Urgente - Arrancou a Polia fora

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Urgente - Arrancou a Polia fora

Mensagempor Carniel » Seg, 14 Jun 2004 9:38 am

Ae gurizada seguinte eu nem sei oq faze !! nunca vi isso antes .. fui sair com a caravna deu um estouro eu tava a duas quadr de casa ai vi q a direção hidraulica fico pesada afu ai pensei bahhh estourou a direção hidraulica certo e um barulho de ferro parei abri o capo passei a mao por tudo ali ñ achei nada anormal ai fui ateh heim casa resumindo no outro dia demanha abri o capo e adinha .... cara tinha arrancando a polia da bomba dagua.... ficou so o eixinho da bomba dagua ai um já me disse eh so colocar no lugar alinhar e meter uns pontos de solda ?? ciomo devo proceder gurizada ?? tiro a bomba dagua? levo pra mecanico ? levo pra quem mexe em radiador ? ae edgar ?? ss80 ?? quem ta mais perto ae tem alguma sugestão ....
CaraVaN-88/89_h-34 6cc AlcOOl, simplismente torque....
Carniel

Data de registro: Qua, 07 Abr 2004 10:04 am

Re: Urgente - Arrancou a Polia fora

Mensagempor e_prufer » Seg, 14 Jun 2004 10:09 am

Carniel escreveu:Ae gurizada seguinte eu nem sei oq faze !! nunca vi isso antes .. fui sair com a caravna deu um estouro eu tava a duas quadr de casa ai vi q a direção hidraulica fico pesada afu ai pensei bahhh estourou a direção hidraulica certo e um barulho de ferro parei abri o capo passei a mao por tudo ali ñ achei nada anormal ai fui ateh heim casa resumindo no outro dia demanha abri o capo e adinha .... cara tinha arrancando a polia da bomba dagua.... ficou so o eixinho da bomba dagua ai um já me disse eh so colocar no lugar alinhar e meter uns pontos de solda ?? ciomo devo proceder gurizada ?? tiro a bomba dagua? levo pra mecanico ? levo pra quem mexe em radiador ? ae edgar ?? ss80 ?? quem ta mais perto ae tem alguma sugestão ....
Da bomba d'agua?? Bah!!! Bom, coloca uma polia que não esteja torta, amassada, ... Aproveita é olha o rolamento da bomba... Talvez tenha sido afetado tb... Bom, quando tu colocares a polia nova, vê se não tem nenhuma folga com a polia presa. Talvez tenha sido por isso que ela tenha voado. Ahh, aproveita e olha se o eixo não foi afetado. Abraço, Edgar
e_prufer

Data de registro: Qui, 18 Mar 2004 9:44 am

Mensagempor Carniel » Seg, 14 Jun 2004 11:01 am

Amigo edgar !! quando eu fizer algo ?? cara eu ñ sei oq fazer.. oq tu acha q eu devo fazer ? desmontar a bomba dagua?? uma conhecido disse o meu seguinte vamos soldar a polia no lugar .. aparentemente ñ tem folgas o eixo ficou inteiro no lugar a polia ficou "limpinha" no centro e com os parafusos ali ... me diz oq eu faço velho eu tenho q desmontar a bomba dagua compra polia nova ? eixo novo ? pra te dizer a verdade ñ sei como aquilo ali eh desmanchado por isso ñ sei o concerto qual seria o mais correto a fazer !! ok?? ae e o palão ta andando? meteu a caxa no lugar? abraço luiz ...
Carniel

Mensagempor e_prufer » Seg, 14 Jun 2004 11:17 am

Carniel escreveu:Amigo edgar !! quando eu fizer algo ?? cara eu ñ sei oq fazer.. oq tu acha q eu devo fazer ? desmontar a bomba dagua?? uma conhecido disse o meu seguinte vamos soldar a polia no lugar .. aparentemente ñ tem folgas o eixo ficou inteiro no lugar a polia ficou "limpinha" no centro e com os parafusos ali ... me diz oq eu faço velho eu tenho q desmontar a bomba dagua compra polia nova ? eixo novo ? pra te dizer a verdade ñ sei como aquilo ali eh desmanchado por isso ñ sei o concerto qual seria o mais correto a fazer !! ok?? ae e o palão ta andando? meteu a caxa no lugar? abraço luiz ...
Soldar a polia não é uma boa idéia... E se um dia tu precisares trocar a polia novamente??? O se vc precisar fazer algum conserto na bomba? Não, se a tua polia soltou, é porque estava solta ou com folga... Cara, quanto ao que fazer: tu tens que avaliar a bomba d'agua para ver se tem alguma peça que deva ser trocada ou não... Depois é só montar tudo e pronto. Abraço, Edgar
e_prufer

Data de registro: Qui, 18 Mar 2004 9:44 am

Mensagempor Paulo Emilio » Ter, 15 Jun 2004 4:10 am

Meu caro, me explica melhor. Voce diz que a polia soltou da bomba d'água, mas só a polia ou a polia com os parafusos dela? Meu conselho, se for bom pra você: desmonta tudo pra ver o que aconteceu direito. Do início: Solta os cabos da bateria, esvazia o radiador, solta a mangueira da bomba d'água, solta o alternador e afrouxa a bomba da direção. Tira as correias (da direção e do alternador). Nesta fase você soltaria os parafusos da polia da bomba d'água pra tirar ela. Aí tira ela. A bomba d'água é presa por 4 parafusos, fácil de achar, chave 14 de estria ou cachimbo prá facilitar. Aí você vê o que aconteceu. Se soltou o 'miolo' dela, onde se parafusa a polia é sinal que ela deve estar bem velha. Melhor trocar, mesmo porque peças importantes destas devem estar em ordem, se não estiver circulando água direito pode queimar a junta do cabeçote e outras coisas, aí fica mais caro. Uma nova comprei por R$80. Se a polia que quebrou o miolo (quebrou onde os parafusos prendem ela) só arrumar outra no ferro-velho ou nova e colocar no lugar. Sem esta de soldar, vai ficar empenada e dar problemas de esticamento da correia. Pra montar é só seguir a ordem inversa. Guarde as peças que sobrarem prá ir montando a mobilete.
Paulo Emilio

Data de registro: Dom, 14 Mar 2004 12:14 am

Mensagempor Gantt » Ter, 15 Jun 2004 9:35 am

Eu de cara trocaria a bomba dágua..., são uns R$80,00 que irão te deixar beeeem mais tranquilo. Só inspecione a polia (veja se não tá torta) e os parafusos que prendem a polia na bomba dágua....., veja se os parafusos não estão espanados... (díficil, poi se for espanar, será a rosca da bomba dágua, mas...) Eu faria isso!!!.., cada um cada um!! Walew
Opala não é tudo....., mas é 100%!!!!
Página dos Lendários...., só pra lembrar!!!!
Imagem
Gantt

Data de registro: Seg, 15 Mar 2004 9:03 am

Mensagempor Carniel » Ter, 15 Jun 2004 10:31 am

Esse Paulo sempre surprendendo ... valeu tb gantt e edgar .. vou explicar oq aconteceu ais vcs vão me dizer se eh isso mesmo!! resumindo eh bem facil .. tu olhando pro motor fico ali so um "eixo" pra fora do motor o eixo da bomba dagua fico ali interinho e a polia tb inteirinha .. o troço se separou a polia como tava no lugar esta na minha mão ou melhor... no banco do carona !! e a correia tb neh heheheh ... .....eu queria saber qual eh o procedimento correto em relação a polia vou soltar aqueles parfusos e ae ?? pra colocar essa polia no lugar ?? compro uma bomba nova e ae faço oq ?? (ba tri burrão) mas eh q desssa vez ñ quero levar pra mecanico quero meter a mao ... e ao Paulo ... cara se eu enriquecer demais a mistura oq acontece ?? eu regulei a caravela em casa so o primeiro estagio do h34 hj tenho "OUTRO" carro na mao .. cara eh irreconhecivel so o detalhe eh q eu acho q fico meio rico sei la .. sei q ta andando q eh uma loca ...
Carniel

Mensagempor Gantt » Ter, 15 Jun 2004 12:34 pm

Então Carnihell......, brincadeira!!< hehe, tipo..., tenta colocar os parafusos (se vc ainda tiver eles!!!!!), no eixo da bomba dágua....., e ve se eles rosqueiam direito e dão aperto...... Pergunto isso, pque pode ser que a rosca da polia esteja espanada....., e não de aperto......aconteceu isso em uma bomba dágua minha, com 2 parafusos. Se estiverem espanados, acho que vc terá que tirar a bomba e refazer a furação, colocando parafusos de maior diametro......, e assim sendo, talvez tenha tbem que aumentar o diametro dos furos da polia, e do espaçador (se tiver). Espero ter ajudado!! Walew
Imagem
Gantt

Mensagempor Carniel » Ter, 15 Jun 2004 12:40 pm

irmaozinho gantt seguinte acho q vc ñ intendeu ou eu ñ intendi .. cara se tu olhar pra miha bomba dagua ela esta no lugar intacta .. so com o eixo pra fora e a polia esta inteira na "mao" com os parfusos com tudo como eu nunca desmanxei isso ae nme nunca vi ñ sei como eh o aperto dessa polia no local ok ??tipo tenho a polia na mao conforme ela estava no lugar ..... hj denoite acho q vo desmonta tudo ae denoite ou amanha ja vamos ter novidades ... e ae vcs vao te q me ajuda heheheheh :? :? :?
Carniel

Mensagempor Gantt » Qua, 16 Jun 2004 12:02 pm

E ae Carniel......, descobriu o que aconteceu??????, pelo que vc disse, quebrou o eixo da bomba dágua não????? Walew
Imagem
Gantt

Mensagempor Carniel » Qui, 17 Jun 2004 9:46 am

Ae gurizada seguinte to com a bomba dagua aqui dentro de uma sacola sem saber oq fazer !!!!! buaaaaaa .... seguinte ela parece estar em perfeito estado sem problemas de folga ou vazamento .... o fato eh q o eixo ñ esta quebrado so esta sem a polia ... a polia tb esta "intacta" so q fora do lugar .. hehehe... alguém ai diz ai paulo ... q locura meu .. eu acho q vo leva em alguém essa p***a deve ter gente q so mexe com bomba dagua ...!! so uma pergunta ?? como o cara vai saber o alinhamento da polia em relação ao resto q esta lá???
Carniel

Mensagempor Vitor Barreto » Qui, 17 Jun 2004 10:24 am

Carniel escreveu:Ae gurizada seguinte to com a bomba dagua aqui dentro de uma sacola sem saber oq fazer !!!!! buaaaaaa .... seguinte ela parece estar em perfeito estado sem problemas de folga ou vazamento .... o fato eh q o eixo ñ esta quebrado so esta sem a polia ... a polia tb esta "intacta" so q fora do lugar .. hehehe... alguém ai diz ai paulo ... q locura meu .. eu acho q vo leva em alguém essa **** deve ter gente q so mexe com bomba dagua ...!! so uma pergunta ?? como o cara vai saber o alinhamento da polia em relação ao resto q esta lá???
Cara cadê os parafusos daí??? Q nem o Paulo falou, tem 4 parafusos, tu só fala da polia e da bomba, se os parafusos não estão aí é porque afrouxaram e caíram, é só comprar os parafusos pra bomba dágua, olha a ponta do eixo, tem 4 furos com rosca, tem que experimentar se estão boas ou se não espanaram, é difícil pois é ferro fundido... Se tu já tirou a bomba dágua tem que trocar a junta, limpar bem antes, mas é a maior barbada, não precisa se preocupar com alinhamento, em geral vai direto e fica bem, a não ser que tivesse um afastador e aí tu tenha perdido, mas bota no lugar e experimenta. Abraço,
Classe, estilo, confiança, respeito. Quem tem Opala sabe o que é. COMODORO 88 COUPÊ 4
Vitor Barreto

Data de registro: Qui, 20 Mai 2004 9:43 am

Mensagempor Carniel » Qui, 17 Jun 2004 10:57 am

seguinte na boma dagua sobrou so eixo pra fora o resto ficou tudo junto polia, parte onde prende a polia ... e os 4 parafusos apertados por sinal ontem qd desmanchei so tentei soltar para ver como estav o torque deles e estao aperatdo afu ... sem problemas ... fico uma bomba dagua so com um eixo pra fora ... e o resto na mao uma peça unica polia .. parafusos e a outra parte !! e era isso ... ok ?? intao agora eu ñ sei oq fazer heheheh (mohh burrão mas fase oq ñ sei mesmo) ... bom ta ae agora eu acho q intenderam neh ....
Carniel

Mensagempor Gantt » Qui, 17 Jun 2004 11:03 am

O carniel....., faz o seguinte cabra...., num perde tempo não...., retire a polia e os parafusos da parte do eixo da bomba dágua, compra outra bomba dágua e troca..., acho que é muito mais seguro, e pode até acabar saindo mais barato no final das contas!!! Minha Opinião!!! Walew
Imagem
Gantt

Mensagempor Carniel » Qui, 17 Jun 2004 12:10 pm

Ae gantt seguindo teu conselho catei nos lugares me pediram de 150 a 119 reais nova .. ai liguei para uns conhecidos de desmamche o cara tem uma na caixa nunca usada me fez 50 pila !! vo manda meu avo ir la buscar detarde eh perto da firma dele ai se tiver boa o velho traz e ai denoite ta na mao e to de 6zão denovo ehhhhhhhhh....
Carniel

Próximo

Retornar para Mecânica geral