Opala 4cc alcool esquentando demais

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Opala 4cc alcool esquentando demais

Mensagempor italo opala 4cc » Sex, 19 Out 2012 1:02 am

ola pessoal, to com um problemaço aqui, precisava da ajuda de voces.
tenho um opala 83, 4cc a alcool, ele esta esquentando mto, coisa de eu andar 1km e o ponteiro ja esta quase enconstando no vermelho.
comprei ele ja faz uns 3 meses, desde q eu comprei ja veio com esse problema,
ele esquenta e quando abro o capo sinto um cheiro de queimado e um barulho de agua fervendo, mto quente msm. no chao onde o carro fica reparei que tem alguns pinguinhos de agua meio amarelada, a tampa do radiador ja esta bem velha, me aconselharam trocar que pode ser, ou entao estou pensando que pode ser a valvula termostatica.Nesse final de semana vou tentar esvaziar o radiador e enxer de novo para ver se melhora, oque voces acham pessoal?? e dependendo vcs acham q irei gastar por volta de quanto para arrumar?? valew ae gente!
- Opala 1983 4cc Alcool,

"Cachorro Velho"
italo opala 4cc

Data de registro: Qui, 18 Out 2012 2:55 pm

Re: Opala 4cc alcool esquentando demais

Mensagempor Pedro Fritsch » Sex, 19 Out 2012 8:43 am

Italo,
algumas coisas a verificar:
se a água está com cor de ferrugem, indica que não tem aditivo, isto
pode ocasionar o travamento da válvula termostática.
Pode acontecer de o eixo da bomba não acionar o rotor da mesma, nesse
caso não faz circular a água(precisa tirar pra ver).
Junta de cabeçote queimada faz a água borbulhar e joga pra fora, se tirar a
tampa do radiador e funcionar o motor, é fácil de ver.
Ponto de ignição pode aquecer, mas não da maneira como falou.
Radiador entupido também dá problema de aquecimento. Retire as mangueiras
do mesmo e coloque mangueira com água e veja se vai limpando a água.

Poste o resultado pra mais alguém que precise.
Pedro Fritsch

Data de registro: Seg, 04 Jan 2010 10:55 pm

Mensagempor Mota » Sex, 19 Out 2012 11:40 am

Cara olha isso o mais rápido possível.
Comece por:
1- válvula termostática (pode estar travada);
2- Varetar radiador. Mas é dos dois lados. Tem cara porco que abre só um lado e vareta mas não empurra a sujeira toda até o outro lado e continua entupido). Passei por isso;
3- procura saber se o motor foi retificado recentemente. Se foi e o radiador está beleza, pode ser que as medidas ficaram justas demais, sem obedecer a folga que cada conjunto deve ter pra compensar a dilatação. É coisa pra ovalizar pistão e praticamente retificar de novo, se for este o carro.

E mais uma coisa: Em mecânica, tem muito problema que se a gente não resolve logo ocasiona outros, até mesmo em outros sistemas. Por exemplo: em 2002 estava eu, apenas 1 ano Opaleiro. Inexperiente. Tinha um vazamento no retentor da direção hidráulica que fui adiando. Resultado: escorreu óleo até chegar na barra de direção e destruiu a borracha da ponteira dela. Por consequência, perdi a barra, que ficou folgada. Esta desalinou o carro e comeu os 2 pneus prematuramente por dentro. Preju: Mão de obra no setor, 1 barra e 2 pneus aro 15.

No seu caso (do aquecimento): vai ressecar as borrachas do motor e cofre em geral (retentores de válvulas, etc) e até fios do chicote, bem como seus conectores. Vai esquentar a parede corta fogo e ressecar os chicotes que passam embaixo do painel. Pode empenar o cabeçote, queimar junta e misturar óleo com água...

Parece um problema simples mas é complexo se deixar...
Falow!!!

Marcelo Mota - BH/MG
GM Diplomata SE 91/92 - 4.1 Automatic (dando um trato na pintura queimada)
Dodge LeBaron 79 - 5.2 V8 (em reforma)
http://s290.beta.photobucket.com/user/Marcelomsm/profile/
Mota

Data de registro: Sáb, 17 Nov 2007 4:29 pm

Mensagempor italo opala 4cc » Sáb, 20 Out 2012 3:42 pm

entao gente, eu liguei ele agora aqui na garagem, sem acelerar nem nda, só liguei e deixei, a temperatura foi na metada ja.
abri o capo pra ver, nao sei se é normal mais a valvula termostatica tava bem quente, ja o radiador nao tava tanto quanto ela, e o barulinho q tinha falado, agr eu vi da onde sai, justo da valvula msm, é tipo um xiadinho.

eae pessoal oq vcs acham? abraçoss
- Opala 1983 4cc Alcool,

"Cachorro Velho"
italo opala 4cc

Mensagempor OPALÃO85 » Seg, 22 Out 2012 2:37 pm

O que eu olharia:

1-) Trocaria a válvula termostática de cara;
2-) Mandava varetar o radiador;
3-) Olharia se não tem nenhum selo do motor furado. Dá para ver no bloco se existem pontos de água enferrujada perto dos selos. Se tiver, tá vazando por alí;
4-) Juta de cabeçote queimada em quase 100% das vezes faz o óleo misturar com a água. VEja se seu óleo está meio "esbranquiçado". Se tiver, queimou a junta;
5-) Dê uma bela lavada nas galerias do motor quando estiver com o sistema todo drenado e o motor frio (claro). Deve sair bastante sujeira;
6-) A tampa do radiador tem papel fundamental. Se ela abre com facilidade, manda a água embora; se ela não abre, ferve a água pelo aumento da pressão.

Tá com cara de alguma obstrução no sistema ou realmente motor muito justo, retificado sem muito critério.
OPALÃO85

Data de registro: Qui, 23 Jul 2009 12:04 am

Mensagempor Mota » Seg, 22 Out 2012 3:45 pm

Ah, e sobre a termostática tem diferença de grau de abertura para gasolina e álcool. Se não me engano na gasolina abre em 75ºC e no álcool 90º.
Falow!!!

Marcelo Mota - BH/MG
GM Diplomata SE 91/92 - 4.1 Automatic (dando um trato na pintura queimada)
Dodge LeBaron 79 - 5.2 V8 (em reforma)
http://s290.beta.photobucket.com/user/Marcelomsm/profile/
Mota

Data de registro: Sáb, 17 Nov 2007 4:29 pm

Mensagempor italo opala 4cc » Sex, 26 Out 2012 5:03 pm

ae pessoal achei o problema, Radiador Entupido. Essa semana ja vou levar pra arrumar,
valew pessoal abraço.
- Opala 1983 4cc Alcool,

"Cachorro Velho"
italo opala 4cc

Retornar para Mecânica geral