MOTOR 6 CILINDROS USANDO UMA CAIXA DE 5 MARCHAS 4c

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

MOTOR 6 CILINDROS USANDO UMA CAIXA DE 5 MARCHAS 4c

Mensagempor ADOLPHO » Qui, 03 Jun 2004 11:45 pm

TENHO UM COMODORO 92 E ESTOU PENSANDO EM SUBSTITUIR SEU MOTOR DE 4 CILINDROS POR UM DE 6 SEM TROCAR CAIXA E A TRANSMISSÃO. GOSTARIA DE SABER QUAIS SERIÃO OS OBICES OU CONSEQUENCIAS NEGATIVAS E COMO EU PODERIA EVITA-LAS.
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Mensagempor Paulo Emilio » Sex, 04 Jun 2004 12:19 am

As consequencias negativas são a quebra total e irreversível do sistema de transmissão. O motor 6 é mais pesado e tem mais torque do que o 4. Ao despejar a potência na caixa vai quebrar. Pode, é fato, andar um tempo sem acontecer, mas quebra. Outra consequência negativa é a relação do diferencial ser muito curta para o tipo de funcionamento do motor. Vai acontecer de voce estar acelerando tudo e o carro não chegar a 140. E as marchas vão ficar muito curtas. É meio caro mesmo a caixa de 5 marchas (por aqui está 1.200), voce pode colocar uma de 4 marchas mesmo, é muito boa e mais barata (uns 600) e mudar a relação do diferencial para a do 6 cil.
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Mensagempor MMA » Sáb, 13 Jan 2007 12:53 am

Bom amigo....estou com o mesmo projeto que o seu, mas o meu é um 91....que bichou deu? Como fez para chegar o cambio para tras? como fez com o cardan? abraços
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Mensagempor DELZIOALMEIDA » Dom, 21 Jan 2007 6:51 pm

Amigo o motor de 6cc deve sempre uma cx de 4M, pois seu torque exige, é ilusão achar q vai economizar.. vc vai sempre acelerar cabrero..com medo de quebarr algo... já com a cx 4M p/ 6cc vc pode arrochar o pé, que vai sair até faísca da cx mas ela aguenta firme..... vai por mim... O 6cc é um monstro-força, que exige originalidade, nem a GM fez 6cc 5M,vai por mim....
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Mensagempor xSpy » Dom, 21 Jan 2007 7:34 pm

desde 82 era opcional em toda linha Opala o cambio de 5 marchas.. para 4 e 6 cilindros.
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Mensagempor xSpy » Dom, 21 Jan 2007 11:35 pm

Não tenho certeza se foi em 82 que foi disponibilizado o cambio de 5 marchas como opcional, mas sei que havia sim 6 cilindros com 5 marchas..
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Mensagempor Paulo Emilio » Dom, 21 Jan 2007 11:37 pm

MMA escreveu:Bom amigo....estou com o mesmo projeto que o seu, mas o meu é um 91....que bichou deu? Como fez para chegar o cambio para tras? como fez com o cardan? abraços
Tem que mudar a haste do trambulador que fica na posição certa, e colocar o lance para acionar o contato da ré. O cardã não muca, só a luva da caixa. E os meus estão aguentando o fritão, pois tenho que testar pra eu te dar certeza que vai funcionar.
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Mensagempor MMA » Dom, 21 Jan 2007 11:44 pm

Bom...o cambio encaixou certinho no lugar do anterior...não será necessario diminuiro o cardan, mas terei que trocar a luva...Bom vou turbina esse carro, meu medo é esse cardan não aguentar, pois era é de 4cc...quanto ao cambio acabei achando um de 4 marchas com re para frente e comprei....mas eu queria o carro com 5 marchas.
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Mensagempor Fernando Furini » Seg, 22 Jan 2007 2:22 pm

xSpy escreveu:desde 82 era opcional em toda linha Opala o cambio de 5 marchas.. para 4 e 6 cilindros.
Câmbio de 5 marchas começou nos 4 cilindros 82/83 e o câmbio de 5 marchas no 6 cilindros foi só no fim de 91, nunca antes disso.
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Mensagempor csjuniorsp » Seg, 22 Jan 2007 3:25 pm

Fernando Furini escreveu:
xSpy escreveu:desde 82 era opcional em toda linha Opala o cambio de 5 marchas.. para 4 e 6 cilindros.
Câmbio de 5 marchas começou nos 4 cilindros 82/83 e o câmbio de 5 marchas no 6 cilindros foi só no fim de 91, nunca antes disso.
Exatamente! Quem dera se o 5 marchas tivesse saído no seizão desde 82, iria estar sobrando câmbio por aí, pra gente colocar...
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Mensagempor LudiBruschi » Ter, 23 Jan 2007 9:19 am

Veja a minha resposta no item "Pergunta sobre transformação da caixa de marcha."
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Mensagempor claytonzonasul » Qua, 24 Jan 2007 9:00 am

REALMENTE TRABALHO EM UM ACONCESSIONÁRIA CHEVROLETA E OS MANUAIS DE REPARAÇÕES CONSTA QUE OS 6 QUELAS SÓ SAIRAM COM 5 MARCHA NO FINAL DE 91 !!! ABRAÇOS GALERA CLAYTON
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Bobeira

Mensagempor abduzido » Qua, 24 Jan 2007 5:38 pm

O Opalão 6 simplesmente não precisa de 5 marchas, tem torque de sobra. Na verdade com 5 marchas vc vai é estar perdendo tempo em mudanças. Com a grana que gasta colocando 5 marchas dá uma trabalhadinha a mais no motor pra ter mais torque e sentir ainda menos falta da 5ª. Quem precisa de muita marcha é motorzinho... O 4100 vai bem até com câmbio universal de 3 marchas. Pilota uma C10 ou C14 que vc vai ver que mesmo com uma carroceria pesadona o bicho empurra forte com 3 marchas. Opala 6 com 3 marchas então é só 2ª e 3ª, pouco se usa a 1ª. 4 marchas é o ideal, 5ª é bobagem!
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Re: Bobeira

Mensagempor Fernando Furini » Qua, 24 Jan 2007 7:43 pm

abduzido escreveu:O Opalão 6 simplesmente não precisa de 5 marchas, tem torque de sobra.
Mas se puder rodar a 120 km/h, com giro mais baixo, menor ruído interno, menor consumo e sem NENHUMA contra-indicação, por que diabos não fazer isso? Desculpe amigo, mas essa de dizer que "não precisa", é bobagem. A quarta do Opala é curta demais pra ele.
abduzido escreveu:Quem precisa de muita marcha é motorzinho...
De certa forma, sim. Só que hoje em dia, carro que tem 7 ou 8 marchas, são os que tem mais de 500 cv...
abduzido escreveu:O 4100 vai bem até com câmbio universal de 3 marchas.
Que vai bem, isso vai mesmo. Mas quanto mais marcha tiver, menor o buraco entre elas e melhor o carro fica.
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Mensagempor LudiBruschi » Qui, 25 Jan 2007 4:16 pm

Pois é minha sugestão (acima) é ter um cambio de 3 marchas mais uma overdrive (a 5ª substituindo no lugar da 4ª) com uma redução de giro de 20%...
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