E os freios? Sao a mesma coisa? Sera que daria pra colocar disco nas 4 rodas como nos Opalas mais novos?BW_Opala_Simoes escreveu:Mano, depende do que se considere "muito trabalho". Basicamente oq muda de umOpala 4 cil para o 6 cil eh o radiador, a posicao do cambio (se o seu for dos antigos clarck d 4 marchas, ele aguenta um motor 6 cil... o diferencial do 4 cil aguenta um motor 6 tb) e a mais alguns detalhes nos suportes do motor e na suspensao dianteira. Jah vi varias vezes efetuarem este tipo d operacao e de modo algum eh algo muito complicado!

Claro que daria... e seria algo mais simples ainda. Seria necessario somente trocar as partes terminais do eixo traseiro, no caso o sistema de freios a tambor e em seu lugar colocar as pincas e os discos originais dos Diplomatas 91/92 (eram opcionais nos Comodoros). Nao ha nenhum misterio... alias estruturalmente um Opala 4 e um 6cc sao exatamente iguais, nao ha nenhum reformo extra na carroceria de um Opala para que ele recebe o motor 6 cilindros.Fastback escreveu:E os freios? Sao a mesma coisa? Sera que daria pra colocar disco nas 4 rodas como nos Opalas mais novos?BW_Opala_Simoes escreveu:Mano, depende do que se considere "muito trabalho". Basicamente oq muda de umOpala 4 cil para o 6 cil eh o radiador, a posicao do cambio (se o seu for dos antigos clarck d 4 marchas, ele aguenta um motor 6 cil... o diferencial do 4 cil aguenta um motor 6 tb) e a mais alguns detalhes nos suportes do motor e na suspensao dianteira. Jah vi varias vezes efetuarem este tipo d operacao e de modo algum eh algo muito complicado!

Mano, como falei anteriormente... caso o seu cambios eja o antigo Clarck de 4 marchas ele tb pode ser aproveitado com o motor 6 cilindros. Quanto a suspensao traseira... ela eh a mesma nos dois modelos!Fastback escreveu:É, quanto a estrutura eu imaginei que nao precisasse mudar nada... Que bom! hehehe Fico mais aliviado assim mas, o que eu poderia aproveitar no meu carro, nesse caso? Ja tenho o diferencial 6 cil... Que meu pai colocou pra ver se melhorava o consumo... Fora isso, da pra aproveitar algo do sistema do 4 cil? Sei la, preciso mexer na suspensao traseira tbm? Valew pela ajuda!
Humm... E como descubro se o meu cambio eh o tal Clarck? Ja ouvi alguns comentarios sobre ele ser.... Mas, nunca tive certeza... Tem como eu saber de alguma forma? Sei la, pela posiçao das marchas ou coisa assim? Forte abraço!BW_Opala_Simoes escreveu:Mano, como falei anteriormente... caso o seu cambios eja o antigo Clarck de 4 marchas ele tb pode ser aproveitado com o motor 6 cilindros. Quanto a suspensao traseira... ela eh a mesma nos dois modelos!Fastback escreveu:É, quanto a estrutura eu imaginei que nao precisasse mudar nada... Que bom! hehehe Fico mais aliviado assim mas, o que eu poderia aproveitar no meu carro, nesse caso? Ja tenho o diferencial 6 cil... Que meu pai colocou pra ver se melhorava o consumo... Fora isso, da pra aproveitar algo do sistema do 4 cil? Sei la, preciso mexer na suspensao traseira tbm? Valew pela ajuda!

Mano, se o seu Opala 4 cilindros tiver 4 marchas... nao se preocupe eh um Clarck. Este cambio eh conhecido por fazer um barulhinho assim "clec, clec" qnd se troca as marchas.Fastback escreveu:Humm... E como descubro se o meu cambio eh o tal Clarck? Ja ouvi alguns comentarios sobre ele ser.... Mas, nunca tive certeza... Tem como eu saber de alguma forma? Sei la, pela posiçao das marchas ou coisa assim? Forte abraço!BW_Opala_Simoes escreveu:Mano, como falei anteriormente... caso o seu cambios eja o antigo Clarck de 4 marchas ele tb pode ser aproveitado com o motor 6 cilindros. Quanto a suspensao traseira... ela eh a mesma nos dois modelos!Fastback escreveu:É, quanto a estrutura eu imaginei que nao precisasse mudar nada... Que bom! hehehe Fico mais aliviado assim mas, o que eu poderia aproveitar no meu carro, nesse caso? Ja tenho o diferencial 6 cil... Que meu pai colocou pra ver se melhorava o consumo... Fora isso, da pra aproveitar algo do sistema do 4 cil? Sei la, preciso mexer na suspensao traseira tbm? Valew pela ajuda!

Meu amigo, nunca ouvi falar, nem vi para vender molas e amortecedores traseiros que fossem diferentes entre os Opalas 4 e 6 cilindros, basicamente pq a diferenca de peso na traseira dos dois modelos eh minima! Quanto ao escapamento, deixe livre ateh o final, ali coloque uma ponteira esportiva que quebra o galho e fica com um ronco interessante. As molas e amortecedores dianteiros sao bem diferentes. Quanto aos freios dianteiros... dependendo do ano/modelo do carro nao ha grandes mudancas tambem dos 4 para os 6 cilindros.Fastback escreveu:Sim! É 4 cil com um cambio 4 marchas que faiz o tal "clec" quando troca de marchas... E, ca entre nos, que barulhinho gostoso.. heheheNo caso entao, eu teria que mecher: - Na suspensao dianteira, - Freios Dianteiros, - Cardã, - Radiador, E, só? O escapamento serve no 6 cil? No caso da suspensao, só preciso trocar as molas ou amortecedores tbm? E nos freios? O q vai ser trocado? Discos, pinças, tudo? Agradeço mesmo pela ajuda de vcs!!! Sabia que podia contar com os irmaos Opaleiros...

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 6 visitantes