Inspeção Ambiental Veicular em Sampa - CONTROLAR

Assuntos Gerais relacionados ao Chevrolet Opala/Caravan, que não se enquadrem nos assuntos abaixo.

Inspeção Ambiental Veicular em Sampa - CONTROLAR

Mensagempor GUSTAV HENNING NETO » Ter, 02 Fev 2010 10:56 pm

Opaleiros, chegou a hora da verdade. Os Opalas e Caravans com placa de Sampa vão ter que passar pela Inspeção Ambiental Veicular este ano. Não vou entrar em detalhes sobre o que vai ser checado, pois creio que a maioria dos irmãos interessados sobre o assunto sabem o que vai ser vistoriado, e pelo que tenho lido neste site e em outros, os vazamentos de óleo vão dar trabalho. As autoridades não sabem que Opala/Caravan não vazam óleo, marcam território. Então, por favor, colaborem postando os motivos de reprovação, o que foi feito para resolver, macetes para diminuir chances de reprovação e outras dicas para ajudar irmãos a manter as crianças rodando sem problemas perante as autoridades. Mesmo que o irmão ainda não tenha feito a inspeção, não tem Opala/Caravan mas conhece o assunto, é de outra cidade e, lendo este tópico possa ajudar, por favor, não perca tempo - HELP! DIVULGUE! AJUDE! Grande abraçopala a todos.
Antigomobilismo - um hobby em extinção...
GUSTAV HENNING NETO

Data de registro: Qua, 03 Jan 2007 11:59 am

Re: Inspeção Ambiental Veicular em Sampa - como foi?

Mensagempor bello » Seg, 08 Fev 2010 6:23 pm

Parabéns!!! Apoio totalmente a criação deste tópico!
Aliás essa é a minha dúvida tb. "O que fazer para ser aprovado na vistoria????"
Diplomata 91 gasolina/GNV

Visitem meu blog
http://fabiobello.blogspot.com
bello

Data de registro: Qua, 30 Dez 2009 11:53 am

CONTROLAR

Mensagempor Bruno 6cc » Qui, 25 Fev 2010 12:07 pm

Olá amigos bom dia!

Meu comodoro 250s 79 vence o prazo pro CONTROLAR em abril, e conforme meu mecanico disse eles medem a emissao de poluentes (o que os 6cil originais já são reprovados) e mandam trocar todo o escape caso não aprove (o meu é 6x2 inox).

Resumo, os reprovados terão multa de 500 reais anuais indentificada por radares (se tirar o carro na rua eles leem a placa e multam), fora pontos na carteira e etc..

Como estão fazendo com os carros de voces? alguem tem um plano?

Eu estou estudando mudar a placa do meu para caieras (tenho um sitio lá).

Abraços!
Bruno
Bruno 6cc

Data de registro: Sex, 11 Mai 2007 1:32 pm

Re: CONTROLAR

Mensagempor GOIANO OPALA 72 » Dom, 28 Fev 2010 1:21 pm

PARECE QUE A LEI AGORA E FEDERAL, TODOS TERÃO DE FAZER A INSPENÇÃO, ISSO E VERDADE???
PsicOpala!!!
Imagem
GOIANO OPALA 72

Data de registro: Sáb, 22 Ago 2009 5:03 pm

Mensagempor Felipe » Dom, 28 Fev 2010 3:08 pm

Caramba, e a multa é na garganta, tenho tanta coisa pra fazer no meu q ja tava esquecendo q ele ta com escapamento de chevete e todo arrebentado :shock:
Gol GTI 2.0 97 - carro atual (melhor do que eu esperava)
Comodoro SL/E 92 - ex carro (saudades)
Imagem
Felipe

Data de registro: Qua, 15 Abr 2009 2:14 pm

Mensagempor csjuniorsp » Seg, 01 Mar 2010 6:53 am

Gustav, tudo bom?
Realmente, iniciativa muito legal!
Eu tenho a sorte de ter meu carro emplacado em outra cidade da Grande SP, por isso, continuo isento de fiscalização.
Porém, do jeito que a carruagem anda, tudo leva a crer que isso será de âmbito federal daqui um tempo.
Venho acompanhando por exemplo o caso de um amigo que tem nada mais, nada menos que 10 carros antigos, isso mesmo... DEZ, e todos emplacados em SP.
Destes 10, 7 ou 8 são placa preta, então estes estão isentos de vistoria, porém, tem mais carros que terão que passar pelo crivo da CONTROLAR.
Assim que ele tiver notícia sobre a vistoria, eu informo ao pessoal.
Tentarei também outras vias de informação, com despachantes conhecidos e algumas pessoas do meio antigomobilista.
Chegou a hora de juntarmos as forças, hehehehe...
Opala Cupê 78 6c 250S
http://www.fotolog.net/opala6cc Imagem
Imagem
csjuniorsp

Data de registro: Sex, 28 Mai 2004 2:13 pm

Mensagempor csjuniorsp » Seg, 01 Mar 2010 7:40 am

Atualizando...
Quem tiver informações, passou na inspeção e etc, favor postar no tópico fixo criado logo acima ou clique aqui:
viewtopic.php?f=1&t=20849
Grande abraço pessoal!
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor thallisguimaraes » Seg, 01 Mar 2010 3:36 pm

Mas tem os niveis aceitaveis para cada ano, ou voce acha que um Opala tera o mesmo nivel de emissao que um carro novo??
Imagem
thallisguimaraes
Moderador

Data de registro: Dom, 29 Out 2006 5:40 pm

Mensagempor andre » Qua, 03 Mar 2010 2:32 pm

eu trabalho com carros usados, ja levei varios pra fazer a vistoria , varios ja foram reprovados ; mas eu conheço um vistoriador ( um Dodgeiro) hehehe , ele ja falou que o limite pra carros "velhos" é bem maior , 6%, . Vou fazer a minha vistoria dia 06/03/10 , assim que voltar de lá posto aqui a odisséia!
andre

Data de registro: Qui, 26 Fev 2009 6:44 pm

Mensagempor csjuniorsp » Qua, 03 Mar 2010 5:44 pm

Gente estou unindo os tópicos, ok?
Temos um tópico fixo (acima) EXCLUSIVO para tirar as dúvidas, e outro, aqui na parte móvel.
Vamos manter as informações juntas, ok?
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Re: Inspeção Ambiental Veicular em Sampa - CONTROLAR

Mensagempor csjuniorsp » Qua, 03 Mar 2010 5:59 pm

andre escreveu:eu trabalho com carros usados, ja levei varios pra fazer a vistoria , varios ja foram reprovados ; mas eu conheço um vistoriador ( um Dodgeiro) hehehe , ele ja falou que o limite pra carros "velhos" é bem maior , 6%, . Vou fazer a minha vistoria dia 06/03/10 , assim que voltar de lá posto aqui a odisséia!

Os carros mais antigos tem um limite enorme de tolerância, 6%, e um corcel, que foi o pior resultado até agora, sendo BEM REGULADO, apresenta 4% de emissão.

thallisguimaraes escreveu:Mas tem os niveis aceitaveis para cada ano, ou voce acha que um Opala tera o mesmo nivel de emissao que um carro novo??

Não, é 6% no caso do opala.

Bruno 6cc escreveu:Olá amigos bom dia!

Meu comodoro 250s 79 vence o prazo pro CONTROLAR em abril, e conforme meu mecanico disse eles medem a emissao de poluentes (o que os 6cil originais já são reprovados) e mandam trocar todo o escape caso não aprove (o meu é 6x2 inox).

Resumo, os reprovados terão multa de 500 reais anuais indentificada por radares (se tirar o carro na rua eles leem a placa e multam), fora pontos na carteira e etc..

Como estão fazendo com os carros de voces? alguem tem um plano?

Eu estou estudando mudar a placa do meu para caieras (tenho um sitio lá).

Abraços!

Bruno,
Segundo estimativas e análises, o opala não chega nos 6% de emissão, fica bem abaixo, sendo que o pior resultado apresentado, segundo um conhecido, foi o Corcel I, que bem reguladinho, marcou 4% de emissão.
O escapanento, o FLAMARRETA está verificando diretamente na CONTROLAR, ele trabalhou em um dos postos deles e retorna pra gente, porém, eu irei com um amigo inspecionar um Maverick com 4jet e dimensionado até o fim do mês, vamos ver o que acontece, em paralelo.
Segundo o vendedor dos aparelhos de medição, o assunto de ruído ainda tem muita contra-informação, ou seja, ainda tem muita coisa pra homologar e isso só será passível de reprovação se realmente o carro tiver um escapamento MUITO FORA, ou seja, um 6X2 só com o toco depois do coletor, por exemplo, pois o ruído do ambiente atrapalha MUITO na avaliação.
Até o fim do mês também, chega o analisador de emissão de meu mecânico, ele comprou para que possa realizar estas medições e inclusive, em breve, toda oficina DECENTE deverá ter um equipamento desses, visto que esta lei tem toda a possibilidade de se tornar federal.
Vamos passar alguns carros no equipamento, que é semelhante ao usado pela CONTROLAR na análise, e posto maiores informações assim que fizermos os testes.
Um 6X2 feito da maneira correta, com abafador no final, deve passar sem maiores problemas.
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor Bruno 6cc » Qua, 03 Mar 2010 6:10 pm

Inspeção Veicular Contra Carros Antigos
Qua, 03 de Fevereiro de 2010 17:34

Os antigomobilistas e hot rodders de São Paulo estão preocupados: a Inspeção Veicular Ambiental, por seguir as regras do Conama, só permite uma emissão de CO, em marcha lenta, da ordem de 6% para modelos fabricados até 1979 (exceto carros de placa preta). Porém, apenas para citar um exemplo, o Dodge Charger R/T 1971, segundo testes feitos na época pela Robert Bosch do Brasil com um medidor EFAW-173 (de sua fabricação), estabeleceu que este carro emitia 10% de CO em marcha lenta. No mesmo teste o Dodge Dart emitiu 9%, o Aero Willys 2600 8,5%, [b]o Chevrolet Opala SS 4100 7,3%,[/b] o Chevrolet Veraneio 8,0%, o Volkswagen (Fusca) 1500 7,6% e o Puma GT 1600 7,2%.

Eram carros 0 km, com anéis de segmento em perfeito estado. Fica, portanto a dúvida de como estes carros poderão poluir, hoje, menos do que quando eram novos. Assim, o Estado está impondo novas regras para situações consolidadas há 30 anos, ou seja, está ferindo o direito adquirido do proprietário do veículo, que comprou, pagou, recolheu IPVA por 3 décadas (ou mais) e agora tem restringido um direito (uso da propriedade) por imposição de regras novas com efeito retroativo. Em tese há inconstitucionalidade na limitação de emissões para veículo fabricado antes da fixação dos próprios limites de emissão. O argumento da mistura do álcool na gasolina não pode ser considerado válido, mesmo porque, a cada vez que aumenta o valor do açúcar no mercado internacional, o combustível vegetal some, fazendo os carros a gasolina poluirem mais. Independente disso, as normas do CONAMA são imutáveis. Dai, nada garante, por exemplo, que um carro que tenha passado na inspeçao em 2010 passe em 2011, mesmo sem ter rodado sequer um único quilometro (que provoca desgaste de anéis) entre esses 365 dias. Além disso, se os "carros velhos" feitos até a década de 80 terminarem seus dias no depósito de sucata, os antigomobilistas do futuro, daqui a 10 ou 20 anos, nada terão para preservar. Tudo sem contar que um carro antigo pequeno (ou mesmo grande) irá poluir menos que um modelo popular 2010, pois não passará quatro horas por dia preso em congestionamentos, tendo em vista que seu uso será esporádico.
Bruno
Bruno 6cc

Mensagempor Bruno 6cc » Qua, 03 Mar 2010 6:12 pm

Como podem ver acima o OPALA SS 4100 O KM emitia 7,3%...com escapes originais e motor novo.. já longe dos 6%.

Abraços
Bruno
Bruno 6cc

Mensagempor csjuniorsp » Qua, 03 Mar 2010 7:44 pm

Bruno 6cc escreveu:Como podem ver acima o OPALA SS 4100 O KM emitia 7,3%...com escapes originais e motor novo.. já longe dos 6%.

Abraços

Bruno, de onde você extraiu esta informação?
Um conhecido que passou um Cadillac V8! Garanto que com a mecânica muito mais antiga, emitiria até mais do que estes números que você passou, mas no caso dele foi tranquilo, está aprovado!
O que está pegando muito forte são alguns fatores:
1- Motor queimando óleo (estraga o equipamento, REPROVA DIRETO)
2- Mangueira de captação do vapor de óleo, retornando para queima pelo filtro de ar (99% retira)
3- Vazamento de óleo e furos no escapamento.
Portanto pessoal, agora é hora de deixar os opalinhas tinindo!
Carro mais ou menos não passa!
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor Bruno 6cc » Qui, 04 Mar 2010 4:07 pm

Olá Junior
Segue link:

http://www.streetcustoms.com.br/revista ... tigos.html

E 6X2? será que tem chance de passar?