Cambio de marchas nao esta engatando as marchas.

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Cambio de marchas nao esta engatando as marchas.

Mensagempor webedu » Ter, 13 Mai 2008 11:53 am

E ai opaleiros?
Tenho um opala 90 4c, e quando estava no transito ele do nada permaneceu com a segunda marcha engatada e a alavanca de marchas ficou como se estivesse solta, toda macia, e nao mudava de marcha e nem dava pra mim colocar no ponto morto.
Desmontei o console e tirei a alavanca e vi que nada tinha quebrado ou soltado, reparei que onde a alavanca prende nas guias da marcha, estas guias estavam totalmente macias como se estivesse solta no engate dela com a caixa.
Alguem pode me esclarecer o que esta acontecendo?
webedu

Data de registro: Ter, 13 Mai 2008 11:07 am

Mensagempor Jean Bida » Qui, 15 Mai 2008 4:08 pm

Isto deve ser o trambulador que colou.A alavanca fica como quebrada. Desmontou? Dentro daquele"copinho"tem uma peça plástica tipo uma bolacha, ela dolata com o calor e prende, as vezes fica ruim de engatar a ré, ou se ela cola no fundo fica mole a alavanca, desmonte e preste bem atenção, tire essa bolacha e lixe bem em volta, não use lixa grossa que fica rebarbos,pode até uasr uma ferro mas ai de acabamento pra ficar liso,de um pouco de pressão na mola esticando ela um pouco,se tiver dificuldade volte a escrever, praticamente todos os Opalas/Caravans que tive aconteceram isto, na primeira vez foi com meu Diplo. me assustei, fui pra casa de quebrada e bem triste achando que teria que tirar a caixa, é simples pra você fazer em casa.
Imagem
Diplomata SE Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/MSD/6x2/446/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/6x2/Dana 3,07

Caravan Comodoro SL/E 88 4.1/S alcool original -140 Mkm

Visitem http://www.opaleirosdoparana.com
Jean Bida

Data de registro: Ter, 25 Jul 2006 2:20 pm

Mensagempor webedu » Sex, 16 Mai 2008 9:19 am

Jean valeu pela dica, fiz o que você disse, mas não resolveu! Constatei que mexendo na guia do cambio com a mão sem usar a alavanca de marcha eu reparei que a guia da marcha vai pra frente e pra trás e também pros lados, mas sem alterar qualquer marcha.
Reparei que quando empurro esta guia com a mão simulando a ré, a luz de ré ascende, mas só que o carro continua engatado na segunda marcha e arranca pra frente. Parece que quebrou ou soltou alguma coisa mesmo é dentro da caixa. Se tiver uma idéia escreva-me, valeu.
webedu

Mensagempor Jean Bida » Sex, 16 Mai 2008 4:22 pm

Putz, será amigão? Mesmo mechendo na seletora diretamente não entra é? Ai foge do meu conhecimento,nunca abri uma caixa.Mas o pessoal deve te ajudar ae.
Imagem
Diplomata SE Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/MSD/6x2/446/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/6x2/Dana 3,07

Caravan Comodoro SL/E 88 4.1/S alcool original -140 Mkm

Visitem http://www.opaleirosdoparana.com
Jean Bida

Data de registro: Ter, 25 Jul 2006 2:20 pm

Problema resolvido!

Mensagempor webedu » Seg, 19 Mai 2008 9:37 am

Um amigo meu que também tem um opala me disse que era tranquilo nos descermos a caixa para dar uma olhada. Então descemos e abrimos a tal da caixa e advinha, A haste seletora de marchas havia quebrado. Esta haste é parecida como uma broca de furadeira, só que bem maior, ela conecta de um lado ao pé da alavanca de marchas e ao outro lado uma peca estranha que liga ao anel sincronizador das marchas. Esta haste quebrou no meio, incrível, eu não forço o carro de maneira nenhuma. Pior que não se encontra esta peça em nenhuma casa de pecas, procurei então no ferro velho, e por sorte encontrei um que recentemente havia aberto uma caixa de 5 marchas do opala, Ufa!
Valeu amigão pela ajuda! Se acontecer o mesmo no seu opala já sabe o que pode ser. Grato!
webedu

Cambio mole.

Mensagempor Mario Luis de Mello » Ter, 27 Mai 2008 6:13 am

Olá pessoal !
li a respeito do cambio ficar mole/solto ruim para engatar as marchas,pois isto acontece no meu diplomata 89,mas em seguida ele volta a funcionar,até hoje por usar pouco o carro nada fiz,mas agora que vou mexer nele,aproveito para fazer essa verificaçao abrindo por dentro como falou o colega e assim que desvendar o negócio e resolvendo volto a informar a todos.
abraços,
diplo/89.
Mario Luis de Mello

Data de registro: Ter, 20 Mai 2008 4:09 am

Retornar para Mecânica geral