Engrenagem do comando

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Engrenagem do comando

Mensagempor defleppard » Qui, 12 Ago 2004 10:32 pm

Certo dia levei meu opala na mecanica e o cara falow que tinha que trocar uma tal de engrenagem do comando, alguem poderia me dar alguma informaçao sobre essa engrenagem porque achei estranho porque pelo que conheço, as unicas engrenagens e a debaixo do distribuidor perto da bomba de combustivel. Uma certa vez quebrou essa engrenagem quando o centrifugo do distribuidor moeu e travou, ai lascou tudo, tive que trocar o destruibuidor inteiro, lascou um pedaçinho de nada da engrenagem "sem fim", mas ainda tá funegando, eu acho que só pode ser essa a engrenagem que ele fala, me ajudem se naum vou pegar a talha e ai vai sobrar peça! naum quero levar numa boca de porco pros cara me tacar a faca, a unica coisa que eu naum fuso é no cabeçote...
defleppard

Data de registro: Sáb, 17 Jul 2004 5:37 pm

Mensagempor tarcisioross » Qui, 12 Ago 2004 10:44 pm

Boa noite, Cara, na verdade existe uma engrenagem no comando de valvulas, só que não é este o nome, é a polia da arvore de comandos de valvulas que trabalha ao lado da polia do virabrequim,parece uma engrenagem por ter dentes na face externa, mas não é engrenagem, e que fica atráz daquela tampa onde tem a correia do radiador embaixo, quase no fim do bloco, vc só ve a tampa e mais nada. E para trocar a polia do comando de valvulas tem que ter um sacador, uma ferramenta especial, que serve para tirar a polia do virabrequim e do comando, infelizmente não da para tirar de outro modo, a não ser com "marreta de ajuste fino" . Brincadeira!!! Se o "mexanico" já trocou o nome da peça, troque de mecanico. espero ter ajudado,
Abraços

Tarcisio

...NA OFICINA TUDO SE CRIA E TUDO SE TRANSFORMA...
Imagem
tarcisioross

Data de registro: Sex, 28 Mai 2004 12:57 am

Mensagempor defleppard » Qui, 12 Ago 2004 10:54 pm

Bom, sacador de polia eu tenho, posso sacar ela, o problema é, será que vou ter que tirar o radiador? e enquanto a "sem fim"? posso aproveitar o embalo e trocar ela com o motor no lugar? afinal ela está com a ponta de um dente quebrada. Naum quero ser chato, afinal assumo a responsabilidade... pode me dizer como tirar tudo fora? colocar de novo é consequencia...
defleppard

Mensagempor opala77 » Qui, 12 Ago 2004 11:10 pm

Cara, eu já fiquei na estrada uma vez por causa dela engrenagem do comando, paguei 110 reais de guincho por causa de uma engrenagem de 40 reais... Ela é que faz o comando girar, por meio de uma engrenagem no corpo do virabrequim... Essa engrenagem do comando é de fibra, e adora deixar os caras na estrada, embora ela seja praticamente esquecida pelo pessoal daqui do fórum... Para trocar ela, tu tem que tirar o radiador, macaquear o motor bastante, parece que vai arrancar... heheh Tem que tirar a polia do virabrequim com um sacapolia muito forte, para tal serviço eu fiz um pra mim com ferro 0,8 mm e parafusos... Dai tira a tampa do motor, que tu vai ver ela... Desaparafusa os dois parafusos que seguram o comando, daí é só puxar que sai todo o comando, com jeito pq mesmo macaqueado, ela tranca na frente do cofre... Claro, tem que tirar o distribuidor primeiro... Para trocar ela, tem que ter uma prensa, para tirar a velha e colocar a nova... Depois é só montar tudo, com o cuidado de não detonar as bronzinas do comando, que ficam fixas no casco do motor, e alinahndo ela com a marca da engrenagem do vira, com a marca na engrenagem de fibra do comando... Mas seguinte, que que tá acontecendo com o teu motor? Pq quando essa polia detona, o motor morre, já era... Não tem essa história de sintomas antes de ela estragar, ou tá funcionando ou não... Falows
- opala77 -
- Müller -
opala77

Data de registro: Seg, 05 Jul 2004 2:31 pm

Mensagempor tarcisioross » Qui, 12 Ago 2004 11:20 pm

Boa noite. denovo!!! Seu motor é 4cc ou 6cc? Qualquer que seja, para tirar a polia do vira não é nescessario tirar o radiador, mas tome cuidado com a marca nela que diz onde está o ponto do motor. Quanto a engrenagem sem fim do distribuidor, não sei se dá pra fazer com o motor no lugar, pois nunca mexi, mas com certeza terá que tirar o comando de valvulas, e para tirar este com certeza terá que tirar o radiador.Esta rosca sem fim se não me engano é no eixo do comando de valvulas, não é???
Abraços

Tarcisio

Imagem
tarcisioross

Mensagempor tarcisioross » Qui, 12 Ago 2004 11:21 pm

Boa noite. denovo!!! Seu motor é 4cc ou 6cc? Qualquer que seja, para tirar a polia do vira não é nescessario tirar o radiador, mas tome cuidado com a marca nela que diz onde está o ponto do motor. Quanto a engrenagem sem fim do distribuidor, não sei se dá pra fazer com o motor no lugar, pois nunca mexi, mas com certeza terá que tirar o comando de valvulas, e para tirar este com certeza terá que tirar o radiador.Esta rosca sem fim se não me engano é no eixo do comando de valvulas, não é???
Abraços

Tarcisio

Imagem
tarcisioross

Mensagempor opala77 » Qui, 12 Ago 2004 11:28 pm

TEM GENTE TROCANDO AS BOLAS... HEHEH VAI POR MIM QUE JÁ FIZ ISSO 3 VEZES NO MEU MOTOR... QUANTO A TROCAR A ENGRENAGEM DE FIBRA DO COMANDO, TEM QUE FAZER COMO EU DISSE... PARA TIRAR A POLIA DO VIRABREQUIM, TAMBÉM, A NÃO SER QUE TU SEJA CONTORCIONISTA E CONSIGA APLIAR TOQUES FANTÁSTICOS APENAS COM OS DEDOS... PARA TORCAR A ENGRENAGEM DO EIXO DO DISTRIBUIDOR, É SÓ TIRAR ELE E TIRAR UM PINO FLEXÍVEL E POR A OUTRA NO LUGAR, ACERTANDO O PONTO DEPOIS... QUANTO AO SEM FIM DO COMANDO, ELE FAZ PARTE DO COMANDO, OU SEJA, NÃO DÁ PRA TROCAR... FALOWS
- opala77 -
- Müller -
opala77

Mensagempor verdão » Sex, 13 Ago 2004 3:07 pm

lembrando que a engreangem de fibra para quebrar ao tira-la não custa nada, tem que ter certo cuidado, se vc vai troca-la defleppard aproveite e coloque uma de aluminio.
Encontrei uma bela flor na minha janela
E ela estava murcha, o sol não chegava nela
eu ri de sua desgraça, então...
.
.
ela pulou no meu pescoço!
Imagem
verdão

Data de registro: Seg, 15 Mar 2004 2:18 pm

Mensagempor opala77 » Sex, 13 Ago 2004 7:53 pm

Vou discordar de ti, verdão... Pq as de alumínio duram mais que as de fibra, quanto a quebrar... Mas elas criam folga mais rápido, e fica um barulho horrível... Bota barulheira... Falows
- opala77 -
- Müller -
opala77

Mensagempor defleppard » Sex, 13 Ago 2004 8:07 pm

Bom, valeu pela força aew. O problema é q agora naum sei de mais nada, a polia gasta ou não? funciona ou naum funciona quando está gasta? a engrenagem sem fim que vira o distribuidor dá pra trocar ou naum. Bom já falei em outros topicos mas meu opala é um SL 88 4cc alcool.
defleppard

Mensagempor opala77 » Sex, 13 Ago 2004 8:41 pm

PELAMORDEDEUS, EU JÁ FIZ AMBOS OS SERVIÇOS 3 VEZES NO MEU MOTOR... 1- ENGRENAGEM DE FIBRA (OU DE ALUMÍNIO, CASO QUEIRA) DO COMANDO DE VÁLVULAS, CLARO QUE DESGASTA, MAS NÃO GERA SINTOMAS, COMO NO TEU CASO, FUMAR O MOTOR... ELA VAI GASTANDO GASTANDO ATÉ QUEBRAR, DAÍ O MOTOR PÁRA, PQ, OBVIAMENTE, O COMANDO DE VÁLVULAS NÃO GIRA MAIS... 2- O DISTRIBUIDOR GIRA PQ EXISTEM DUAS ENGRENAGENS... UMA NO COMANDO DE VÁLVULAS, QUE FAZ PARTE DA FUNDIÇÃO DO COMANDO, OU SEJA, NÃO TEM COMO TROCAR, SE ELA TÁ MAUS, TEM QUE TROCAR O COMANDO TODO... OUTRA NO EIXO DO DISTRIBUIDOR, QUE É FÁCIL DE TROCAR, FICA PRESA APENAS POR UM PINO DE AÇO FLEXÍVEL... EM VEZ DE POSTAR UM TÓPICO EM CIMA DO QUE UM MECÂNICO IDIOTA TE FALOU, TU PODERIA POSTAR UM TÓPICO QUE ELUCIDASSE OS SINTOMAS DO TEU CARRO, E DAÍ SIM O PESSOAL AJUDARIA COM DICAS... ABRAÇO
- opala77 -
- Müller -
opala77

Mensagempor defleppard » Sex, 13 Ago 2004 10:12 pm

Bom, naum há sintoma algum pô, por isso fikei com a pulga atrás da oreia por desembolsar 160 dólares para trocar essa bendita "engrenagem do comando" e é claro que por duvida naum mandei fazer o serviço se há colegas bem dispostos a trocar informaçoes e agora sei que o nome é outro e que deve estar boa por naum apresentar sintomas e o motor estar redondo como um carrapato em boi gordo, vou desmontar só pra poder trocar o eixo do comando que contém fundida a engrenagem que vira o destruibuidor e aproveito pra ver se a polia esta gasta ou não. Tomara que naum tenha que fazer isso 3 vezes tbm né :roll: e fim de papo, muito obrigado.
defleppard

Mensagempor verdão » Sex, 13 Ago 2004 10:52 pm

opala77 escreveu:Vou discordar de ti, verdão... Pq as de alumínio duram mais que as de fibra, quanto a quebrar... Mas elas criam folga mais rápido, e fica um barulho horrível... Bota barulheira... Falows
ah é! bem lembrado... mas o barulho até que é bom, aliás qto mais barulho, com o motor funcionando bem, melhor :)
Encontrei uma bela flor na minha janela
E ela estava murcha, o sol não chegava nela
eu ri de sua desgraça, então...
.
.
ela pulou no meu pescoço!
Imagem
verdão

Data de registro: Seg, 15 Mar 2004 2:18 pm

Mensagempor opala77 » Sáb, 14 Ago 2004 1:23 am

BAH VERDÃO, EU LEMBRO DE UMA DICA TUA PARA DEIXAR O MOTOR BARULHENTO... ENTORTAR BIELAS, RETIRAR O COLETOR DE ESCAPE, ETC... ESSA PEQUENA MODIFICAÇÃO DEIXARIA UM BOM BARULHO, COMO TU DISSE, CASO FUNCIONASSE... VOU TE DAR UMA DICA, QUE DEIXA O MOTOR FUNCIONANDO E FICA UM BARULHO LEGAL... MACAQUEIA O CARTER COM BASTANTE FORÇA, QUANDO O CARRO TIVER ALTO JÁ, DÁ UM PULO EM CIMA DO CAPÔ, PRA AMASSAR BEM O CARTER... QUANDO TU LIGAR O MOTOR, O VIRABREQUIM VAI FICAR PEGANDO NO CARTER, FICA UM BARULHO MUITO LEGAL... APROVEITA E TIRA A CAPA SECA DA CAIXA E "ESQUECE" LÁ DENTRO UNS 10 PARAFUSOS, 8 mm POR 30 mm DE COMPRIMENTO... TAMBÉM VAI FICAR UM BARULHO TRI MASSA, TU SÓ VAI TER PROBLEMA SE ALGUM TRANCAR ENTRE A CREMALHEIRA E O BENDIX, MAS DÁI VAI FICAR MELHOR AINDA, PQ O MOTOR DE PARTIDA VAI FICAR RODANDO JUNTO, E POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, ISSO FAZ BASTANTE BARULHO... BOM, ESSAS SÃO EXPERIÊNCIAS COMPROVADAS POR MIM... JÁ MACAQUEI O CARTER, E JÁ FUDI COM O MOTOR DE ARRANQUE TRABALHANDO GRUDADO NA CREMALHEIRA... COISA COMPROVADA, PORTANTO! FALOWS
- opala77 -
- Müller -
opala77

Mensagempor Opalero » Sáb, 14 Ago 2004 4:44 am

Hahaha... Essa de macaquear o carter foi foida....hahaha...Altas dicas ... hehehe.. So pra rir... :lol: :lol: :lol:
Imagem
Marcelo G.
Diplomata SE 91
Opalero

Data de registro: Sex, 02 Abr 2004 1:17 am

Próximo

Retornar para Mecânica geral