Abrindo o motor - oq trocar??

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Abrindo o motor - oq trocar??

Mensagempor Raul F. C. Moreira » Dom, 02 Jan 2005 8:05 pm

Galera!! Meu motor nao fuma, nao bate nem nada, porem, ja ta com quase 200k km, queria abrir pra trocar as pecas de desgaste, como aneis, casquilhos e sei mais oq... nao quero nem imaginar se tiver que trocar os pistoes do meu, motor 91 a alcool, alem da nao se achar esses pistoes qdo se acha pedem mais de milao no jogo!! Quanto vcs acham que eu gasto pra fazer esse trampo, abrir, trocar tudo oq gasta e fechar?? O que eu tenho que trocar, aneis, bronzinas, casquilhos, oq mais?? Valeu povo! :D :D []'s
Raul F. C. Moreira

Data de registro: Dom, 09 Mai 2004 12:22 am

Mensagempor Fernando Furini » Dom, 02 Jan 2005 10:26 pm

Olha, eu vou te dar uma sugestão: Não mexa em nada! 200 mil km não é nada pra um motor de Opala, ele vai muito mais longe que isso. Se como você disse, não está com problema nenhum, deixa ele quietinho assim mesmo. Não se mexe em time que está ganhando, e olha que essa semana eu tive uma experiência bem ruim que ainda não acabou, por resolver mexer em um carro que estava perfeito. Mas se mesmo assim você quiser abrir, acho que não tem como imaginar o quanto você pode gastar com isso, pois depende muito de verificar o estado interno do motor, não dá pra gente saber assim. Pode ser que tenha que trocar muita coisa como pode ser que não tenha que trocar nada.
Fernando Furini
Tenente Portela - RS
Omega CD 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4.1i
Parati 1.8
http://www.omegaclube.com
Fernando Furini

Data de registro: Dom, 05 Dez 2004 11:48 pm

Mensagempor jaabrao » Seg, 03 Jan 2005 9:23 pm

NÃO ABRE. Mas, se quiser abrir (NÃO ABRE!), não esquece de trocar a engrenagem do comando de válvulas. Isso costuma quebrar na estrada :D Fala sobre ficar 6 horas esperando um jeito de puxar o carro pra cidade... :) NÃO ABRE. Bom óleo, bons filtros, boa regulagem e bom Opalão pra você. Esses motores rodam mt mais que isso. E como você é um Opaleiro cuidadoso... vão rodar muito mais ainda!!!
Opala é puro estilo!
Comodoro 1979 4cil gasolina "o astro" - a venda.
jaabrao

Data de registro: Seg, 07 Jun 2004 5:56 pm

Mensagempor Raul F. C. Moreira » Qui, 06 Jan 2005 1:22 pm

Fernando Furini escreveu:Olha, eu vou te dar uma sugestão: Não mexa em nada! 200 mil km não é nada pra um motor de Opala, ele vai muito mais longe que isso. Se como você disse, não está com problema nenhum, deixa ele quietinho assim mesmo. Não se mexe em time que está ganhando, e olha que essa semana eu tive uma experiência bem ruim que ainda não acabou, por resolver mexer em um carro que estava perfeito. Mas se mesmo assim você quiser abrir, acho que não tem como imaginar o quanto você pode gastar com isso, pois depende muito de verificar o estado interno do motor, não dá pra gente saber assim. Pode ser que tenha que trocar muita coisa como pode ser que não tenha que trocar nada.
Fernando/Jão Pensei no seguinte, o motor do Opala pode durar mto mais do que 300 000 km, mas eu abrindo ele nesse meio tempo e trocando as pecas de desgaste mais comuns ele dure ate 500 000... e como eu disse, motor do Opala 92 eh triste, os pistoes sao os mesmos do Omega, senao quase iguais, se eu tiver que trocar isso um dia vai ser f**a, por isso prefiro fazer a preventiva, pq a corretiva sairia caro demais... E outra, pretendo dar uma fuçadinha no motor, e fazer a crianca girar mais, uns 5,5 6k RPM, esse tb eh um fator que ta me fazendo pensar nesse lance de abrir o motor... mas agora fiquei encucado, pq vc se deu mau com isso Fernando?? []´s
Raul F. C. Moreira

Data de registro: Dom, 09 Mai 2004 12:22 am

Mensagempor Fernando Furini » Sex, 07 Jan 2005 1:25 am

Ah, se a sua idéia é fazer uma preparaçãozinha, é legal abrir o motor pra dar uma olhada. Até porque pra fazer girar o quanto você quer, precisa trocar o comando, que necessita que o motor seja retirado. Os pistões do Omega são diferentes dos do Opala, são mais leves e provavelmente têm formato diferente pra conseguir a taxa mais elevada que o Omega possui. Não foi exatamente com motor que me dei mal, só quis dar um exemplo de que em time que está ganhando não se mexe. Um amigo me pediu pra retirar o catalisador do Corsa dele. O Carro, com 8 anos de uso, estava absolutamente perfeito. Tirei, fiz um esquema de flanges bem legal pra quando fosse colocar o catalisador de volta, era só tirar um e colocar outro. Só que deu problema no cano que se conecta ao coletor, ele se deslocou e ficou vazando. Foi preciso afrouxar o cano pra ajeitar. Nisso, quebrei os dois parafusos que unem o coletor ao cano. Tive que tirar o coletor e levar pra tornearia pra tirar os restos dos parafusos e fazer nova furação, já que rodei a cidade toda e não encontrei os parafusos certos. Enfim, quando tudo foi colocado, o ronco ficou muito alto, pois o carro só estava com um silenciador. No outro dia, pus de volta o último silenciador e no fim do dia, o cara foi viajar pra 500 km daqui, só que o silenciador não era dos bons, ficou dando uma turbulência terrível entre 2000 e 3000 rpm, que foi percebida na viagem, parecia que tinha pedra solta dentro do escapamento. Então, mandei o catalisador pra ele pelo ônibus às pressas pra colocar de volta no carro. Colocou, só que no mexer, estragaram o resto dos canos, as flanges que eu fiz foram danificadas e começaram a vazar. Tiraram as flanges e soldaram tudo de novo. O carro melhorou, mas ainda tem turbulência, só que agora, em giros mais altos... Bom, foi um stress que contando vocês não imaginam, pois eu resumi pra não ficar muito longa. Eu queria me matar por ter dado tão errado esse servicinho. Com isso, eu e ele aprendemos que se algo não tem problema, não mexa!
Fernando Furini
Tenente Portela - RS
Parati 1.8
Fernando Furini

Mensagempor will 6 boca » Dom, 30 Jan 2005 2:19 am

po cara noa precisa se matar mas se for por favor deixe testamento do seu carro em meu nome quer que eu passe os dados? heheheheeeeeee 8)
opalão 6 boca
will 6 boca

Data de registro: Sáb, 04 Dez 2004 2:07 am

Mensagempor Fernando Furini » Dom, 30 Jan 2005 2:43 am

Hahaha, sem chance... enquanto o carro estiver andando, pode ter certeza que eu estarei vivo... hahaha... sem chance de vender ou me desfazer dele. :D
Fernando Furini
Tenente Portela - RS
Parati 1.8
Fernando Furini

Mensagempor Opalao SP » Seg, 31 Jan 2005 9:30 am

Uma sugestão, NÃO ABRE, mais mesmo assim se quiser mexer eu pensaria em NÃO ABRIR, se algum mecânico te falar olha precisa, busque 2 opnião, meu 200.000 pra opala e 20.000 pros carros atuais, se não raja, nao quima óleo, nao fumaça e tem força, pra que abrir. Se não sabe onde gastar dinheiro, equipa mais ele rsrsrsrsr, mais pra mexer em motor, e doideira e 6 a alcool, haja grana, se você esta pensando em que peças trocar, então ai vai todas rsrsrsrs, pois se colocar uma nova onde já esta desgastado pode dar e mais problema, pois as medidas estão assentadas, um exemplo pra voce colocar peças da mesma medida o corpo esta desgastado e não aumentara o tempo util do motor o melhor e deixar ele rodar ate o motor pedir pra mexer ais sim fara um servico excelente. abraco
Opalao SP

Data de registro: Sex, 28 Jan 2005 1:49 pm

Mensagempor Opalao SP » Seg, 31 Jan 2005 9:30 am

Uma sugestão, NÃO ABRE, mais mesmo assim se quiser mexer eu pensaria em NÃO ABRIR, se algum mecânico te falar olha precisa, busque 2 opnião, meu 200.000 pra opala e 20.000 pros carros atuais, se não raja, nao quima óleo, nao fumaça e tem força, pra que abrir. Se não sabe onde gastar dinheiro, equipa mais ele rsrsrsrsr, mais pra mexer em motor, e doideira e 6 a alcool, haja grana, se você esta pensando em que peças trocar, então ai vai todas rsrsrsrs, pois se colocar uma nova onde já esta desgastado pode dar e mais problema, pois as medidas estão assentadas, um exemplo pra voce colocar peças da mesma medida o corpo esta desgastado e não aumentara o tempo util do motor o melhor e deixar ele rodar ate o motor pedir pra mexer ais sim fara um servico excelente. abraco
Opalao SP

Data de registro: Sex, 28 Jan 2005 1:49 pm

Retornar para Mecânica geral