Restauração - OPALA COUPE 77

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Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Sáb, 23 Jun 2012 10:37 pm

Boa noite amigos,

Há alguns anos venho acompanhando o fórum, porém anonimamente mesmo porque até então não tinha o meu Opala.

Desde 2011 venho amadurecendo a idéia de restaurar um Opala, especialmente o modelo 75~79. Porém não ficava confortável com a aquisição devido à demanda grande de serviço que tenho tido nos últimos tempos e não queria comprar um carro pronto, mas sim em bom estado para restauração, onde sabemos bem que é necessária muita dedicação e consequentemente tempo para o projeto. Em março deste ano troquei minha Captiva em um Bora, onde recebi uma volta de R$18.000 no negócio. Nesta época a idéia do Opala já havia esfriado porém, no dia da troca da Captiva, ao chegar em casa à noite tive um clic e decidi, VOU COLOCAR A GRANA TODA NO PROJETO DO OPALA.

Comecei a procurar o carro e o profissional para restauração. Moro no interior de São Paulo, em São Joaquim da Barra (há 3 anos, pois sou natural de Campo Grande/MS) e aqui há um famoso restaurador que trata de projetos do Brasil inteiro. No comecinho de Abril fui à oficina deste profissional (chamado Matinha) e quão grande foi a minha surpresa quando vi o carro em que ele estava trabalhando naquele momento: um Rollls Royce 1976 (vide http://www.arrivals.org.uk/assets/images/db_images/db_Rolls_76_301.jpg) que acabara de chegar dos estados unidos... Neste momento saquei a credibilidade que vinha sendo dada ao Matinha pelos meus conhecidos. Fiquei umas boas 2h na oficina com ele e ví que realmente o conhecimento em antigos e a qualidade do serviços prestados eram excepcionais, porém ele só teria espaço para o projeto do Opala para dalí 4 ou 5 meses, uma vez que 3 carros já estavam na fila para restauro... Desanimei mas entendi este tempo como necessário para eu encontrar um carro para aquisição.

Passou-se o mês de Maio e na primeira quinzena de Julho um amigo me reportou dizendo sobre um Opala Coupe 77 à venda aqui na minha cidade... Entrei em contato com o proprietário e fui ver o carro. A documentação estava toda em ordem e fisicamente gostei do estado geral, mas o carro estava parado a céu aberto há 6 meses pois não tinha freio e teve a traseira batida o que afetou o funcionamento adequado das lanternas (a polícia encana muito com isso pra esses lados). Como o Matinha só poderia pegar o serviço em Agosto ou Setembro não fechei o negócio pois não queria levar o carro para deixar parado na garagem de casa (minha mulher me apoia no projeto mas não quer também o carro despencando de podre na fachada de casa... [-( ). Minha intenção era comprar e deixar direto para a restauração!

Na semana que se seguiu, no serviço peguei uma conversa pela metade à respeito de um colecionador de carros antigos que reside em Orlândia/SP (fica a 20km da minha cidade) e questionei quem era o profissional que realizava as restaurações para esta pessoa. Fui informado com muitos elogios à respeito de um Sr. chamado Luiz que trabalha sozinho em sua antiga oficina em Orlândia, restaurando autos antigos há muito tempo. Mais do que rápido peguei o endereço e no mesmo dia, durante meu almoço, corri para o local informado. Chegando lá, me deparo com uma oficina muito simples, repleta de poeira e ferramentas antigas e empoeiradas, logo na porta um Karmann Ghia vermelho impecável, como zero Km. Sentado ao fundo, ao lado de uma Belina, dialogando com um cachorro, estava um Sr. de idade avançada (uns 70 e poucos)... Perguntei se ele era o tal Luiz e o mesmo disse que sim. Antes mesmo de dizer meu nome perguntei se estava com muito serviço e se poderia pegar um projeto grande para restauração, o Sr. com um pouco de receio disse que poderíamos conversar sobre o assunto e ver o que podia ser feito. Quando comentei que se tratava de um Opala 77, Luiz abriu um sorriso de orelha-a-orelha e me contou, nas 2h que se seguiram (e eu no horário de almoço... :? ), sobre os 30 anos que trabalhou na Chevrolet, até se aposentar e abrir sua própria oficina. Ao final da conversa perguntou se eu havia reparado em um quadro que estava pendurado na entrada da oficina, empoeirado e bem antigo. Fui olhar e para minha feliz surpresa era o seguinte:

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Se trata de um certificado emitido pela GM do Brasil em 1969, onde atesta que o Sr. Luiz participou do treinamento de CARROÇARIA, especialmente do Opala. Segundo o Sr. Luiz, o treinamento se deu devido ao recente lançamento do modelo no Brasil naquela época.

Conversando mais, e entendendo o método de trabalho dele, fiquei feliz em saber que era exatamente o que eu queria. Desmontando o carro inteiro, separando o que der da lata do chassis, jogando a elétrica inteira no lixo e acertando a mecânica do zero. Tudo na mesma oficina, uma vez que os últimos anos do Sr. Luiz na Chevrolet foi como encarregado de oficina mecânica, onde adquiriu muita experiencia na mecânica do Opala principalmente. Acertei que dalí dois dias gostaria de deixar o Opala para restauração e o mesmo topou.

Restauração fechada, mas faltava um detalhe... O CARRO! ](*,)

No fim da tarde saquei os R$1.800,00 e fui à casa do proprietário, que felizmente estava lá e fechamos a compra também. Saindo de lá, marquei um guincho para, às 6h00 do dia seguinte (20/Jun), levar o carro de São Joaquim da Barra para a oficina do Sr. Luiz em Orlândia.

Seguem as fotos da máquina:

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As fotos do transporte:

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Detalhe do Dr. Luiz manobrando o carro na oficina e do Karmann Ghia ao lado, que é do Sr. Luiz e para o qual ele mesmo fabricou os parachoques, capo e a porta esquerda.

Nesta mesma manhã, com o carro em vista e o Sr. Luiz na maior parte do tempo sentado ao banco do motorista, acertamos os detalhes da restauração, prazo (4 meses) e valor. Com relação à mecânica, vamos trocar para um 6cc. Questionei com relação à dificuldade para troca da mecânica e recebi a seguinte resposta: Arruma o motor com câmbio e diferencial do 6cc que com o resto eu me viro, não tem dificuldade nenhuma. Quem fala que é dificil não sabe do que está falando... Não questionei mais.

Como podem observar o carro está com a traseira batida. O Sr. Luiz se propôs a fabricar o painel inteiro novo, porém como quero o carro antes dos 4 meses, hoje (23/Jun) cedo fui até Ribeirão Preto à busca de uma traseira nova. Após passar em 5 desmanches encontrei o que procurava:

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Meu dedo pegou carona no corte da traseira nova:

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E a peça já em casa, devidamente limpa:

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Observem que está íntegra, com apenas alguns detalhes. Paguei por ela R$200,00 (O que acham?). No mercado livre, o painel novo (sem a saia) tá por R$2.600,00... Mais caro do que paguei no carro!

Comprei também, ainda no dia 22/Jun as caixas de ar, o assoalho completo e os remendo para tráz das rodas traseiras. Tudo novo, de um vendedor de SC, devem chegar na quarta ou quinta (27,28/Jun). De lataria é isso que precisava. Agora estou listando os demais detalhes e já comprando também (todas as borrachas, batentes, lantenas, farois, grade, emblemas, etc, etc, etc...) De peças de acabamento, não vou conservar nenhuma antiga. Vou comprando novas, sempre que originais GM de preferência!

Estou fechando negócio em um jogo de rodas. Sendo 16" com tala de 10" na traseira, e 15" com tala de 8" na dianteira. Já estou comprando isso agora porque eu acho que será necessário alargar a caixa de roda traseira para comportar as redondas novas e isso precisa ser feito agora. Assim que elas chegarem posto para os amigos darem uma olhada.

Ainda em tempo, sobre o painel traseiro, comprei com NF tudo dentro da legalidade. Encomendei também a mecânica 6cc e o proprietário do desmanche disse que em 10 dias no máximo conseguirá para mim, também com NF e demais baixas no DETRAN. Falou em algo em torno de R$3.500,00. O que acham do valor?

Até agora é isso pessoal... Conforme o projeto for evoluindo nestes meses que se seguem semanalmente vou postando o andamento aqui para vocês. Mesmo porquê não sou um especialista em Opalas e gostaria muito de contar com a consultoria dos Srs. Ah, antes que eu esqueça, a cor nova vai ser o Azul Iguaçú.

Aguardo os comentários, críticas e sugestões de todos!

Um grande abraço e agradeço desde já pelo acolhimento!

Sds.,
Gabriel Portocarrero
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor hector » Sáb, 23 Jun 2012 11:19 pm

Estou acompanhando em amigo, e vc é bem sortudo de ter comprado esse opala por 1.800, que esta facil de arruma-lo. Abraços.
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Sáb, 23 Jun 2012 11:51 pm

hector escreveu:Estou acompanhando em amigo, e vc é bem sortudo de ter comprado esse opala por 1.800, que esta facil de arruma-lo. Abraços.

Opa! Obrigado pela atenção! Toda semana vou postando a evolução aqui.
Um abraço!
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Sex, 29 Jun 2012 12:47 am

Amigos boa noite,

Seguem abaixo as fotos do carro desmontado, já sem o motor e câmbio. Agora é arrumar os podres e montar o 6cc novo no lugar do antigo 4cc.

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Aqui o 4cc antigo... Este não volta mais pro carro quando estiver pronto...

Comprei uma mecânica completa do 6cc. Motor, agregado, cambio, cardan, diferencial. Se alguém tiver interesse nesta mecânica 4cc estou aberto à negociações. Aceito trocas também.

Amanhã chegam as rodas novas, de 10"... Postarei as fotos pela noite!

Um gande abraço!
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor Henriquerz » Seg, 02 Jul 2012 2:25 pm

Cara eu não acredito que comprou esse Opala! É porque faz tempo - se bobear uns 2 meses ou mais - que foi anunciado, sou de Ribeirão e vi o anúncio dele, estava R$2100. Bati o olho e gostei dessa máquina, há tempo que venho namorando esse 77 e imaginando uma bela restauração nele. Todo dia eu via as fotos do anúncio e ficava pensando em uma bela reconstrução dessa obra de arte, mas pensando e imaginando ao bobo mesmo, pois nem tenho condições pra tal reforma, nem lugar, e nem tempo rsrsrs, só me resta o delírio mesmo...
Certamente caiu em boas mãos: sua e do Luís... :lol:

Não tenho muito conhecimento em Opalas, na verdade não tenho nenhum conhecimento ainda rsrs, mas aos poucos chegamos lá. No entanto, só posso te desejar uma tremenda sorte e que seja feliz com seu novo e digno Carro. Essa reforma vou acompanhar, com certeza. Mantenha-nos atualizados!

Abraço - Henrique
Editado pela última vez por Henriquerz em Seg, 02 Jul 2012 7:10 pm, num total de 1 vezes
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Seg, 02 Jul 2012 5:58 pm

Henriquerz escreveu:Cara eu não acredito que comprou esse Opala! É porque faz tempo - se bobear uns 2 meses ou mais - que foi anunciado, sou de Ribeirão e vi o anúncio dele, estava R$2100. Bati o olho e gostei dessa máquina, há tempo que venho namorando esse 77 e imaginando uma bela restauração nele. Todo dia eu via as fotos do anúncio e fica pensando uma bela reconstrução dessa obra de arte, mas pensando e imaginando ao bobo mesmo, pois nem tenho condições pra tal reforma, nem lugar, e nem tempo rsrsrs, só me resta o delírio mesmo...
Certamente caiu em boas mãos: sua e do Luís... :lol:

Não tenho muito conhecimento em Opalas, na verdade não tenho nenhum conhecimento ainda rsrs, mas aos poucos chegamos lá. No entanto, só posso te desejar uma tremenda sorte e que seja feliz com seu novo e digno Carro. Essa reforma vou acompanhar, com certeza. Mantenha-nos atualizados!

Abraço - Henrique


Caro Henrique, como esse mundo é pequeno!

Fico feliz por sua atenção... Hoje a noite vou postar as fotos das rodas aro 16 com tala de 10" que chegaram!

Um abraço!
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Seg, 02 Jul 2012 10:54 pm

Amigos boa noite,

Conforme prometido, seguem as fotos das rodas...

São rodas originais da stockcar da década de 80 (Só tinha opalão naquela época!!!). Elas estão com pneus 265/40VR16 (traseiras) e 195/65R15 (dianteiras). As traseiras tem 10" e as dianteiras 8"... Os pneus traseiros nesta medida são os Pirelli Pzero Corsa de corrida (estão estampados com : FOR RACING USE ONLY), mas foram riscados para uso na rua. Já comprei pneus novos tanto para traz quanto para frente... Os que estão nas rodas hoje vão servir de modelo no carro para uma leve alargada nos paralamas ainda na etapa de funilaria que o carro se encontra. Esta alargada não vai nada que chame a atenção, apenas o suficiente para poder rodar com tranquilidade, sem ficar raspando, cerca de 1 ou 2".

Seguem as fotos:

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O conjunto roda/pneu traseiro é realmente largo, pessoalmente parece mais ainda. Parece pneu de F1!!! Não vejo a hora de vêlas montadas no Opalão.

Assim que o serviço nos paralamas terminar, vou levar as 4 para cromagem e já monto os pneus novos... Como só vou usar o carro nos finais de semana mesmo, acho que vou deixar os pneus de tráz lisos, como eles vem originalmente, acho que fica mais agressivo, vai parecer um carro de arrancada! O que acham?

Um grande abraço!
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Ter, 03 Jul 2012 10:42 pm

Boa noite amigos,

Seguem as fotos do andamento da restauração... Os podres do cofre estão sendo eliminados!

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Por hoje é só. Até o final de semana tiro mais fotos do andamento.

Um abraço!
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Ter, 03 Jul 2012 10:44 pm

Como estava:
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Como está ficando:
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor Henriquerz » Qua, 04 Jul 2012 12:12 am

Olá, amigo!

Estou sem palavras! Que rodas, hein!!! :shock:
Deve ter sido difícil de encontrar, não?

Excelente trabalho naquele podre, está ficando bonito. Agora fiquei curioso pra ver o trato na traseira, porque para o camarada sair fazendo peças (Karmann Ghia) ele tem que ser "O CARA" mesmo!
Quanto a cor que você escolheu é realmente linda, já tive o prazer de ver pessoalmente um Opala com esse Azul Iguaçu...
Rapidez mínima, perfeição máxima! :D

Abraço - Henrique
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Qua, 04 Jul 2012 9:26 pm

Henriquerz escreveu:Olá, amigo!

Estou sem palavras! Que rodas, hein!!! :shock:
Deve ter sido difícil de encontrar, não?

Excelente trabalho naquele podre, está ficando bonito. Agora fiquei curioso pra ver o trato na traseira, porque para o camarada sair fazendo peças (Karmann Ghia) ele tem que ser "O CARA" mesmo!
Quanto a cor que você escolheu é realmente linda, já tive o prazer de ver pessoalmente um Opala com esse Azul Iguaçu...
Rapidez mínima, perfeição máxima! :D

Abraço - Henrique


Boa noite amigo Henrique,

Realmente procurei muito para encontrar estas rodas... Tinha vontade de colocar rodas alargadas, porém não as originais, por outro lado não queria rodas modernas também... Complicado né?!

Achei essas em SP capital, estavam montadas em um maverick. Estão meio desgatadas pelo tempo, mas estruturalmente estão perfeitas. Elas são muito reforçadas, para você ter uma idéia, a espessura da chapa tanto no centro quando na banda é de 4mm. Depois da cromagem vão ficar muito bonitas acredito eu.

Sobre o trabalho do Sr. Luiz é realmente muito bom. Ele é muito criterioso no serviço e atento aos detalhes.

Um abraço!
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Qua, 04 Jul 2012 9:33 pm

Amigos boa noite novamente!

Chegaram hoje de SC os painéis novos que comprei. Sendo bacia do estepe, caixas de ar, assoalhos e remendos de tráz das rodas traseiras.

Abaixo as fotos:

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Havia finalizado a negociação na mecânica 6cc, porém levei em conta uma proposta que o vendedor fez e fiquei com o carro inteiro. É um Opala Silvertar 83 6cc, sucata de leilão, baixado no DETRAN com nota fiscal do leiloeiro. Está completo... Vou tirar a mecânica e posso negociar com os amigos do fórum o restante, caso alguém tenha interesse. Amanha cedo vou tirar umas fotos detalhadas e posto aqui!

No mais, boa noite a todos! Fiquem com Deus!
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor Henriquerz » Sex, 06 Jul 2012 5:02 pm

Oh! To gostando de ver, tudo novinho! hehe
As rodas, realmente, vão ser de entortar o pescoço quando forem cromadas. Roda em Opala pra mim tem que ser assim, com cara de Muscle mesmo, ainda mais nesses antigos. Caso contrário, só as originais do modelo...
Estou até imaginando esse Opalão pronto, com os 6cc, aquele azul lindo, essas rodas... Humm sem comentários!

Se não se importa, vou fazer uma pergunta: Como a lateral dele vai ser alisada? É no "martelinho de ouro", pois tenho curiosidades a respeito... Observe que ele está com umas ondulações... nas primeiras fotos (as do anúncio) da pra ver bem. Atente-se a esse detalhe! Mas o Luizão deve estar cuidando disso, sem problemas.

Abraço - Henrique
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Sáb, 07 Jul 2012 2:36 am

Henriquerz escreveu:Oh! To gostando de ver, tudo novinho! hehe
As rodas, realmente, vão ser de entortar o pescoço quando forem cromadas. Roda em Opala pra mim tem que ser assim, com cara de Muscle mesmo, ainda mais nesses antigos. Caso contrário, só as originais do modelo...
Estou até imaginando esse Opalão pronto, com os 6cc, aquele azul lindo, essas rodas... Humm sem comentários!

Se não se importa, vou fazer uma pergunta: Como a lateral dele vai ser alisada? É no "martelinho de ouro", pois tenho curiosidades a respeito... Observe que ele está com umas ondulações... nas primeiras fotos (as do anúncio) da pra ver bem. Atente-se a esse detalhe! Mas o Luizão deve estar cuidando disso, sem problemas.

Abraço - Henrique


Boa noite Henrique,

Primeiramente agradeço pelo acompanhamento e apoio nesta empreitada!

Sobre as ondulações, são normais para um carro de mais de 30 anos, porém serão todas eliminadas, num primeiro momento no martelilho e depois, na preparação para a pintura, com a aplicação de massa e lixamento! Quando chegar nesse momento detalho bem para você!

Um abraço!
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Re: Restauração - OPALA COUPE 77

Mensagempor portocarrero » Sáb, 07 Jul 2012 2:36 am

Boa noite amigos,

Dei um pulo hoje na oficina... O serviço no cofre do motor terminou. Agora vamos para as laterais!

Segue uma fotos de como ficou:

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O cara que tava me vendendo o Silvertar 6cc deu pra tráz na última hora, quando o guincho estava saindo daqui para buscar. Na verdade quis mudar o preço, mesmo que fosse 1 real eu não aceitaria, afinal de contas já haviado firmado antes.

De qualquer forma comprei hoje a mecânica 6cc completa (motor, agregado, cambio, cardan e diferencia) de um ferro velho em uberlandia, chamado América. Recomendo a todos, o dono se chama Chacal e é muito gente boa. Toda a mecânica está em ordem, com notal fiscal e é proveniente de uma sucata de leilão.

Por hoje é só!

Um abraço e bom fim de semana jovens!
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