Gerson Guimarães escreveu:Amigão, essa é uma dor de cabeças mesmo.
Eu tenho um 72 e fiz a mesma coisa: cortei na frente pra colocar o motor 6 cilindros e reposicionar o radiador.... inicialmente iria usar o radiador do 4 cilindros, mas fui desaconselhado. Depois busquei durante quase um ano o radiador original 6 cilindros de 69 à 74 e... nada. Resolví então abrir o corte e colocar um radiador dos Opalas modernos.... não ficou legal, mas era o que eu tinha.... aí apareceu o bendito radiador original e tirei tudo de novo. Agora terei de refazer a frente e para isso, comprei uma lataria de um opala 73 que era original 6 cilindros.
Se puder, gostaria de lhe dar este conselho: procure o radiador original do Opala 6 cilindros da época. Preferencialmente, recorte de alguma frente de opala 6 cilindros original, a parte da frente e laterais onde vai o radiador, inclui ndo os suporte inferiores. Se não ficar encanado com aspecto não original, então coloca um radiador moderno mesmo, mas terá que abrir mais o rasgo na frente e não terá como colocar aquela chapa que cobre o radiador...
Sugestões... espero ter ajudado.
Att.
Gerson Guimarães
Bremm escreveu:Olá Cláudio,
Eu vejo a ventoinha elétrica como vantagem em lugares de clima frio, pois o motor atinge a temperatura de trabalho mais rapidamente, além dela só "roubar" potência quando for ligada (arrasto do alternador). Já a ventoinha mecânica (aquela acoplada sobre a bomba d'água) só cessa seu funcionamento caso a correia do alternador arrebente. A ventoinha elétrica necessita o "cebolão" (interruptor térmico) na saída de água do radiador (mangueira inferior) um relé extra e um fusível, além da fiação.
Moro em Porto Alegre, e o frio aqui é de lascar, no inverno. Mas como rodo pouquíssimo com o carro (1500km por ano, em média), acabei mantendo a ventoinha mecânica.
Se eu fosse adaptar uma ventoinha elétrica no meu Opala, optaria pela do Vectra, que é bem compacta e silenciosa.
Boa sorte na empreitada.
Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 10 visitantes