Troca da válvula termostática. Preciso de dicas. (resolvido)

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Troca da válvula termostática. Preciso de dicas. (resolvido)

Mensagempor bello » Seg, 01 Mar 2010 5:24 pm

Olá pessoal!
Li muito sobre a válvula termostática aqui no site e não tive dúvida, vou trocar a do meu diplo 91 gasolina/gnv, para enfim tentar fazer meu motor trabalhar na temperatura ideal!
Preciso de dicas dos opaleiros quanto aos cuidados na hora de efetuar a troca.
Pela localização da peça e seu encaixe, penso que não tenha segredo.
Me contestem se eu estiver falando bobagem.
Caso alguém tenha algum "manual" de dicas de cuidados ao efetuar o reparo, por favor, posta aqui, pois rodei o site todo e não achei o passa-a-passo.
Obrigado comunidade!!!
Editado pela última vez por bello em Sex, 12 Mar 2010 12:03 pm, num total de 1 vezes
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor raphaelcaronti » Seg, 01 Mar 2010 6:11 pm

bem cara,
já fiz essa troca
você abre o compartimento dela, com uma chave 14mm( é onde a mangueira superior do radiador encaixa)
com ela aberta, coloca a valvula termostatica com a mola para baixo e faz o procedimento contrario para fechar seu compartimento.
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor EDUARDO AMADOR » Seg, 01 Mar 2010 6:35 pm

Lembre-se de passar uma camada de silicone em volta da tampa antes de parafusar, pois corre o risco de vazamento. Silicone proprio, que aguenta calor.
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor bello » Seg, 01 Mar 2010 7:56 pm

Obrigado pela resposta pessoal!

Um dúvida talvez um tanto boba: é necessário o radiador estar vazio, cheio ou é indiferente?
Precisarei fazer a limpeza de resíduos no meu radiador, por isso a pergunta.

vlw
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor csjuniorsp » Qua, 03 Mar 2010 2:46 am

Indiferente, só limpe bem o local.
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor bello » Qua, 03 Mar 2010 11:58 am

csjuniorsp escreveu:Indiferente, só limpe bem o local.


Valeu junior, isso é justamente o q me preocupo mais, resíduos no motor.

Li em alguns sites sobre a sangria na hora da troca.
É mesmo necessário fazer a tal sangria ou somente completando o nível, conseguimos eliminar a possível existência de ar?

A propósito, junior parabéns pelo carro, ficou lindo!!!
Para quem ainda não viu recomendo acessar o album de fotos, simplesmente absoluto!!!
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor csjuniorsp » Qua, 03 Mar 2010 7:55 pm

Obrigado pelos elogios! hehehehe...
Cara, sinceridade, só troque a água se estiver uma meleca mesmo, se estiver limpa, deixa quieto!
Coloque a termostática, complete o nível e boa!
Depois, com ele frio, só teste se tudo está ok assim:
Ligue o carro, deixe ele funcionando.
A mangueira de retorno (superior) deve ficar fria até que o motor atinja a temperatura de trabalho (valvula fechada, não circula a agua).
Depois disso, ela começa a aquecer gradativamente, afinal, o motor esquenta, abre a válvula e a agua começa a percorrer a mangueira.
Verifica se a hélice funciona na temperatura correta e PRONTO!
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor raphaelcaronti » Qui, 04 Mar 2010 2:59 pm

a ventuinha tem que ventilar ou puxar o ar do radiador?
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor bello » Qui, 04 Mar 2010 4:25 pm

csjuniorsp escreveu:Obrigado pelos elogios! hehehehe...
Cara, sinceridade, só troque a água se estiver uma meleca mesmo, se estiver limpa, deixa quieto!
Coloque a termostática, complete o nível e boa!
Depois, com ele frio, só teste se tudo está ok assim:
Ligue o carro, deixe ele funcionando.
A mangueira de retorno (superior) deve ficar fria até que o motor atinja a temperatura de trabalho (valvula fechada, não circula a agua).
Depois disso, ela começa a aquecer gradativamente, afinal, o motor esquenta, abre a válvula e a agua começa a percorrer a mangueira.
Verifica se a hélice funciona na temperatura correta e PRONTO!


Está uma meleca mesmo... :oops:
Boa dica essa da mangueira!
Quer dizer que quando a valvula abrir e a mangueira começar a esquentar, é a temperatura de trabalho, ou seja, a hora que a ventoinha entra em ação?

E com essas dicas, mãos a obra neste fds!
Posto aqui o resultado e um resumo das dicas!

raphael a ventoinha ventila (assopra) o radiador para esfriá-lo.
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Re: Troca da válvula termostática. Preciso de dicas.

Mensagempor csjuniorsp » Sex, 05 Mar 2010 12:29 am

bello escreveu:Está uma meleca mesmo... :oops:
Boa dica essa da mangueira!
Quer dizer que quando a valvula abrir e a mangueira começar a esquentar, é a temperatura de trabalho, ou seja, a hora que a ventoinha entra em ação?

E com essas dicas, mãos a obra neste fds!
Posto aqui o resultado e um resumo das dicas!

raphael a ventoinha ventila (assopra) o radiador para esfriá-lo.

Se tá ruim, troca a água, hehehe.
Não... calma... a hora que a mangueira esquenta é a hora que a água COMEÇA a passar pela válvula.
Ela chega até a temperatura limite depois de um tempinho, que é aí sim, quando a cebolinha aciona a ventoinha.
Tudo em seu tempo!
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Re: Troca da válvula termostática. Resolvido!!!

Mensagempor bello » Seg, 08 Mar 2010 12:53 am

É isso aí pessoal, problema resolvido com sucesso!!!
Agora o carro está funcionando com a temperatura ideal! \:D/

Resumo das dicas:
Antes de trocar a válvula:
- Caso a água estiver com vestígios de ferrugem, troque a água e limpe bem o radiador, de preferência com produto próprio para limpeza de radiador (conforme instruções) e um bom jato de água (cuidado para não molhar o distribuidor).
- Verifique se o carro está jogando água fora pelas mangueiras, bomba d'água, radiador, etç, caso haja vazamentos, providencie a troca das peças.

Trocando a válvula:
com o motor frio:
- abra a tampa com cuidado para não espanar os parafusos.
- retire a válvula antiga se ela existir (no meu não existia :D )
- limpe bem as duas partes (tampa e entrada do cabeçote) com uma lixa de ferro 220, é a mais fina, para retirar resíduos de juntas velhas, tomando cuidado para não deixar cair sujeira no motor.
- coloque a válvula nova com a mola virada para baixo, em direção ao cabeçote.
- antes de fechar passe silicone próprio que aguenta calor, juntas não vedam tão bem, é comum pequenos vazamentos usando juntas.
- parafuse bem a tampa para evitar vazamentos.
- complete o nível da água.
- ligue o carro, deixe ele funcionando.
- a mangueira de retorno (superior) deve ficar fria até que o motor atinja a temperatura de trabalho (valvula fechada, não circula a agua).
- Depois disso, ela começa a aquecer gradativamente, afinal, o motor esquenta, abre a válvula e a agua começa a percorrer a mangueira.
- Verifica se a hélice funciona na temperatura correta (geralmente, entre 1/4 e 1/2 da temperatura).
- Desligue o carro, deixe esfriar o motor.
- Complete o nível da água se precisar.

Use aditivo para radiador na proporção de 40% a 60% da capacidade de água do radiador.

Obrigado a todos os amigos pela ajuda!
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