trocar amortecedor

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

trocar amortecedor

Mensagempor muscle79 » Ter, 16 Ago 2011 1:07 am

amigos gostaria de algumas dicas de como trocar o amortecedor dianteiro do meu opala 79 eu ate ia deixarnuma oficina para fazer o serviço mais depois q ouvi as conversas dos mecanicos fiquei tae com medo os bixos começaram a discutir q opala 6 canecos so tinha saido tres marchas e o outro afirmando nao q era so 4 depois disso fui fechando o capo e sartei de banda seus me livre uns caboco desse mexer no meu opala entao vou meter a amao na massa mais uma vez e resolver oproblema junto com ods amigos do forum um abraço e ate
Imagem
high torque...só quem tem sabe!!
muscle79

Data de registro: Dom, 26 Dez 2010 3:13 am

Re: trocar amortecedor

Mensagempor helder » Ter, 16 Ago 2011 8:51 am

beleza irmao? ta osso esses mexanicos...
as oficinas grandes e "bem aparecidas" so mexem em carro novo,quando ve um carango de certa idade como os nossos eles entortam
a cara e dizem que ta cheio! num posso mexer agora...
ja no "ze da esquina" eles pegam o trampo,mas so fazem porcaria...
amigao,pra retirar os amortecedores e simples,num sabado vc mata esse curió!rsrsrs
vc tirar as rodas, levanta o carro e deixa sobre espreguiçadeiras(aki em casa sao dois tocos!) pois vai precisar do macaco...
depois do carro sem as rodas e no alto,escore o macaco abaixo da bandeja(ou leque),de modo que vc nao cubra os dois parafusos do amortecedor,
e "suba o macaco" contra o leque,para comprimir a mola...
depois solte os dois parafusos do amortecerdor com uma chave "l"13mm se nao me engano,ou uma combinada mesmo...
dai vc vai solta a porca da parte de cima do amortecedor ,que se encontra na caixa de roda,proximo ao flexivel do freio.
aí é só decer a criança,substituir o mesmo,apertar os parafusos e montar tudo de novo pra fritar com o opalao...
abraços!
opala do eddy...Imagem
helder

Data de registro: Seg, 20 Dez 2010 4:03 pm

Mensagempor muscle79 » Qua, 17 Ago 2011 12:18 am

helder escreveu:beleza irmao? ta osso esses mexanicos...
as oficinas grandes e "bem aparecidas" so mexem em carro novo,quando ve um carango de certa idade como os nossos eles entortam
a cara e dizem que ta cheio! num posso mexer agora...
ja no "ze da esquina" eles pegam o trampo,mas so fazem porcaria...
amigao,pra retirar os amortecedores e simples,num sabado vc mata esse curió!rsrsrs
vc tirar as rodas, levanta o carro e deixa sobre espreguiçadeiras(aki em casa sao dois tocos!) pois vai precisar do macaco...
depois do carro sem as rodas e no alto,escore o macaco abaixo da bandeja(ou leque),de modo que vc nao cubra os dois parafusos do amortecedor,
e "suba o macaco" contra o leque,para comprimir a mola...
depois solte os dois parafusos do amortecerdor com uma chave "l"13mm se nao me engano,ou uma combinada mesmo...
dai vc vai solta a porca da parte de cima do amortecedor ,que se encontra na caixa de roda,proximo ao flexivel do freio.
aí é só decer a criança,substituir o mesmo,apertar os parafusos e montar tudo de novo pra fritar com o opalao...
abraços!

POXA HELDER E FACINHO VÉIO E O "ZE´" ME COBROU 100 MANGOS ,AINDA BEM Q NAO DEIXEI LA PRA FAZER O TRAMPO SABADAO EU RANCO OS BIXO E COLOCO 2 NOVINHO VALEU MESMO IRMAO, MAIS UMA COISA AS BANDEJAS INFERIORES DIANTEIRAS E FACIL DE TROCAR TAMBEM ? ABRAÇO
Imagem
muscle79

Mensagempor helder » Qui, 18 Ago 2011 8:56 am

opa...
ta belea,tamo aí pra isso...
cara para tirar a bandeja e mais ou menos...
ainda com o macaco abaixo dela,vc quebra o torque do parafuso principal dela,sem retirá-lo,
depois vc tira os parafusos do braços tensor,qe nao meengano sao 3 de chave 17mm,automatiamente a brra estabilizadora sai
junto...aí vc pea uma chave 19mm(eu acho)pra tirar a porca do pivo,mas nao retire ela completamente,pois vc tera que soltar o pivo da manga d eixo
e pra isso é necessario dar uma pancadas na manga com um martelo bola ou uma marretinha :salute: ...se tiver sorte com umas 10 batidas vc o soltara,se nao...
eu fui terirar a mola da frente pra rebaixar, de uma caravan 80 que eu tinha,e fique uns50min. dando porrada e nada,aí eu desisti...
mas é isso aí,qualquer coisa da um toque...
opala do eddy...Imagem
helder

Mensagempor muscle79 » Sáb, 20 Ago 2011 5:58 pm

helder escreveu:opa...
ta belea,tamo aí pra isso...
cara para tirar a bandeja e mais ou menos...
ainda com o macaco abaixo dela,vc quebra o torque do parafuso principal dela,sem retirá-lo,
depois vc tira os parafusos do braços tensor,qe nao meengano sao 3 de chave 17mm,automatiamente a brra estabilizadora sai
junto...aí vc pea uma chave 19mm(eu acho)pra tirar a porca do pivo,mas nao retire ela completamente,pois vc tera que soltar o pivo da manga d eixo
e pra isso é necessario dar uma pancadas na manga com um martelo bola ou uma marretinha :salute: ...se tiver sorte com umas 10 batidas vc o soltara,se nao...
eu fui terirar a mola da frente pra rebaixar, de uma caravan 80 que eu tinha,e fique uns50min. dando porrada e nada,aí eu desisti...
mas é isso aí,qualquer coisa da um toque...

e ai helder beleza entao troquei tudo amortecedor e bandeja tudo zero coloquei a bandeja do moderno porque o povo fala q a bandeja do moderno no antigo da uma rebaixada e e verdade mesmo o bixo deu uma baixada e ficou legal,o estranho e q troquei tudo na suspensao mas o bixo continua fazendo uns barulhos quando pega uma rua ruim cheio de ondulaçao ou buracos pequeno e o barulho e de alguma coisa solta ou quebrada e e so do lado direito passageiro fora isso ta legal valeu pelas dicas abraço
Imagem
muscle79

Mensagempor helder » Sáb, 20 Ago 2011 10:36 pm

entao tem bucha estourada ae...
vc num percebeu nehuma aí nao?
opala do eddy...Imagem
helder

Mensagempor muscle79 » Dom, 21 Ago 2011 3:03 pm

helder escreveu:entao tem bucha estourada ae...
vc num percebeu nehuma aí nao?

pior q nao tem nao as buchas sao todas novas mas eu estou desconfiado de uma coisa acho q as molas estao cansadas porque o carro baixou muito com a a bandeja do moderno entao acho que as molas nao estao absorvendo bem e estao transmitindo tudo para carroceria
Imagem
muscle79

Mensagempor j ricardo » Dom, 21 Ago 2011 6:27 pm

para trocar só o amortecedor não precisa nem tirar mola, nem soltar nenhum outro parafuso a não ser os do amortecedor... solta o parafuso de cima(acho que é 5/8") segurando a haste do amortecedor com uma 8mm..
embaixo é duas porcas de 1/2"... e o amortecedor desce sem problemas...

troco isso em 15 minutos...

agora pra trocar as molas é muito mais função...
j ricardo

Data de registro: Seg, 05 Jul 2010 11:02 pm

Mensagempor muscle79 » Sex, 26 Ago 2011 10:53 pm

muito obigado aos amigos pela ajuda os amortecedores foram trocados é de fato muito facil mesmo valeu pessoal ecom faz para fechar um topico ja resolvido,e desculpem pessoal por nao colocar fotos do passo a passo ok qualquer coisa e so gritar
Imagem
muscle79

Retornar para Mecânica geral