TAXA DE COMPRESSAO - COMO MEDIR

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

TAXA DE COMPRESSAO - COMO MEDIR

Mensagempor stylos1 » Seg, 12 Jul 2004 4:10 pm

OLA AMIGOS OPALEIROS MEU DIPLO 92 ESTA BEBENDO ALCOOL, QUANDO COMPREI O COLEGA DISSE QUE TINHA REBAIXADO O CABEÇOTE A TAXA DO ALCOOL TEM QUE SER 11 , CORRETO? o MECANICO ME DISSE QUE NAO CONSEGUIRIA VERIFICAR A TAXA, PORQUE DEPOIS DE REBAIXADO NUNCA CONSEGUIRIA CHEGAR NO REAL, ISSO E POSSIVEL, ACHEI MEIO ENRROLAÇÃO E VC O QUE ACHAM? SERA QUE CONSIGO REBAIXAR O CABEÇOTE A GASOLINA DA PRA CHEGAR COM UMA COMPRESSAO EM 11 PARA O ALCOOL? ABRAÇOS EMERSON
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Mensagempor Paulo César » Seg, 12 Jul 2004 4:39 pm

pq vc não perde uns minutos e vê realmente qual a taxa de compressão de seu motor??? Faz assim, pegue o seu motor e zere o primeiro cilindro em 0º(posição de explosão - veja a marcação na polia), tire a vela e com uma seringa de farmacia vá enchendo o cilindro com o óleo mais fino que vc tiver (pode ser o Óleo Singer), só que vá medindo qto o que vc está colocando de cada vez. No final some tudo o que vc colocou. Se o seu motor for original (6cc) o volume do cilindro é 682,5 ml aproximadamente....pegue esse valor (682,5) e divida pela quantidade de óleo que vc colocou dentro do motor através da rosca da vela. Com o resultado em mãos, some acrescente 1 e terá a taxa de compressão aproximada...por exemplo se entrou 85 ml dará 682,50/85 = 8,03...8,03 + 1 = 9,03 de taxa de compressão. Dica, tente fazer isso o carro inclinado pro lado do motorista (o máximo que vc puder) para poder encher o volume do cabeçote mais corretamente e sem deixar bolsas de ar....e encher até atingir o primeiro filete de rosca da vela (dentro do motor). Depois é só pegar a seringa e tirar todo o oleo de dentro (use uma mangueirinha pra ajudar). Fui....
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Mensagempor solageral » Seg, 12 Jul 2004 4:44 pm

Aprendi mais uma, hehehe!! E essa medida de 682,5ml, saiu por experiencia própria ou é alguma especificação?
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Mensagempor Paulo Emilio » Ter, 13 Jul 2004 7:43 pm

Saiu daqui: 4,096 l (que tem nosso motor) : 6 cilindros = 0,6825 l ou 682,5cc. Isso vale para motores originais. Se passou por retífica e trocou o pistão é outra fórmula: (pi.d²/4).h* *(3,1416. diâmetro do pistão²/4 . curso do pistão = volume do cilindro)
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Mensagempor stylos1 » Ter, 27 Jul 2004 3:37 pm

valeu galera, neste final de semana vou tentar fazer, mas me expliquem como fasso para zerar o motor (explosao) com a polia um grande abraço
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Mensagempor solageral » Ter, 27 Jul 2004 3:51 pm

stylos1 escreveu:valeu galera, neste final de semana vou tentar fazer, mas me expliquem como fasso para zerar o motor (explosao) com a polia um grande abraço
Humm...gostaria de saber também... Já ouvi falar em zerar pelo distribuidor, retirando a tampa e marcando a posição do cabo que vai para a vela do primeiro cilindro... ai vc gira até a ignição chegar nesse cabo. Então, o primeiro cilindro vai estar no ponto morto superior. Mas se o motor estiver fora de ponto, esse método acho que é furado. Vamos ver, daqui a pouco algum cobra mata nossa dúvida. Um abraço,
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Mensagempor Paulo Emilio » Ter, 27 Jul 2004 8:53 pm

Este método do distribuidor é não é recomendado, você já falou porque. Outra imprecisão dele é que o carro tem que trabalhar adiantado, então quando a faísca ocorre no primeiro cilindro ela não é no PMS, mas adiantada os 12 a 24°. Para achar mesmo tira a vela, engata 4 e vai empuirrando devagar o carro, até ver ou sentir o pistão em cima. Pode ser com uma chave de fenda, com cuidado pra retirá-la antes de esmagá-la.
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Mensagempor solageral » Qua, 28 Jul 2004 9:38 am

Paulo Emilio escreveu:Este método do distribuidor é não é recomendado, você já falou porque. Outra imprecisão dele é que o carro tem que trabalhar adiantado, então quando a faísca ocorre no primeiro cilindro ela não é no PMS, mas adiantada os 12 a 24°. Para achar mesmo tira a vela, engata 4 e vai empuirrando devagar o carro, até ver ou sentir o pistão em cima. Pode ser com uma chave de fenda, com cuidado pra retirá-la antes de esmagá-la.
Certíssimo...!! Mas Paulo, esse método do distribuidor serve pra regular a folga das válvula? Por exemplo, para motor com tucho hidráulico, na hora da faísca no primeiro cilíndro, a folga das válvulas de adm. e esc. nesse cilíndro é zero???
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Mensagempor Paulo Emilio » Qua, 28 Jul 2004 4:48 pm

Para motor com tucho hidráulico a folga sempre é zero. Se ficar folga está errado. Mesmo no PMS (ponto morto superior ou ponto máximo de subida) a folga é zero. E para tuchos mecânicos a regulagem é feita mesmo no PMS, desconsiderando a posição do rotor.
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Mensagempor csjuniorsp » Seg, 25 Set 2006 11:42 pm

Excelente a dica, realmente show de bola!
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Mensagempor dalek » Qua, 27 Set 2006 1:54 am

Paulo Emilio escreveu:Para achar mesmo tira a vela, engata 4 e vai empuirrando devagar o carro, até ver ou sentir o pistão em cima. Pode ser com uma chave de fenda, com cuidado pra retirá-la antes de esmagá-la.
O jeito que aprendi é similar a esse: voce tira o spark plug (vela) e coloca algo comprido e fino, como uma chave de parafuso ou palito que japones usa tradicionalmente para comer arroz. Mas, voce tem que tirar a valve cover p/ poder ver as valvulas. Quando o motor esta no PMS, ambas as valvulas devem estar fechadas. E quanto ao palitão/chave de parafuso, voce tem que rodar o motor algumas vezes para ter uma noção de como o palito se move quando o pistão esta passando pelo ponto mais alto na sua travessia. Voce vai notar que ele diminui a velicidade, para, e começa a descer. Voce tem que reconheçer/estimar quando ele esta no ponto que não está movendo. Agora, como rodar o motor? Nos carros que mexi, sempre botei um soquete na frente da polia grande no motor (crankshaft pulley/sprocket), tirei todas as velas, e rodei o motor. A não ser que não tenha muito espaço na frente do seu motor, eu acho que é bem possivel de fazer; talvez um ajudante faça isso mais rapido.
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