BOBINA ESQUENTA

Discussões sobre a parte elétrica do Opalão

Re: BOBINA ESQUENTA

Mensagempor EclypX » Dom, 15 Mar 2009 10:49 am

Ah tá, se não for o módulo, explique o porque de uma bobina plástica que trabalha em 12V esquentar também até ferver...no meu caso e não acontecer isto em milhares de casos onde usam esta bobina a anos e sem nenhum problema....

Somente desmerecer uma consideração baseada em teorias Documentadas é mto fácil...
Lembrando que todas as resistências foram testadas, de 5 a 0,1 ohm, e afirmo que em qualquer que for o valor, acima de 1 ohm o motor sequer irá pegar, (e tem mais....mesmo com a resistência de 1ohm em bobina plástica, que não o requer o carro não pega) testei o valor indicado no livro conheça seu opala de 1,6 ohms e nada.
Ah, vale lembrar também que a potência de dissipação de um FIO RESISTIVO é bem diferente de um componente RESISTOR, usei várias potências, abaixo de 20W, sem chance, pois aquece absurdamente e se parte em pouco tempo de uso. ( e já testei várias potências também )

Me baseando em teorias também......venho a lembrar a todos que, existe um outro FIO RESISTIVO, sim, que se encontra, no ano do meu modelo 82, no motor de partida, entre o fio que vai para a caixa de fusíveis e o conector do motor de partida (em anos anteriores se encontrava próximo a fechadura do capô) esse que não faz parte do sistema de ignição, massss, será que ele não está fazendo falta em todo o sistema fazendo com que, não só a bobina esquente, mas sim também o módulo de ignição?? :-k

Já pensei nisso e trocando meu alternador (antes de 120A Bosch 14V, 13,6 estáveis sem carga e 13 com carga) pelo menor do opala original totalmente revisado e OK e instalando um fio simulando o fio resistivo do motor de partida, o problema persistiu, apenas por um detalhe, com carga (faróis, som) a tensao da alimentação da bobina cai pra 8V e o funcionamento fica instável.

Portanto.....alternador, nao pode ser..... [-X

Gostaria de lembrar tb que, convivo com esse problema a um tempo,(sendo burro ou não) consultei vários auto-elétricos, meu mecânico trabalhou mais de 20 anos na GM onde diariamente dava manutençao em carros como o meu, pesquisas mostram sempre as mesmas considerações, (fio resistivo, alternador, aterramento, bobina de platinado) mas até agora, já esgotei todas as possibilidades e sem resultado, e pelas pesquisas pude observar que a maioria das pessoas que postaram o problema não obtiveram respostas satisfatórias, por isso eu resolvi alimentar o tópico com o que pude constatar, sem intenção nenhuma de tumultuar o tópico, e muito menos de desmerecer o comentário de qualquer um participante do tópico.....mas não foi isso que percebi com a minha consideração, nao sou nenhum GURU, sou um zé ninguém, mas acho que ainda mereço um pouco de respeito. :wink:

Obrigado.
Imagem Imagem
Diplomata 91 95% Pronta
C-1404 73 Restaurando
Opala Clube São Carlos ...participe e ganhe seu adesivo e Camiseta! (16) 9705-7900 / 9200-5099 / 9208-8206
EclypX

Data de registro: Seg, 14 Ago 2006 5:08 pm

Mensagempor bigface » Qua, 13 Mai 2009 9:32 am

ae galera na minha caravan ainda n notei nada na bobina + notei q o modulo de ignição q ta esquentando e esta tudo instaldo normal so com o fio q sai do arranque q eu tive q adaptar, tem + alguem ae q tenha notado q o modulo de ignição esta esquentando ow e so o meu???? :-k
Imagem
ANTIGUIDADE E POSTO
caravan 79 4cil
W446 , 4x1 , 3,54, 280x280 112lobe 7,5lev
bigface

Data de registro: Seg, 01 Dez 2008 1:40 pm

Mensagempor thiago.santiago » Sáb, 18 Jul 2009 3:51 pm

Amigo, gostaria de saber no caso de usar as bobinas do palio ou uno 8v no opala 6cc nao passando pelo distribuidor.
Eu teria que interligar os fios positivos e negativos que antes era ligado na bobina normal nas novas e mantendo a caixinha de ignição eletronica mesmo.

EclypX escreveu:Bom, vamos as informações.....estou apenas alimentando o tópico pois pesquisas e pesquisas incessantes e nada de solução, por isso estou alimentando pois tem muita gente procurando a informaçao e gastando dinheiro a tôa sem resultado....

Todas as informações são técnicas e com referência Bosch ou de literaturas.

Imagem

Nesse esquema acima, indica o uso de ignição com sistema eletrônico (sem platinado) nesse sistema existe um "fio resistivo" entre a alimentação 12V da bobina.

Esse valor não é citado do site da Bosch....mas no Livro Conheça Seu Opala cita uma resistência de 1,6 ohms. (Dúvidas pesquisar o livro, caso não tenha me solicite que envio)

Por que dessa resistência????

Ela aumenta a impedância do conjunto Primário, fazendo com que a corrente seje menor e não sobreaqueça e sobrecarregue o sistema interno da bobina (somente asfáltica)

O site da Bosch difponibiliza informações sobre testes de bobinas plásticas e asfálticas, citam o uso de um multímetro para testar a resistência dos enrolamentos e suas impedâncias....

[img]http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/ignicao/pict/img01.jpg[/img']
Imagem
Imagem

Teste de bobinas asfálticas

Para o teste da bobina asfáltica, recomenda-se o uso do osciloscópio, que pode medir a tensão máxima fornecida. Os testes devem ser feitos sempre na temperatura normal de funcionamento.

Outra forma menos confiável é medir as resistências dos enrolamentos primário e secundário utilizando o multímetro. Recomenda-se fazer o teste de resistência na temperatura ambiente, entre 20 e 30 ºC (a temperatura influi nos resultados).

Teste de Bobinas plásticas...

Imagem

Essas informações são importantes pois possuo 3 bobinas MI e as 3 não funcionam, ou funcionam com pouca eficiência, mas não estao com as leituras de impedância adulteradas. Portanto TEORICAMENTE OK.

INFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE...

É importante recordar que as bobinas plásticas não necessitam do pré-resistor, ou resistência, como é mais conhecido, portanto, alimentadas de 12 volts.

Fonte: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... otec01.htm

Vamos as conclusões.....

Meu Motor 6cil com ignição eletrônica...
Sem fio resistivo, bobina plástica Bosch.....2 meses de uso, queimou...troca, mais 3 meses fritou, resumindo, já foram 4 bosch, 2 marflex, e outra que nem lembro a marca...tudo esquentando até fritar.
Detalhe, ingição toda ok, Velas novas originais, Cabos NGK, distribuidor ok, tudo testado antecipadamente....

Segunda opção depois de tudo....

Fio resistivo....
Instalei depois de muita procura sem sucesso pelo valor da resistência, um de 1ohm, o motor não pega....
0,5 ohm, o motor funciona e a tensão de 12V cai pra 9V....
Bobina asfáltica ( a óleo ) KW.....

Resultado.....

A bobina esquenta absurdamente e o carro perde rendimento após aquecer demais a bobina...

Vamos a minha conclusão.....

Quando o rotor gira dentro da tampa do distribuidor e distribui a alta tensão, a corrente salta entre a ponta do rotor e o terminal da tampa. Este "salto" da faísca provoca desgaste do material da ponta do rotor e dos terminais da tampa. Quanto maior for a distância entre os dois pontos, maior será a necessidade da alta tensão, aquecendo a bobina.

Fonte: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... tampa.html

Essa distância entre polos se refere tembém aos eletrodos da vela....

Nos rotores existe um resistor supressivo (conhecido por resistência), que tem a função de atenuar as interferências eletromagnéticas produzidas pela faísca.
Essas interferências podem interferir no funcionamento do rádio (ruído), injeção e outros componentes eletrônicos do veículo.
A resistência deve ser testada e, se estiver com valor diferente do recomendado, o rotor deve ser substituído, caso contrário poderá influir na potência da ignição.

Imagem

O meu teste indicou a resistência de 5,22 K ohms no rotor 1 e...
5,31 k ohms no rotor 2 novo no carro....

Como vimos acima, o rotor com resitencia alterada pode influenciar inclusive em falhas no funcionamento do motor pois afeta a ignição.

Portanto.....

Quem tem um problema como o meu, bobina esquentando, parte elétrica da ignição toda ok, velas, cabos, tampa, rotor, tudo novo e ok, e mesmo assim a bobina esquenta até queimar, na minha opnião, vai ter que morrer com uma central de ignição nova, pois o resto todo já troquei, já testei, já pesquisei, já perguntei, já estudei, já tudo o que imaginar, e nada resolveu....

Agora pergunto.....

Porque a bosch não disponibiliza um teste para Central de Ignição???
Sou técnico em eletrônica, vou ter que abrir minha central pra testar????
Já estou conformado com meu problema, me mudei pra Sao Carlos onde a temperatura ambiente caiu cerca de 5graus com relação a Araçatuba, e o problema praticamente sumiu, quem sabe não me mudo pro Pólo Norte e aí num resolvo ele de vez? rsrsrs..

só pra referência Opaleira!!!
thiago.santiago

Data de registro: Qua, 28 Fev 2007 9:31 am

Mensagempor hottuning » Seg, 20 Jul 2009 4:02 pm

cara pelo q eu estou vendo pode ter ocorrido alguns fatores:
porcausa da falta do fio resistivo acabou que o seu fio principal sofreu danos em funcao do super aquecimento e ele mesmo esta servindo de resistencia.
n sei se vc sabe o q ocorre quando um fio superaquece , mas posso te dizer que se aqueceu a ponto de alguma parte do fio ter derretido a parte plastica pode ter ocorrido o comprometimento de passagem de corrente o que na verdade e uma resistencia.
recomendo que fassa o seguinte:
troque o fio do chiocote que vai ate a caixinha de fusiveis (e esse fio que vc falou q esquentou ne???) , compre uma bobina do fusca 1300 (e a mesma do opala so que tem manta asfaltica por dentro que evita que esquente por influencias externas e pode ser colocada em qualquer posicao dentro do cofre (ate de kbeca pra baixo) e nao precisa de fio resistivo) e compre um modulo fet 10 pelo mercadolivre.
seus problemas vao acabar vai por mim...
meu carro esta com essa config q eu te falei. simplismente n aquece nada . o carro nao falha , nao morre , pega de primeira. e uma maravilha cara vai por mim.

f.l.w
vivo minha vida meio quilometro de cada vez, em 10 segundos ou menos, eu sou livre...!
Imagem
hottuning

Data de registro: Sáb, 14 Fev 2009 8:02 pm

Mensagempor kenpsico » Qui, 30 Jul 2009 6:24 pm

Nossa, infelizmente tenho de dizer que é bom encontrar gente com o mesmo problema que o meu. Assim não me sinto sozinho no mundo! rs

Eu perdi, pelo que me lembro, 1 bobina original, 2 bosch, 1 marelli. Estou então na minha 5ª que é Bosch novamente, do Mi.

Até agora não consegui resolver o problema nem ao menos minimizar a situação. É deixar a chave ligada por um certo tempo e pum, vaza resina e queima.

Alguém aí conseguiu fazer algo, mesmo que seja trocando o módulo ou voltando a bobina original, aquela cilíndrica?
Alguém já usou este tipo de resistência: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM ???
Imagem

Abs
SS 78 6cil
Imagem
Mil zeros não substituem este "usado".

Visite: http://www.youtube.com/watch?v=2DN8p_fNOWY
kenpsico

Data de registro: Sex, 01 Jun 2007 11:22 am

Mensagempor carlos » Dom, 10 Jan 2010 10:31 pm

Wow galera! ja fazem 5 anos que eu abri este topico! o tempo voa! nao tenho mas o carro e sim saudades! de vez em quando surfo no forum e leio sem postar, Tambem vi que muitos colegas que eram bem ativos em 2004 tambem sumirao como Paulo Emilio (entende de opala pra caramba) Bw simoes, Verdao onde andao? tambem notei que este forum creceu muitooo!! \:D/
carlos

Data de registro: Seg, 12 Jul 2004 1:55 pm

Mensagempor japão » Dom, 21 Fev 2010 3:32 pm

carlos escreveu:Wow galera! ja fazem 5 anos que eu abri este topico! o tempo voa! nao tenho mas o carro e sim saudades! de vez em quando surfo no forum e leio sem postar, Tambem vi que muitos colegas que eram bem ativos em 2004 tambem sumirao como Paulo Emilio (entende de opala pra caramba) Bw simoes, Verdao onde andao? tambem notei que este forum creceu muitooo!! \:D/

Tbm notei isso, já q fazia muito tempo q eu não visitava Fórum nenhum, qdo voltei não acho mais as opniões destes colegas, ainda tenho o carro e estou retificando o motor dele. Vamos ver ae a nova geração.
Opala79 4100 INTERCEPTOR
japão

Data de registro: Qui, 18 Mar 2004 11:30 am

Mensagempor renato732 » Sex, 25 Jun 2010 8:11 pm

Muitos sofrem com isso. Vou tentar explicar.
Primeiramente, o sistema de ignição original do carro, tem o "fio resistivo" que é o fio que alimenta a bobina. Em alguns carros ele é o positivo, e outros o negativo, mais a grande maioria é o positivo. Esse fio é formado por uma liga de prata, e tem uma resistencia proxima a 2 ohms.
Isso existe, pq as bobinas de oleo nao foram feitas para trabalhar em 12v, ai esse fio resistivo ajuda a controlar a corrente que vai pra ela.

Se notarmos, nos esquemas eletricos, vê-se que tem um fio que vai do motor de arranque para a bobina. Ele serve pra mandar 12v para a bobina, pulando esse fio resistivo. Mais só fa isso no momento da partida, para ter uma faisca maior e facilitar pro motor.

Alguns carros, podem ter sido trocado o chicote e o fabricante ou "auto-eletrico" (se é que um cara que faz isso pode ser chamado assim) coloca um fio normal. Ai a bobina trabalha sem um limitador de corrente e fica esquentando muito, e logo queima. Aí que entra essas resistencias.

No caso das bobinas plásticas (as do MI), elas podem trabalhar tranquilamente com 12v, porém, se utiliza-las sem o fio resistivo queimarão. Aí entra outra questão, o Dwell. Que nada mais é que o tempo de carga dela. Quando usamos injeção eletronica, temos a possibilidade desse controle. O sistema de ignição original (as caixinhas bosh) nao tem esse controle. Desse jeito ela sempre vai trabalhar com o Dwell mais alto que o permitido pra ela. Esse Dwell alto faz elas queimarem tb, so que com o fio resistivo ou a resistencia, ela "segura as pontas". Pois com uma limitação de corrente, ela vai demorar mais pra carregar, protegendo ela contra carga demorada.
Pequenas lascas de metal estão atrapalhando meu caminho...
ÊÊÊÊÊÊ bronzinas....
OpalaGyn - www.opalagyn.com.br
renato732

Data de registro: Sáb, 07 Abr 2007 10:35 pm

Mensagempor yyz » Dom, 04 Jul 2010 12:47 pm

opala 80 4 cilindros
eu tive um problema parecido, mas o meu se resolveu assim:
minha bobina estava velha, decidi trocar por uma go gol MI... nessa troca o animal fez mais gambiarras do que ja havia no chicote elétrico... depois de um tempo a bobina e o módulo bosch derreteram.... levei a outro eletricista, colocamos bobina cilindrica mesmo, outro módulo novo e um chicote novinho...sem nenhuma gambiarra; tudo que era imendado foi trocado e agoa está tudo bom.
então pode ser que algo esteja em curto aí no seu carro..
yyz

Data de registro: Seg, 26 Abr 2010 11:58 pm

Mensagempor DENIVALDO » Qui, 29 Jul 2010 11:05 am

Atenção pessoal tem um Santana 85 estava com um problema parecido com o de vocês a bobina estava esquentando muito andava em media 10 km quando parava o carro ele não pegava mais só no empurrão ou colocava u pano úmido na bobina e ela esfriava um pouco air o carro pegava pesquisei em vario site não encontrei solução, a solução foi dada pelo meu mecânico os fio que liga a bobina estava ligado errado, o positiva que erra para esta ligado no pólo positiva da bobina estava ligado no pólo negativo da bobina e mais dois fio invertido, outra coisa e verifica se a bobina e inguinição automático ou platinado isso faz a diferencia.
DENIVALDO

Data de registro: Qui, 29 Jul 2010 10:45 am

Anterior

Retornar para Elétrica