do meio esta podre, preciso trocar. Queria aproveitar a oportunidade pra colocar um mais "bravo", pra deixa-lo com o ronco caracteristico de um opala..a duvida e qual o indicado ? No meu carro sai os canos que saem do coletor se transforam em um e vao ate os abafadores. O que fazer pra ficar legal ? Detalhe isto causa algum dano ao motor a longo prazo ? Um grande abraco a todos. Edemilson Silva - SP Opala - Ate que a morte nos separe !!!!
edemsilva

Data de registro: Ter, 04 Jan 2005 12:54 pm

Mensagempor opalão vermelho » Sex, 11 Fev 2005 11:59 am

Fala mermão, vamos por partes: Primeiro: com relação a trazer qualquer dano ao motor, é justamente o contrario, quanto mais esportivo o escape mais livre irá respirar o motor e mais dificil de danifica-lo. Segundo: se quer melhorar o desempenho e o ronco, terá dee trocar o coletor e colocar um 6x2. Se trocar somente abafadores ou retira-los, isso não trará nem um beneficio em termos de desempenho... terceiro: se quer apenas melhorar o ronco, retire o abafador central e coloque apenas um abafador na ponta.. já vi um 4 cilindros com uma "turbão" atrás e ficou um ronco muito bonito... (acredito que esta seja a melhor opção pelo fato de que você está interessado somente em melhorar o ronco e também porque um dimensionado é muito caro..) qualquer duvida é só perguntar que a galera responde. abraços.
Imagem
Opala caravan diplomata 6 cilindros 91/92
Motorcraft bijet
6x2.
Diferencial 2,73 + cambio 5M.
opalão vermelho

Data de registro: Qui, 02 Set 2004 6:03 pm

Mensagempor Opalao SP » Sex, 11 Fev 2005 1:14 pm

Uma opinião, posso estar errado mais tem umas saidas de escapamento que passam de 1 pra 2 que deixam o ronco bem bacana, não existe isso? se não me perdoem mais tenho a impressão que já vi.
Opalao SP

Data de registro: Sex, 28 Jan 2005 1:49 pm

Mensagempor Alan-6 » Sáb, 12 Fev 2005 3:24 am

6x2 no opala 4cil nao dá... :D :wink: ... a dica q o opalaovermelho deu é boa...tirar o abafador central e deixar somente o da ponta....fica um ronquinho grosso...e macio..nao fica irritante de ouvir.... falow :shock:
Imagem
1991
Alan-6

Data de registro: Qua, 17 Mar 2004 4:32 pm

Mensagempor opalão vermelho » Sáb, 12 Fev 2005 3:50 pm

Onde eu escrevi 6x2 (é o costume) eu quiz diz 4x2.. que existe e seria o caso para melhora de desempenho.. :D
Imagem
Opala caravan diplomata 6 cilindros 91/92
Motorcraft bijet
6x2.
Diferencial 2,73 + cambio 5M.
opalão vermelho

Data de registro: Qui, 02 Set 2004 6:03 pm

Mensagempor paulo corso » Sáb, 12 Fev 2005 5:23 pm

No meu 4 cil eu retirei o terminal e no local do intermediario eu coloquei o duplão do 6 cil, ficando a saida do escapamento antes do diferencial, fica um ronco bem grave, quem não manja de opala até pensa que é um 6 caneco.
Imagem
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
paulo corso

Data de registro: Qua, 17 Mar 2004 4:36 pm

Mensagempor Loco_Abreu » Sáb, 12 Fev 2005 8:45 pm

Tu solda um Y no cano normal ai a saida vira duas depois é so colocar o abafador do 6 boca
Opalao SP escreveu:Uma opinião, posso estar errado mais tem umas saidas de escapamento que passam de 1 pra 2 que deixam o ronco bem bacana, não existe isso? se não me perdoem mais tenho a impressão que já vi.
Octa-Campeao Nacional.

Realidade Que Incomoda
Loco_Abreu

Data de registro: Sex, 16 Jul 2004 6:54 am

Roncando Grosso !!!

Mensagempor A.Giles » Qua, 13 Set 2006 12:38 pm

opalão vermelho escreveu:Fala mermão, vamos por partes: Primeiro: com relação a trazer qualquer dano ao motor, é justamente o contrario, quanto mais esportivo o escape mais livre irá respirar o motor e mais dificil de danifica-lo. Segundo: se quer melhorar o desempenho e o ronco, terá dee trocar o coletor e colocar um 6x2. Se trocar somente abafadores ou retira-los, isso não trará nem um beneficio em termos de desempenho... terceiro: se quer apenas melhorar o ronco, retire o abafador central e coloque apenas um abafador na ponta.. já vi um 4 cilindros com uma "turbão" atrás e ficou um ronco muito bonito... (acredito que esta seja a melhor opção pelo fato de que você está interessado somente em melhorar o ronco e também porque um dimensionado é muito caro..) qualquer duvida é só perguntar que a galera responde. abraços.
Parceiro, essa de tirar o silencioso central e deixar só o abafador no final do cano serveria pro seis canecos tb ??? Ou derrepente fica um roncando tipo carro de km de arrancada ??? Gostei da idéia, mas sabe como é fazer primeiro sem saber é f...
Eu bebo sim, e com seis canecos !!
Imagem
A.Giles

Data de registro: Sex, 11 Ago 2006 2:13 pm

Mensagempor csjuniorsp » Qua, 13 Set 2006 12:46 pm

Amigo, vai aumentar o barulho, principalmente nos giros altos, vai ficar meio ignorante, mas fica muito legal!
Opala Cupê 78 6c 250S
http://www.fotolog.net/opala6cc Imagem
Imagem
csjuniorsp

Data de registro: Sex, 28 Mai 2004 2:13 pm

Mensagempor A.Giles » Qua, 13 Set 2006 2:20 pm

É isso que eu quero evitar, o seis canecos não tem que fazer barulho, tem que roncar... e grosso. Lendo o tópico do "opalão vermelho" gostei da idea mas não teria certeza de que ficaria só o roncadão, talvez só fique mesmo com silencioso(no meio) e sem o abafador (traseira), ou ainda adaptasse um saída de 2" do silencioso direto para trás.
Imagem
A.Giles

Mensagempor csjuniorsp » Qua, 13 Set 2006 2:30 pm

No escape original, um ronco legal é colocar uma JK na saída do escape, do 6X1. Fica bem parecido com o 6X2...
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor A.Giles » Qua, 13 Set 2006 2:36 pm

Escape "JK" ??? Tenho lido os parceiros falando sobre esse lance, mas confesso que não conheço (talvez com outro nome), me diz ae, que raio de escape JK é esse ?
Imagem
A.Giles

ACHADO !!1

Mensagempor A.Giles » Qua, 13 Set 2006 3:21 pm

Acabei de achar o tópico "ABAFADORES JK E MERCEDES ", e vi a foto da criança, invocado, o duro agora é achar onde venda aqui no estado (ES).
Imagem
A.Giles

Mensagempor csjuniorsp » Qui, 14 Set 2006 10:54 am

A JK no final dá um resultado legal... Tem lugar que tem outro nome, resumindo, é uma abafador redondo, com uma ponteira. Pena que a do meu GTS arrebentou, e acabei colocando a original, senão eu tirava uma foto pra vc ver.
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor A.Giles » Qui, 14 Set 2006 12:23 pm

Esquenta não Junior, eu acabei encontrando um tópico mais antigo ontem tem um foto, mas mesmo assim valeu mesmo parceiro.
Imagem
A.Giles

Próximo

Retornar para Mecânica geral