4cc --> 6cc Compensa?

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

4cc --> 6cc Compensa?

Mensagempor Fastback » Qua, 09 Jun 2004 11:34 am

Eae galera, td bom? Seguinte, eu estou afim de pegar a minha "Preciosa" e dar um trato nela... A começar pela mecanica... Que é 4cc, motor Azul, preto, sei la, tem tanto oleo e sujeira naquilo que nem sei mais que cor é... hehehe Só sei que era a gasolina e meu pai passou pra alcool... E, eu queria tirar aquele motor de la (que nunca prestou e ate hoje da muita dor de cabeça) e colocar um 6cc... Mas, sei que nao é só tirar um motor e colocar o outro... Falando com um amigo de internet que ja modificou alguns Opalas, ele me disse que o melhor a fazer seria "Transplantar" tudo... Como ele mesmo disse, parar 2 Opaloes, um 6 outro 4, lado a lado e, trocar tudo que estiver sob o capo de um para o outro pois, no 6cc existem muitos detalhes diferentes, como suspensao, freios, cambio, diferencial, cardã, etc... Certo? E... Como nao conheço alguem que tenha o tal 6cc pra "me dar", queria saber quanto sairia mais ou menos essa brincadeira toda... Considerando que eu daria minhas peças em troca... E, considerando tambem que a minha Caravan já roda com o diferencial da 6... Valeria mesmo a pena? Pois, pra mim, esse carro nao tem nenhum valor monetario, mas sim, sentimental... :oops: É isso ae... Valew pela ajuda! Forte abraço!
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Mensagempor BW_Opala_Simoes » Qua, 09 Jun 2004 6:15 pm

Mano, depende do que se considere "muito trabalho". Basicamente oq muda de umOpala 4cc para o 6cc eh o radiador, a posicao do cambio (se o seu for dos antigos clarck d 4 marchas, ele aguenta um motor 6cc... o diferencial do 4cc aguenta um motor 6 tb) e a mais alguns detalhes nos suportes do motor e na suspensao dianteira. Jah vi varias vezes efetuarem este tipo d operacao e de modo algum eh algo muito complicado!
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Mensagempor Fastback » Qua, 09 Jun 2004 7:04 pm

BW_Opala_Simoes escreveu:Mano, depende do que se considere "muito trabalho". Basicamente oq muda de umOpala 4 cil para o 6 cil eh o radiador, a posicao do cambio (se o seu for dos antigos clarck d 4 marchas, ele aguenta um motor 6 cil... o diferencial do 4 cil aguenta um motor 6 tb) e a mais alguns detalhes nos suportes do motor e na suspensao dianteira. Jah vi varias vezes efetuarem este tipo d operacao e de modo algum eh algo muito complicado!
E os freios? Sao a mesma coisa? Sera que daria pra colocar disco nas 4 rodas como nos Opalas mais novos? 8)
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Mensagempor BW_Opala_Simoes » Qua, 09 Jun 2004 10:30 pm

Fastback escreveu:
BW_Opala_Simoes escreveu:Mano, depende do que se considere "muito trabalho". Basicamente oq muda de umOpala 4 cil para o 6 cil eh o radiador, a posicao do cambio (se o seu for dos antigos clarck d 4 marchas, ele aguenta um motor 6 cil... o diferencial do 4 cil aguenta um motor 6 tb) e a mais alguns detalhes nos suportes do motor e na suspensao dianteira. Jah vi varias vezes efetuarem este tipo d operacao e de modo algum eh algo muito complicado!
E os freios? Sao a mesma coisa? Sera que daria pra colocar disco nas 4 rodas como nos Opalas mais novos? 8)
Claro que daria... e seria algo mais simples ainda. Seria necessario somente trocar as partes terminais do eixo traseiro, no caso o sistema de freios a tambor e em seu lugar colocar as pincas e os discos originais dos Diplomatas 91/92 (eram opcionais nos Comodoros). Nao ha nenhum misterio... alias estruturalmente um Opala 4 e um 6cc sao exatamente iguais, nao ha nenhum reformo extra na carroceria de um Opala para que ele recebe o motor 6 cilindros. 8)
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Mensagempor Fastback » Qui, 10 Jun 2004 12:27 am

É, quanto a estrutura eu imaginei que nao precisasse mudar nada... Que bom! hehehe Fico mais aliviado assim mas, o que eu poderia aproveitar no meu carro, nesse caso? Ja tenho o diferencial 6cc... Que meu pai colocou pra ver se melhorava o consumo... Fora isso, da pra aproveitar algo do sistema do 4cc? Sei la, preciso mexer na suspensao traseira tbm? Valew pela ajuda! :wink:
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Mensagempor BW_Opala_Simoes » Qui, 10 Jun 2004 1:26 am

Fastback escreveu:É, quanto a estrutura eu imaginei que nao precisasse mudar nada... Que bom! hehehe Fico mais aliviado assim mas, o que eu poderia aproveitar no meu carro, nesse caso? Ja tenho o diferencial 6 cil... Que meu pai colocou pra ver se melhorava o consumo... Fora isso, da pra aproveitar algo do sistema do 4 cil? Sei la, preciso mexer na suspensao traseira tbm? Valew pela ajuda! :wink:
Mano, como falei anteriormente... caso o seu cambios eja o antigo Clarck de 4 marchas ele tb pode ser aproveitado com o motor 6 cilindros. Quanto a suspensao traseira... ela eh a mesma nos dois modelos! :P
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Mensagempor Fastback » Qui, 10 Jun 2004 1:29 am

BW_Opala_Simoes escreveu:
Fastback escreveu:É, quanto a estrutura eu imaginei que nao precisasse mudar nada... Que bom! hehehe Fico mais aliviado assim mas, o que eu poderia aproveitar no meu carro, nesse caso? Ja tenho o diferencial 6 cil... Que meu pai colocou pra ver se melhorava o consumo... Fora isso, da pra aproveitar algo do sistema do 4 cil? Sei la, preciso mexer na suspensao traseira tbm? Valew pela ajuda! :wink:
Mano, como falei anteriormente... caso o seu cambios eja o antigo Clarck de 4 marchas ele tb pode ser aproveitado com o motor 6 cilindros. Quanto a suspensao traseira... ela eh a mesma nos dois modelos! :P
Humm... E como descubro se o meu cambio eh o tal Clarck? Ja ouvi alguns comentarios sobre ele ser.... Mas, nunca tive certeza... Tem como eu saber de alguma forma? Sei la, pela posiçao das marchas ou coisa assim? Forte abraço!
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Mensagempor BW_Opala_Simoes » Qui, 10 Jun 2004 2:34 am

Fastback escreveu:
BW_Opala_Simoes escreveu:
Fastback escreveu:É, quanto a estrutura eu imaginei que nao precisasse mudar nada... Que bom! hehehe Fico mais aliviado assim mas, o que eu poderia aproveitar no meu carro, nesse caso? Ja tenho o diferencial 6 cil... Que meu pai colocou pra ver se melhorava o consumo... Fora isso, da pra aproveitar algo do sistema do 4 cil? Sei la, preciso mexer na suspensao traseira tbm? Valew pela ajuda! :wink:
Mano, como falei anteriormente... caso o seu cambios eja o antigo Clarck de 4 marchas ele tb pode ser aproveitado com o motor 6 cilindros. Quanto a suspensao traseira... ela eh a mesma nos dois modelos! :P
Humm... E como descubro se o meu cambio eh o tal Clarck? Ja ouvi alguns comentarios sobre ele ser.... Mas, nunca tive certeza... Tem como eu saber de alguma forma? Sei la, pela posiçao das marchas ou coisa assim? Forte abraço!
Mano, se o seu Opala 4 cilindros tiver 4 marchas... nao se preocupe eh um Clarck. Este cambio eh conhecido por fazer um barulhinho assim "clec, clec" qnd se troca as marchas.
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Mensagempor VooDooMan » Qui, 10 Jun 2004 5:04 am

Câmbio varetado rlz ! heheheh Vale lembrar que molas e amortecedores são diferentes tb
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Mensagempor Fastback » Qui, 10 Jun 2004 1:02 pm

Sim! É 4cc com um cambio 4 marchas que faiz o tal "clec" quando troca de marchas... E, ca entre nos, que barulhinho gostoso.. hehehe 8) No caso entao, eu teria que mecher: - Na suspensao dianteira, - Freios Dianteiros, - Cardã, - Radiador, E, só? O escapamento serve no 6cc? No caso da suspensao, só preciso trocar as molas ou amortecedores tbm? E nos freios? O q vai ser trocado? Discos, pinças, tudo? Agradeço mesmo pela ajuda de vcs!!! Sabia que podia contar com os irmaos Opaleiros... :wink:
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Mensagempor BW_Opala_Simoes » Qui, 10 Jun 2004 3:29 pm

Fastback escreveu:Sim! É 4 cil com um cambio 4 marchas que faiz o tal "clec" quando troca de marchas... E, ca entre nos, que barulhinho gostoso.. hehehe 8) No caso entao, eu teria que mecher: - Na suspensao dianteira, - Freios Dianteiros, - Cardã, - Radiador, E, só? O escapamento serve no 6 cil? No caso da suspensao, só preciso trocar as molas ou amortecedores tbm? E nos freios? O q vai ser trocado? Discos, pinças, tudo? Agradeço mesmo pela ajuda de vcs!!! Sabia que podia contar com os irmaos Opaleiros... :wink:
Meu amigo, nunca ouvi falar, nem vi para vender molas e amortecedores traseiros que fossem diferentes entre os Opalas 4 e 6 cilindros, basicamente pq a diferenca de peso na traseira dos dois modelos eh minima! Quanto ao escapamento, deixe livre ateh o final, ali coloque uma ponteira esportiva que quebra o galho e fica com um ronco interessante. As molas e amortecedores dianteiros sao bem diferentes. Quanto aos freios dianteiros... dependendo do ano/modelo do carro nao ha grandes mudancas tambem dos 4 para os 6 cilindros.
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Mensagempor Fastback » Qui, 10 Jun 2004 4:38 pm

Interessante... :wink: Mas, vamos a parte chata... Quanto eu gastaria nessa brincadeira toda? :cry: Alias, a caixa de direçao tem uma folga consideravel... Isso é normal? Pq, meu pai ja mandou arrumar umas 3 vezes e sempre volta... Eu tava pensando numa hidraulica... Sera que resolveria o problema? Pq, apesar do Opala nao ser pesado pra dirigir, ele é f**a pra estacionar... Afff... Nessas horas eu vejo como uma direçao hidraulica faz diferença... To ficando bombadao soh de estacionar akele carro.. heauehauehaue Forte abraço!!
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Mensagempor BW_Opala_Simoes » Qui, 10 Jun 2004 5:22 pm

Amigo, obviamente a folga da qual vc se refere nao eh algo que possa ser considerado "normal". Provavelmente se vcs jah mandaram consertar e o problema logo voltou, deve-se a um desgaste ireeversivel nas engrenagens da caixa de direcao. Seria interessante realmente vc buscar opcoes de instalacao de um sistema hidraulico... qnt ao valor dependeria de muitos outros fatores. Pesquise mais em desmanches que provavelmente vc acharah algo que te interesse.
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Mensagempor albuqlima » Qui, 17 Jun 2004 2:20 pm

Amigo, Estou na mesma, passando um cupê72 para 6 cils. Apanhei muito até descobrir que a caixa serve, etc... O meu problema resolví da seguinte maneira: corrí atrás de um carro 6 cilindros para comprá-lo inteiro e desmanchar. Conseguí um comodoro 80, transformado em picape (coitado), todo podre e mais um pouco. Carro completo no ferro velho, inclusive com ar (aquele debaixo do painel) e direção saiu pela bagatela de R$ 600,00 :wink: (lógico que eu mesmo desmontando-o), com nota fiscal e tudo pra não ter dor de cabeça. Minha sugestão é essa, compre um carro inteiro, pois senão vc vai gastar pelo quase o dobro do que isso em motor (R$500,00 no mínimo), direção(250) e suspensão completa (250). :idea: Fora que as peças que vc não usar podem ficar para reserva ou vender, e aí a modificação se paga. Pense nisso...
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Mensagempor opala77 » Ter, 06 Jul 2004 1:38 pm

Galera, sobre a velha questão da caixa clec clec... já ouvi muita gente falando que aguenta bem o seisão, assim como muita gente fala que já quebrou essa caixa quando botou o tal motor... no fim das contas eu continuo na dúvida... alguém sabe algo certo sobre essa caixa?
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