Sempre que eu leio alguma coisa desse camaradinha da CM Racing, só confirma mais a minha teoria de que o cara tem sérios problemas de afirmação (deve ter sofrido "bullying" na infância).
Bom, eu não conheço pessoalmente o cara (e nem desejo), mas já vi alguns exemplares da "caixinha de piche" funcionando. O que eu posso dizer é o seguinte: as faíscas são extremamente fortes (algo realmente estúpido, parece uma miniatura de uma faísca feita por uma bobina de Tesla). Mas aí vem os problemas:
- Não adianta usar cabos de vela e velas resistivas (supressivas), pois o ruído gerado é "infiltrável" (como diria o ex-ministro Magri, "imexível");
- É necessário "encapar" os cabos de velas e o cabo da bobina com mangueiras para gás (as mesmas usadas em fogões);
- As velas sofrem um bocado, pois as faíscas fortes demais tendem a fazer com que os eletrodos fiquem "arredondados";
- Não deve ter uma bobina cujo isolamento dure muito tempo, até porque as bobinas automotivas são auto-transformadores muito compactos, o que torna a coisa toda mais perigosa ainda (não há isolamento entre primário e secundário e o dielétrico não dá conta da altíssima tensão, podendo gerar fugas internas);
- Fugas de tensão ocorrem entre os terminais dos cabos de vela e o cabeçote do motor (efeito Corona, como no caso da bobina onde o dielétrico passa a "vazar", e nada a ver com a ducha para banheiro);
- Os contatos do distribuidor e o rotor também são penalizados, como são os eletrodos das velas;
- Manusear a coisa ligada não é para amadores e digo que pode ser morte certa para portadores de marcapasso.
Citar estes argumentos "ad nauseaum" não vai ajudar em nada, pois quem está "cego" pelas maravilhas que a tal caixinha faz, não vai deixar de comprá-la. Houve relatos onde há melhora de desempenho (as faíscas queimam até pensamento), mas creio que a vantagem seria para quem usa automóveis com GNV.
Para quem não quer arriscar, ainda vale mais comprar um módulo MSD 6AL, que dá "dois tiros" em cada cilindro, melhorando o consumo e diminuindo a emissão de poluentes.
De VW1300 chega-se ao destino, mas de GM4100 é muito mais divertido.