Somente desmerecer uma consideração baseada em teorias Documentadas é mto fácil...
Lembrando que todas as resistências foram testadas, de 5 a 0,1 ohm, e afirmo que em qualquer que for o valor, acima de 1 ohm o motor sequer irá pegar, (e tem mais....mesmo com a resistência de 1ohm em bobina plástica, que não o requer o carro não pega) testei o valor indicado no livro conheça seu opala de 1,6 ohms e nada.
Ah, vale lembrar também que a potência de dissipação de um FIO RESISTIVO é bem diferente de um componente RESISTOR, usei várias potências, abaixo de 20W, sem chance, pois aquece absurdamente e se parte em pouco tempo de uso. ( e já testei várias potências também )
Me baseando em teorias também......venho a lembrar a todos que, existe um outro FIO RESISTIVO, sim, que se encontra, no ano do meu modelo 82, no motor de partida, entre o fio que vai para a caixa de fusíveis e o conector do motor de partida (em anos anteriores se encontrava próximo a fechadura do capô) esse que não faz parte do sistema de ignição, massss, será que ele não está fazendo falta em todo o sistema fazendo com que, não só a bobina esquente, mas sim também o módulo de ignição??
Já pensei nisso e trocando meu alternador (antes de 120A Bosch 14V, 13,6 estáveis sem carga e 13 com carga) pelo menor do opala original totalmente revisado e OK e instalando um fio simulando o fio resistivo do motor de partida, o problema persistiu, apenas por um detalhe, com carga (faróis, som) a tensao da alimentação da bobina cai pra 8V e o funcionamento fica instável.
Portanto.....alternador, nao pode ser.....
Gostaria de lembrar tb que, convivo com esse problema a um tempo,(sendo burro ou não) consultei vários auto-elétricos, meu mecânico trabalhou mais de 20 anos na GM onde diariamente dava manutençao em carros como o meu, pesquisas mostram sempre as mesmas considerações, (fio resistivo, alternador, aterramento, bobina de platinado) mas até agora, já esgotei todas as possibilidades e sem resultado, e pelas pesquisas pude observar que a maioria das pessoas que postaram o problema não obtiveram respostas satisfatórias, por isso eu resolvi alimentar o tópico com o que pude constatar, sem intenção nenhuma de tumultuar o tópico, e muito menos de desmerecer o comentário de qualquer um participante do tópico.....mas não foi isso que percebi com a minha consideração, nao sou nenhum GURU, sou um zé ninguém, mas acho que ainda mereço um pouco de respeito.
Obrigado.