Como saber se o cambio é do 4cc ou do 6cc?

Aprendo um pouco sobre o funcionamento desse maravilhoso automóvel.

Como saber se o cambio é do 4cc ou do 6cc?

Mensagempor pepevidaloka » Ter, 07 Dez 2010 11:25 am

Fala galera,

Comprei uma caravan ss 4cc e o cara me disse que o cambio é do 6cc. Como faço pra saber se ele é mesmo do 6cc ?

E o meu diferencial está fazndo ums barulhos e o mecanico disse que é a coroa e o pinhão. Vale apena eu trocar a coroa e o pinhão ou comprar um diferencial do 4cc tb por R$300,00, ele não tem nenhuma folga.

Valeu galera!!
Imagem
pepevidaloka

Data de registro: Sex, 10 Set 2010 1:05 pm

Re: Como saber se o cambio é do 4cc ou do 6cc?

Mensagempor fernandocrespim » Qui, 09 Dez 2010 4:09 am

Amigo, sobre o cambio, vc tem que ver como estao dispostas as velocidades, se a ré é jogando pra frente, ou para trás.
Daí dá até pra gente tentar dizer qual seria, mas se o seu mecânico puder olhar direitinho ele pode te dizer isso.
Esse assunto de caixas , sempre que eu tive dúvida obtive várias respostas , ainda tenho algumas duvidas tb.
Quanto ao diferencial, tem que ver direitinho antes de condenar engrenagens, muitas vezes ocorre que o que está fazendo barulho é a cruzeta q vai no cardã, que é baratinho pra trocar.Pode ser falta de óleo no diferencial tb.
Agora quanto a questão de preço, varia muito, principalmente de cidade para cidade.Mas acredito que por esse valor ou menos dá pra arrumar um bom diferencial pra vc em ótimo estado, pelo menos por aqui na minha cidade rsrsrrs
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraço
Imagem
Caravan 1976 6 cilindros aspirada

Imagem
Caravan Diplomata SE 1988 Chateau 4 cilindros ácool
fernandocrespim

Data de registro: Sáb, 31 Mai 2008 11:51 pm

Mensagempor fernandocrespim » Qui, 09 Dez 2010 4:20 am

As caixas no assoalho que eu sei são :

4m Varetada: Dá pra reconhecer fácil pq as marchas sao acionadas por varetas.É só olhar por baixo.Nao tenho certeza, mas essa é que é a famosa Clec- Cleck que td mundo fala, pq ao fazer as mudanças ela faz esse "clec" característico.

4m moderna, ou 4m ré pra frente: A ré é pra frente, pra acionar a ré é um pouco mais pra esquerda do que a primeira.

5 marchas : ai eu fico na dúvida , pq tem a 5 marchas do 4cc, e a 5m dos ultimos diplos, a famosa clark.

eu tenho uma dúvida, se alguem puder me esclarecer, a varetada, é a mesma para 4 e 6cc?ou seriam 2 varetadas no caso?
Imagem
Caravan 1976 6 cilindros aspirada

Imagem
Caravan Diplomata SE 1988 Chateau 4 cilindros ácool
fernandocrespim

Data de registro: Sáb, 31 Mai 2008 11:51 pm

Mensagempor j ricardo » Qui, 09 Dez 2010 8:38 pm

Bem, as varetadas, não sei se são todos os anos, mas todas que vejo são iguais para 4cil e 6cil...
4 marchas ré pra frente saiu em todos 6cil de '82 a '91, e também em 4cil '83 e '84( '84 não tenho certeza) nessas só dá para saber se é de 6cil pélo número que tem no eixo piloto, que quem sabe não quer dizer qual é....

5 marchas nos 4 cil de '84 em diante

todos os cambios de opala são clark...
j ricardo

Data de registro: Seg, 05 Jul 2010 11:02 pm

Mensagempor milton alexandre » Seg, 13 Dez 2010 11:38 am

Olá Opaleiro de uma olhada no eixo piloto se for grosso é do 4 marchas se for fino é do 5 marchas, ai com certeza é o Clark.
Ou olhe no carro embaixo o suporte do varetado é bem largo, o dos mais novos é estreito.

abs e boa sorte
Caravela 89 4100 cinza nimbus THUNDERCATS
milton alexandre

Data de registro: Seg, 21 Mai 2007 3:49 pm

Retornar para Mecânica geral