Ar Condicionado não gela!

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Ar Condicionado não gela!

Mensagempor Farrapo4100 » Ter, 16 Mar 2010 11:41 pm

Saudações Opaleiras!

Peço mais uma vez a ajuda de vcs!

O negócio agora é o seguinte: O Ar condicionado do Diplomata 88 do meu pai não tava bom, não tava gelando como gelava antes, e daí vimos que o compressor tava fazendo mto barulho e certamente era ele o problema, pq antes ja tinhamos colocado gás e feito alguns reparos q ateh melhoraram mas nao deixaram 100%. Então, agora decidimos fazer a coisa certa e compramos um compressor 0km pra colocar e deixar o ar zerado. Levamos numa oficina e lá o cara trocou o compressor, limpou o sistema e trocou a valvula de expansao. Fez o teste de vazamento e tava td ok. Colocou-se o gás e pra nossa surpresa, tava a mesma coisa, continuava gelando mto poko perto do q gelava antes.

Antigamente, se vc colocasse um termometro nos difusores de ar, vc media uns 2-4 graus, e agora, fika em 10-12 graus.

Falei com o mecânico q não estava bom, ele nao gostou muito, mas nao quero nem saber, e dai ele pegou e tirou novamente a valvula de expansao. Pra surpresa nossa, a valvula saiu toda em pedaços(isso pq era nova) e tb saiu um poko de óleo. Será que isso é normal?? Foi um azar?? Será q entrou pedaço de valvula pelo sistema? E é normal sair um poko de óleo sendo q o sistema tinha sido limpo a poko tempo?

E mais uma coisa. O mecãnico me disse q existem dois tipos de gás pra usar no ar condicionado. Um é mais antigo e está saindo de linha pq faz mal ao ambiente segundo ele, porém ele flo q esse gás antigo gela mais q o novo(q ele coloco no carro) soh q esse novo nao agride o ambiente. Isso procede?? Seria esse talvez o defeito de eu não atingir os sonhados 4 graus?? Até pq certamente o Ar do Opala foi projetado para esse ar "antigo" certo?

Desculpe tantas perguntas, mas não aguento mais!!! Quero q meu ar gele como antes!!!rs

Agradeço a atenção de todos!

Abraços,

Mateus
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor Farrapo4100 » Seg, 22 Mar 2010 6:01 pm

Pessoal acho q descobri o problema. Acredito que seja o filtro secador entupido q não está deixando o gás fluir corretamente pelo sistema. Vou trocar e testar!

Mas agora me surgiu uma outra dúvida: Alguém sabe quantos gramas de gás que se coloca no sistema do Ar Condicionado do Opala 88?

Agradeço a atenção de todos e aguardo retorno,

Mateus
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor André Vereza » Ter, 23 Mar 2010 6:02 pm

Farrapo4100 escreveu:Pessoal acho q descobri o problema. Acredito que seja o filtro secador entupido q não está deixando o gás fluir corretamente pelo sistema. Vou trocar e testar!

Mas agora me surgiu uma outra dúvida: Alguém sabe quantos gramas de gás que se coloca no sistema do Ar Condicionado do Opala 88?

Agradeço a atenção de todos e aguardo retorno,

Mateus


Amigo,

Seu problema com ar condicionado é semelhante ao que eu tive um tempo atrás, o que ocorre é que existem muitos "mechanicos" e pouquíssimos entendem realmente do que fazem.
É o seguinte, o sistema de ar dos opalas foi projetado para usar o gás Freon 12 (esse agride a camada de ozônio) e realmente está sendo substituído pelo R134 (é o novo gás utilizado em sistemas modernos de ar - menos poluente e agride muito menos a camada de ozônio). Até aí tudo bem. Nossos sistemas de ar podem sim ser convertidos para utilizar o gás R134, desde que seja feito um "retrofit", ou seja, o sistema tem que ser modificado para que opere adequadamente com o novo gás. O serviço de retrofit é basicamente a substituição do óleo do compressor, o gás refrigerante (o R134), substituição do tubo de expansão (nossos sistemas não utilizam a válvula de expansão como muitos dizem por aí e sim o tubo ou caneta de expansão - é justamente aquele tubinho com uma espécie de tela em volta que entra na tubulação logo a frente do filtro acumulador (outro engano frequente é chamar o filtro acumulador de nossos sistemas de filtro secador, que é ligeiramente diferente internamente e este sim requer a utilização da válvula de expansão).
Eu acredito que seu mecanico nao tenha feito o retrofit no sistema ou seja ele simplesmente tirou um gás Freon 12 e colocou o R134, trocando apenas o tubo de expansão, este procedimento está incorreto e gerou o entupimento e a quebra do tubo, isso aconteceu comigo e o resultado foi que a mangueira do ar estourou e o prejuízo foi maior... mas isso tem tempo eu nao sabia desses detalhes também, a gente vai aprendendo com o tempo e com os prejuízos. Fui obrigado a comprar um compressor novo, mangueiras, evaporador.... Foi assim que descobri sobre o retrofit!!!
Minha recomendação é que voce procure algum lugar para fazer esse serviço já que voce comprou um compressor novo este já deve ter sido fabricado para rodar com o R134, veja se nao tem uma etiqueta no compressor aonde diz o fabricante e o numero de série. Mande instalar também uma ventoinha auxiliar de 10 polegadas na frente do evaporador (atrás da grade da frente e o evaporador propriamente dito e é acionada quando se liga o ar, juntamente com a ventoinha principal). Ela deve custar uns 80 reais e ajuda forçar a passagem de ar pelo evaporador nos engarrafamentos. Os opalas de 91 e 92 tem esta ventoinha instalada de fábrica, realmente uma grande ajuda em dias quentes e transito lento.
Peça pra fazer a limpeza completa do sistema com fuído 141B e secagem com nitrogênio e logo em seguida o abastecimendo do sistema com o R134, sõ não sei ao certo qual é a quantidade de gás que o sistema pega. Não esqueça de verificar se o óleo do compressor foi trocado e reabastecido de preferencia com o CASTROL SW68 que é o especificado para este tipo de gás.
Seguindo esses passos tenho certeza que seu ar vai voltar a ser como antes.
Hoje meu sistema está desmontado pois, estou reformando o carro.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

André.
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Bom é o assovio do vento passando pela grade a 80 KM/H!
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor Igor mecanico » Sex, 18 Fev 2011 10:44 pm

amigo muito bom as explicações, gostaria de saber se o tubode expansão deve ser trocado por outro igual ou de diâmetro diferente, estou com o problema muito parecido, o ar congela o tubo de alta mas não resfria o evaporador, o cara da oficina colocou o r134 sem limpar e nem trocar o oleo, obrigado e aguardo.
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor Mad Max27 » Sáb, 19 Mar 2011 4:39 pm

Olá pessoal,

Aqui em Campinas encontrei um lugar SÉRIO para cuidar do AC do meu Diplomata, e o explicado pelos técnicos desse lugar foi exatamente o mesmo que o relatado pelo nosso amigo André, sem "por nem tirar" uma vírgula!
Por enquanto o sistema do meu está funcionando bem, mas assim que começar a perder a eficiência, vou encostar lá para fazer todo esse trabalho; um colega que tem alguns VW Passats (cada um com seu gosto, não é?!) fez o retrofit nesta oficina em um modelo Iraque 1985, seguindo este procedimento, e o resultado foi excelente.
Para quem é de Campinas (SP) e região, o lugar é a Firenze Ar Condicionados, na av. Imperatriz Leopoldina (Vila Nova); procurar o Chico, ex funcionario de concessionaria GM e responsavel pela oficina.

Abraço à todos!

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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor paulo corso » Seg, 21 Mar 2011 4:29 pm

Não sabia que esse serviço se chamava retrofit, mas no meu foi feito isso mesmo. O compressor teve que ser desmontado para troca de reparos, foi trocado o óleo e dado carga de gás com o gas moderno, faz quase dois anos e gela legal, como eu uso o diplo somente aos fins de semana, sempre ando com o ar ligado, quando ta frio, eu tb ligo o ar da dar uma circulada, mas dai ligo em casa mesmo quando ligo ele nos dias de semana (toda 3ª e 5ª).
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor raphaelcaronti » Ter, 22 Mar 2011 2:48 am

o que seria esse tubo de expanção?
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor iruan » Qui, 06 Out 2011 1:28 am

Complementando o que disse o Colega André:

O gás refrigerante R12 (freon) já foi substituído pelo R134, desde 2007. Ninguém mais vende ou pode vender o freon no Brasil desde 2007, estando proibida/banida a comercialização deste fluido. Até mesmo outros gases refrigerantes como o R134 é necessário licença do IBAMA para comercializar, apenas para se ter uma idéia.
O sistema de ar condicionado do opala pode funcionar com o R134a. Para isto, como já disse o colega, é necessário limpeza do sistema para remoção do óleo lubrificante que era adicionado ao freon. Isto é necessário porque o freon (r12) usa óleo mineral para lubrificar o compressor e o r134 usa óleo sintético. O problema é que os dois óleos não são miscíveis entre si, ocasião em que ocorre formação de borra e travamento no sistema. Para piorar, o óleo sintético que é usado como R134 é altamente higroscópico, não podendo ficar em contato com o ar ambiente por muito tempo.
Outro problema concernente ao retrofit destes sistemas é a diferença de tamanho da molécula do r12(freon) e do r134a. Por isso, no processo de troca pelo novo gás e novo óleo, é necessário instalar um tubo de expansão um pouco MAIS COMPRIDO do que aquele que era usado com freon, a fim de se obter o mesmo rendimento no sistema. Se tal não for feito, o ar condicionado gelará MENOS.
Mas o mais surpreendente nisto tudo, é que essa viadagem toda que descrevi é desnecessária, pois é o caminho mais difícil. Lá por volta da época em que os países desenvolvidos começaram a assinar tratados de redução de poluentes e a prever o banimento do FREON, a DUPONT criou um gás chamado ISCEON 49 (ou ainda isceon série 9) destinado a sistemas de refrigeração (autmotivos ou não, tanto faz) antigos que usavam este fluido altamente agressor da camada de ozônio, de modo que pudessem ter uma sobrevida sem necessidade de caras intervenções. O retrofit de sistemas antigos para o ISCEON é prático e extremamente simples: basta remover o freon, fazer vácuo e preencher o sistema com o novo gás adicionando óleo mineral se for necessário. Como o ISCEON série 9 é um BLEND e usa óleo mineral (que é praticamente imune a umidade e é o mesmo óleo usado pelo freon), o único cuidado que se deve tomar é preencher o sistema com cerca de 10% menos de gás do que se preenchia com o freon. A eficiência do sistema com o ISCEON é a mesma que com o freon, sendo desnecessária a abertura ou mesmo a troca de peças.
Agora, vocês devem estar me perguntando "por que diabos fazem a limpeza toda do sistema (com a desmontagem em alguns casos), troca do selos para uso com o R134a, mexem no tubo de expansão, válvula de expansão, colocam o R134a e tudo isso para ter um sistema menos eficiente?". Para tirar o seu dinheiro, caro opaleiro. Aqui em Porto Alegre, todas as lojas de refrigeração vendem o ISCEON, mas nenhuma loja de ar condicionado automotiva COMPRA delas pra fazer o retrofit.

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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor iruan » Qui, 06 Out 2011 1:47 am

Mais: sempre lembrando que o ISCEON é inofensivo à camada de ozônio mas é necessária licença do IBAMA para comprá-lo (como é necessária licença do IBAMA para comprar qualquer gás refrigerante).
Se alguém souber de um lugar em Porto Alegre que faça o RETROFIT com ISCEON série 9, por favor, poste aqui o tel e/ou endereço!

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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor lucianobeskow » Ter, 18 Out 2011 5:16 pm

Pessoal, minha duvida é de muito tempo ja...

Então se no caso eu substituir o oléo do compressor e colocar pra funcionar ele só não vai gelar conforme deveria mas vai gelar é isso??
Alguem tem esquema eletrico e td mais sobre o ar condicionado??
Quero colocar pra funcionar!!
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor renato732 » Qua, 19 Out 2011 2:20 pm

Se nao encontrar o ISCEON 49, só usar o MP39 ( ou SUVA MP39) que atende.
So que nao sei qual a pressão que o sistema trabalha, e nem a quantidade de gás no sistema. Estou pensando em eu mesmo arruamr o meu ar. Pois tralhos em empresa de ar residencial, então a aparelhagem que usarei é praticamente a mesma. Já o Gás vou comprar 2 tubos (750gr cada) direto do fornecedor. Será que com essa quantidade dá pra fazer o da Caravan e do Opala?
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor Barcasinistra » Qui, 20 Out 2011 4:02 pm

Rapaiz, que complicação!

Meu ar condicionado = quebra ventos aberto! :D :D :D

Mas se o transito tá parado, FFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUUU...
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor sapo_joe-tm » Qui, 03 Nov 2011 9:51 pm

Pra quem é de Minas Gerais, região de BH, aqui em Mariana tem um rapaz bom de serviço em AC, até carro importado fora de linha ele atende. Chama-se Clóvis, da Mariana Som e Acessórios. Se quiserem, eu passo telefone... Não é careiro, e meu carro tá com o AC gelando há meses depois que ele arrumou.
Inclusive ele teve que refazer toda a instalação elétrica do meu AC, que tava podre! rsrs
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor Igor mecanico » Sex, 04 Nov 2011 6:36 pm

Galera, estive investigando o esquema de retrofit para o ar condicionado do opala, pois estou refazendo todo o do meu carro, olha muito cuidado pois o MP39 não atende para ar condicionado veicular pois o mesmo agride as borrachas das mangueiras e vedantes, ele é substituto do R12 em aplicações de usam canos de cobre somente, fica então para substituto do R12 o ISCEON 49 PLUS, da Dupont, eu estou fazendo a limpeza interna com o fluido 141B e troca do filtro secador/acumulador, troca do tubo de expansão e troca do óleo ( retirando o mineral) e colocando o sintetico PAG100, pois vou colocar o R134,segundo os especialistas tem que ficar bom, fiz também uma limpeza boa no compressor, tem também que atentar para as quantidades de óleo que deve ser colocado no sistema, pois cada componente tem que somar uma quantia ex.: condensador 50 ml, evaporador 50ml, mangueira sucção 15ml, tubo 10ml, semana que vem ja vai tá pronto aí coloco aqui o resultado, boa sorte à todos...
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Re: Ar Condicionado não gela!

Mensagempor renato732 » Sáb, 05 Nov 2011 2:19 am

Hum... então o MP39 seria só pra geladeiras antigas. Engraçado que no manual dele nao fala nada a respeito de agredir borrachas.

So mais algumas duvidas, pois quero arrumar o ar da Caravan na empresa onde trabalho. Qual a forma de trocar o oleo do compressor?
E quanto de pressão o sistema trabalha (usando R12 ou algum similar)
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